Revolução Industrial: O surgimento de Liverpool x United

Neste domingo (02), a Premier League terá o seu maior clássico em partida válida pela 34ª rodada: Manchester United x Liverpool em Old Trafford.

Neste momento, o United é o vice-líder da liga com 67 pontos, atrás do rival Manchester City que venceu o Crystal Palace na rodada e conta com um tropeço dos Red Devils para garantir a taça antecipadamente.

Ainda com chances na Europa League, onde venceu com folga a equipe da Roma por 6-2 e garantiu um pé na final, o United terá que virar a chave para adiar o título de Guardiola na Premier League.

Diferentemente do United, o Liverpool não tem mais possibilidades de títulos e nem está em outra competição. Na sexta posição, com 54 pontos, os comandados de Jürgen Klopp precisam da vitória para buscar a vaga na próxima Liga dos Campeões.

 

SITUAÇÃO DELICADA

A partida deste domingo será delicada para o Manchester United e sua torcida. Tudo por conta da grande rivalidade que existe com o Liverpool, considerada a maior do país. Em caso de derrota, além do peso do derby, o United entregaria a taça da competição ao também rival Manchester City, além de, ainda, ver os Reds se aproximarem da vaga para a próxima Champions.

Assim como para o próprio Liverpool também que, vencendo, contribuiria com o título de outra equipe da cidade da Manchester.

O INÍCIO DA RIVALIDADE LIVERPOOL – MANCHESTER

Separadas por apenas 52km, as cidades de Liverpool e Manchester possuem as duas equipes mais vitoriosas da Inglaterra. Porém, essa rivalidade não iniciou pelo futebol e vem desde os tempos de Revolução Industrial no século XIX.

Liverpool, na costa, era o grande porto da Inglaterra e a cidade dependia de suas docas. Enquanto Manchester possuía as grandes fábricas, em especial as de algodão.

Por volta do fim do século XIX, as indústrias de Manchester começaram a desconfiar que Liverpool estava cobrando mais caro que o necessário pelos seus serviços, como receber e transportar os materiais em suas docas.

MANCHESTER SHIP CANAL

Com toda a desconfiança, Manchester iniciou o super projeto da construção de seu próprio canal. Que, além do alto investimento, precisava ainda do apoio do parlamente, além do enfrentamento da oposição de Liverpool.

Com todas as adversidades, o Manchester Ship Canal foi inaugurado em 1894. Mesmo longe do mar, Manchester se tornou o terceiro maior porto da Inglaterra na época, prejudicando fortemente as docas de Liverpool. E isso justamente na época em que os clubes de futebol começavam a se formar.

NAVIOS EM SEUS ESCUDOS

A partir de tais medidas, as cidades e os trabalhadores das duas regiões se tornaram rivais desde então. Por conta disso, as duas equipes de Manchester, o United e o City, carregam navios em seus escudos até hoje.

Foi na época que as indústrias inglesas sofreram seu declínio que as equipes de futebol começaram a despontar com os principais jogadores do país e os treinadores mais emblemáticos, se tornando os clubes que mais dominavam a Inglaterra alimentando cada vez mais essa rivalidade que surgiu por um fator histórico e foi ficando cada vez mais viva.

SHARE