O Leicester hoje está muito perto de garantir uma vaga na próxima UEFA Champions League. A saber, equipe comandada por Brendan Rodgers se encontra na 3ª posição da Premier League, com 62 pontos, 7 pontos a mais que o primeiro time fora do G4. Muito dessa grande campanha vem de um atacante nigeriano em grande fase. Tratado como reserva de Jamie Vardy, Kelechi Iheanacho ganhou mais minutos na atual temporada, e tem sido fundamental no desempenho dos Foxes.
Burnley ⚽️
Brighton ⚽️
Sheff Utd ⚽️⚽️⚽️
Man Utd ⚽️⚽️🅰️
Man City ❌
West Ham ⚽️⚽️
Southampton ⚽️
West Brom ⚽️
Crystal Palace ⚽️🅰️Yep, that’s Kelechi’s last nine games for #lcfc 🤯 pic.twitter.com/dy0zBEKQo6
— Leicester City (@LCFC) April 27, 2021
Chegada de Iheanacho no Leicester e últimas temporadas
Antes de mais nada, precisamos falar do início de carreira de Iheanacho. O nigeriano foi revelado na base do Manchester City, e estreou na Premier League em 2015. O atacante chamou atenção em suas primeiras partidas pelo clube, e terminou a temporada 2015/16 com 26 jogos e 8 gols. Dessa forma, se tornou o reserva imediato de Sergio Aguero em muitas oportunidades. Porém, no ano seguinte, e com a chegada de Gabriel Jesus no elenco, a briga ficou mais forte, e o atleta teve um desempenho abaixo.
Dessa forma, com apenas 4 gols em 20 jogos, o nigeriano foi ultrapassado pelo brasileiro no elenco de Pep Guardiola e não restou outra opção, a não ser deixar o clube. Assim, o Leicester se interessou pelo atleta, visto que precisavam de uma sombra para sua principal estrela, Jamie Vardy. Os Foxes desembolsaram 27 milhões de euros para contar com Iheanacho a partir de 2017. Entretanto, o nigeriano não conseguia voltar a desempenhar o bom futebol que teve na temporada 2015/16.
A saber, em suas duas primeiras temporadas no Leicester, o atacante marcou apenas 4 gols em 51 jogos, tendo inclusive muitas contestações sobre seu lugar no elenco do clube. Entretanto, o nigeriano apresentou melhora na temporada 2019/20. Nesse ínterim, Iheanacho marcou 5 gols em 20 jogos, contribuindo muito bem no seu papel como reserva de Jamie Vardy. Porém, Iheanacho vive no agora, o melhor momento de sua carreira, não só marcando gols, mas também contribuindo coletivamente, e tendo um lugar no time titular.
A temporada 2020/21 de Iheanacho
Mudanças no esquema tático
Antes de mais nada, vamos ilustrar o estilo de jogo do Leicester e as mudanças dele no decorrer da temporada. Primeiramente, a equipe começou jogando num esquema 4-2-3-1, com apenas um atacante. Dessa forma, ou Vardy, ou Iheanacho atuava como o homem mais adiantado da equipe. O inglês costumava jogar as partidas de Premier League, enquanto o nigeriano participava nas copas e na UEFA Europa League.
Porém, o técnico Brendan Rodgers perdeu o lateral James Justin e o meia Harvey Barnes por lesão, e com isso, também mudou as peças, e o esquema tático. Com a fase artilheira de Iheanacho, que já iremos abordar mais abaixo no texto, o treinador mudou de um 4-2-3-1, para um 3-5-2. Dessa forma, fez um trio de zagueiros com Fofana, Soyuncu e Evans, adiantou o lateral Luke Thomas como ala, e colocou Castagne e Iheanacho no time titular. Assim, o atacante passou fazer dupla de ataque com Vardy.
Assim, o futebol do nigeriano apareceu mais, não só marcando gols, mas servindo seus companheiros. Em muitas ocasiões, Iheanacho troca de posição com Vardy, e atua mais pelo lado direito, ou vindo por trás, como um segundo atacante, o que da versatilidade e mobilidade entre os atacantes.
Números de Iheanacho
Primeiramente, Iheanacho vive a temporada mais goleadora de sua carreira. O nigeriano já marcou 10 gols em 20 jogos pela Premier League. Ou seja, com o mesmo número de partidas que disputou em 2019/20, o atacante já balançou as redes o dobro de vezes na competição em 2020/21. Em todas as competições, ele já marcou 17 tentos, em 33 jogos. Além disso, deu 4 assistências, sendo participativo também como garçom.
Ainda, Iheanacho tem sido um homem decisivo e fundamental para o Leicester principalmente no momento atual da equipe. Primeiramente, nas últimas sete partidas, o nigeriano participou de 10 dos 16 gols marcados pelos Foxes. Também atingiu 14 tentos nos últimos 14 jogos disputados e por fim, a média de participação nos tentos do clube nesse intervalo, é de 1 participação a cada 59 minutos. O atacante também tem 0.5 gol por jogo.
Por fim, outro fator que surpreende no nigeriano é a capacidade de fazer gols que mudam uma partida. Aquele tento que garante pontos, tira o time de um empate para uma vitória, ou de uma derrota para um empate. No último jogo pela Premier League contra o Crystal Palace, Iheanacho marcou o gol da vitória, na virada do Leicester por 2 x 1.
O mesmo aconteceu nas semifinais, quartas de final e oitavas da Copa da Inglaterra, contra Southampton, Manchester United e Brighton, respectivamente. O nigeriano marcou 4 gols que colocaram os Foxes na final da competição, algo que não acontecia há 52 anos, e que deixa a equipe perto desse título inédito. Ainda, é a maior chance de levantar um troféu após o título inglês na temporada 2015/16. Enfim, Iheanacho também evitou a derrota contra o Burnley, no empate por 1 x 1 e anotou um Hat-Trick contra o Sheffield United.
5️⃣ Premier League goals in March ☑️#PL Player of the Month ☑️
Seniorman ☑️ pic.twitter.com/b2S7uVC7WW— Leicester City (@LCFC) April 2, 2021
Prêmios Individuais
Enfim, a boa fase do atacante nigeriano lhe rendeu prêmios individuais dentro da Premier League. Dessa forma, Iheanacho já esteve em 3 ocasiões no time da rodada do campeonato, e ainda, foi eleito o melhor jogador do mês de março da competição.