Em boa fase no São Paulo, Crespo começou carreira de técnico no Modena

Antes do sucesso no Defensa y Justicia e do excelente início de trabalho no São Paulo, o técnico Hernán Jorge Crespo teve uma passagem pelo Modena, da Itália, país onde viveu seus melhores momentos como jogador de futebol.

Na cidade de Modena, que é muito conhecida por ser a sede da montadora de carros de luxo Maserati, Crespo ganhou sua primeira oportunidade de treinar um time profissional, depois de ter passado um breve período no comando da equipe sub-19 do Parma, mesmo clube onde pendurou as chuteiras, em 2012.

O ex-artilheiro argentino assumiu o Modena no início da temporada 2015/16 da Serie B, pouco tempo depois do time emiliano ter conseguido milagrosamente escapar do rebaixamento na edição anterior do torneio. Além disso, o gialloblù não enfrentava problemas somente dentro dos gramados, mas também fora, já que passava por uma grave crise administrativa.

Crespo, que anos mais tarde realizaria um grande trabalho com o modesto elenco do Defensa y Justicia, não conseguiu fazer o mesmo no Modena. Apesar de ter conquistado alguns bons resultados, uma nova ameaça de rebaixamento causou a demissão do ex-atacante, que durou nove meses no cargo.

O duelo que motivou a saída de Crespo foi válido pela 33ª rodada da Serie B. Na oportunidade, os canarini estavam vencendo o Cagliari dentro de casa por 1 a 0, mas levaram uma inacreditável virada com dois gols tomados nos acréscimos do segundo tempo. O gialloblù perdeu a terceira partida consecutiva e sua situação na liga só piorou.

Logo após o apito final, alguns torcedores organizados do Modena invadiram o vestiário do clube e exigiram falar com o então presidente, Antonio Caliendo. O momento de tensão só acabou com a chegada da polícia, que fez o grupo se afastar. Algumas horas depois, a diretoria do clube comunicou a demissão de Crespo.

No total, o argentino comandou o Modena em 35 partidas, tendo registrado 11 vitórias, cinco empates e 19 derrotas. Crespo foi substituído por Cristiano Bergodi, que não conseguiu evitar o rebaixamento do clube para a Serie C. Por volta de um ano depois, o gialloblù entrou em processo de falência e precisou recomeçar sua trajetória a partir da quarta divisão.

Apesar do conturbado início de carreira no Modena e uma passagem pelo Banfield, Crespo deu a volta por cima no Defensa y Justicia, onde venceu a edição de 2020 da Copa Sul-Americana. No São Paulo, que vem sendo o maior desafio da carreira do ex-jogador, o estilo ofensivo do argentino vem encantando e os resultados são bastante positivos.

Em 12 partidas no comando do São Paulo, o treinador argentino registra 10 vitórias – oito seguidas -,um empate e uma derrota. No período, a equipe de Crespo balançou as redes 30 vezes e levou somente seis gols. O Tricolor ocupa a liderança geral do Campeonato Paulista e está na ponta da chave E da Copa Libertadores da América, com 100% de aproveitamento.