Ceará vence Bahia na primeira final com gol de ex

O Ceará largou em vantagem na dupla final da Copa do Nordeste contra o Bahia graças a um chute fortíssimo de Jael. Depois de um jogo duro, caracterizado por duas expulsões por time, os alvinegros marcaram nos últimos minutos. Entrado em campo há pouco, o atacante fez valer a lei do ex.

Um jogo sem estrelas

Antes de chegar aos 45’ do segundo tempo, precisamos passar por várias entradas duras e por uma partida mais disputada fisicamente do que jogada. Com certeza o gramado molhado demais não ajudou a saída de bola, mesmo que se enfrentassem jogadores técnicos. As estrelas Vinicius Vina e Rodriguinho decepcionaram, deixando os companheiros sem aquela jogada de campeão que numa final não deveria faltar.

Mudanças que abrem os espaços

As substituições foram mais importantes e decisivas do que as próprias expulsões de Luiz Otávio, do Bahia, e de Charles, do Ceará. Quando pelo Vozão entrou Saulo, o equilíbrio do jogo mudou, ampliando e abrindo os espaços para as duas escalações. Essas aberturas favoreceram o gol de Jael.

A defesa do Bahia na reta final do encontro decidiu se expor no ataque com Nino Paraíba, muito inspirado. Provavelmente o lateral foi o melhor do jogo, se tornando o ícone do jogo não apenas positivamente, mas também negativamente. O chapéu que ele fez durante o primeiro tempo, as corridas na lateral direita e as tentativas de servir Rossi e os outros companheiros no ataque se cancelaram automaticamente da memória da torcida em pleno acréscimo.

Nino Paraíba, o craque do jogo

Com ingenuidade o defensor baiano interrompeu um ataque promissor do Ceará, tocando na bola com a mão e levando um cartão amarelo. A sanção custou a ele uma suspensão para o jogo de volta e a desvantagem da equipe dele. Jael depois se apresentou para bater fortíssimo a falta, marcando um belíssimo gol com a pequena cumplicidade de um desvio da barreira.

Em poucos instantes Nino Paraíba foi do paraíso ao inferno, mas mesmo assim olhando para a prestação dele com um olho imparcial, podemos eleger ele como craque da partida. Até quase marcou um golaço antes de cometer aquela ingenuidade. O cruzamento dele que virou um chute com efeito fez vacilar Richard. A trave salvou o goleiro. Esse frango poderia custar caro ao time de Fortaleza.

O primeiro ato dessa edição da final da Lampions League deixa ainda tudo aberto para o jogo de volta entre Ceará e Bahia na Arena Castelão. Guto Ferreira terá a chance de levar a taça pela segunda vez consecutiva, enquanto Dado Cavalcanti tentará recuperar a desvantagem na segunda parte dessa dupla final.