O Milan venceu o Benevento e segue vivo na briga por uma vaga na Champions League. Diante de uma equipe desesperada na tabela da Serie A, os rossoneros marcaram um gol em cada tempo, saíram de campo sem serem vazados e, o mais importante, garantiram os três pontos no duelo da 34ª rodada realizado no Estádio San Siro.
O encontro também marcou o retorno de Zlatan Ibrahimovic. O sueco esteve fora por três partidas – a primeira por suspensão, e as outras duas devido à lesão muscular. Calhanoglu e Theo Hernández foram os autores do gols que deram a vitória por 2 a 0 ao Milan. Com o resultado, a equipe do treinador Stefano Pioli retorna, provisoriamente, à segunda posição do campeonato, com 69 pontos.
⏱ 45+5' – VITÓRIAAA!!! 🙌
Precisávamos dos 3️⃣ pontos e fomos buscar! Bravi, ragazzi! 👏👏👏#MilanBenevento 2️⃣-0️⃣#SempreMilan 🔴⚫️ pic.twitter.com/ZeIIeuSWSf
— AC Milan BR (@acmilanbr) May 1, 2021
Gol cedo
Demorou apenas 6 minutos para o Milan abrir o placar contra o Benevento. A jogada foi maravilhosa. Começou com Calhanoglu e contou com toque de calcanhar de Kessié. Na sequência, Saelemaekers arriscou o passe para dentro a área, e lá estava Kessié de novo. O marfinense fez um corta-luz sensacional e, então, Calhanoglu completou com um chute rasteiro.
Este foi o gol mais rápido marcado pela equipe de Milão, em 2021, nesta Serie A. De quebra, o turco camisa 10 do Milan se tornou apenas o quarto jogador de sua nacionalidade a marcar 50 gols ou mais nas cinco principais ligas da Europa. Ele, sem dúvidas, foi o melhor jogador da partida.
Ao longo da 1ª etapa, o Milan teve outras boas chances para ampliar o marcador, mas não obteve sucesso. Ainda assim, dominou em posse de bola e passes trocados. No entanto, o Benevento também mostrou suas cartas: Os visitantes chegaram ao menos duas vezes com perigo, mas não conseguiram o empate.
Retorno de Ibrahimovic
Mesmo aos 39 anos, Zlatan Ibrahimovic é um dos destaques da Serie A. E o sueco voltou aos gramados pelo Mian justamente nesta partida contra o Benevento – o camisa 11 perdeu seis dos últimos 10 jogos da equipe. Contudo, nao foi uma tarde feliz para o sueco. Ele disparou sete chutes a gol. Em cinco, parou no goleiro Montipò, que evitou um placar mais elástico a favor do time de Milão.
Entretanto, foi a partir de uma das finalizações que o segundo gol do Milan saiu. Aos 15 minutos do 2º tempo, Ibra recebeu sozinho dentro da área e bateu de canhota. O goleirão rebateu, e o francês Theo Hernández completou para as redes. A defesa do Benevento reclamou de impedimento, a princípio, mas o gol foi confirmado pela arbitragem.
Hernández se tornou o primeiro defensor do Milan a conseguir, ao menos, cinco gols e cinco assistências desde a temporada 2004-05 – quando tais números começaram a ser computados de forma precisa. Além disso, outra marca interessante foi atingida neste duelo entre Milan e Benevento: os 11 arremates no gol simbolizaram um recorde para os rossoneros nessa Serie A.
Ou seja, a insistência valeu a pena. Diante deste resultado favorável, o Milan relaxou um pouco na partida. Daí em diante, pouco aconteceu em San Siro. O time da casa controlou o jogo e conseguiu sair com a vitória por 2 a 0, portanto, sem ser vazado – é a décima vez que a equipe vermelha e preta termina um confronto sem levar gols na atual edição do Campeonato Italiano.
🗣️ “Poderíamos ter entrado em campo com tensão e nervosismo, mas a equipe foi lúcida. Sob esse ponto de vista, fomos muito bem.”
Mr. Pioli falou sobre #MilanBenevento e a partida contra a Juventus que vem por aí 📽👇🏼#SempreMilan 🔴⚫️ pic.twitter.com/8APcnQ0rpK
— AC Milan BR (@acmilanbr) May 1, 2021
Triunfo importante
Apesar de não ter mais chances de título, era crucial para o Milan vencer o Benevento neste sábado (1). Principalmente, por estarmos falando de um adversário que havia vencido apenas um de seus últimos 17 jogos na Serie A (agora, essa marca piora: um triunfo nos últimos 18 duelos, apenas 31 pontos na tabela e presença na zona de rebaixamento).
Além disso, o Milan chegou aos 69 pontos, marca que não era alcançada desde a temporada 2012-13, quando o time terminou a Serie A com 72 pontos, na 4ª colocação. Fazia tempo, portanto, que os rossoneros não conseguiam realizar uma campanha tão boa em cenário nacional. Já era tempo!
Por mais que a trajetória tenha sido irregular e, agora, o Milan não tenha mais chances de título, ainda vale o esforço. A quatro jogos do fim, resta a Ibrahimovic e companhia somarem o máximo número de pontos, afinal, a vaga na Champions League ainda não está garantida. No entanto, a próxima rodada reserva um duelo complicado para a equipe de Pioli: a Juventus, adversária direta na tabela.
Depois, o sete vezes campeão europeu ainda tem Torino, Cagliari e Atalanta, outra rival pela vaga na Champions. Este final de temporada nos dirá muito sobre a força real do Milan. Um time ainda jovem, que tem potencial para evoluir, mas que, ao mesmo tempo, precisa de uma resposta imediata. Neste momento, diante das circunstâncias, essa resposta significa garantir uma vaga no principal torneio de clubes do mundo.
🗣️ “Todas partidas que nos restam são finais e temos que ganhar todas. Vamos dar nossa alma para alcançar o objetivo.”@TheoHernandez falou sobre o gol, a vitória em #MilanBenevento e um pouco mais. Vem ver! 📽👇🏼#SempreMilan 🔴⚫️ pic.twitter.com/NoASRM4G7N
— AC Milan BR (@acmilanbr) May 1, 2021