Vai chegando a hora tão aguardada! Nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), o PSG recebe o Manchester City no Parc des Princes no primeiro confronto das semifinais da Champions League. Para ambos, esta é a chance mais clara em suas histórias de conquistar o troféu inédito na competição.
Frente à frente, dois treinadores conhecidos de longa data: Mauricio Pochettino e Pep Guardiola. O argentino chegou à Paris no meio da temporada e conseguiu levar o Paris Saint-Germain à segunda semifinal seguida. Já o espanhol é recordista nesse estágio da competição. De um lado, a disciplina tática e jogo coletivo inglês. Do outro, a explosão de talentos como Neymar, Mbappé e Dí Maria. Quem vai levar a melhor?
A mouth-watering tie 🤤 Who are you supporting? #UCL pic.twitter.com/SPkiLtDtqX
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) April 28, 2021
Ficha Técnica
Paris Saint-Germain x Manchester City
Semifinal da Champions League (jogo de ida)
Local: Estádio Parc des Princes, em Paris
Data e Hora: 28/04/2021, às 16h00 (de Brasília)
Transmissão no Brasil: TNT Sports e Facebook da TNT Sports
Desfalques
Pelo lado francês, há mais boas do que más notícias. Marquinhos e Marco Verratti retornam ao time titular após ficarem de fora no jogo de volta contra o Bayern. Outro que teve presença confirmada pelo técnico Pochettino foi Kylian Mbappé – para alegria dos torcedores franceses. São apenas dois desfalques: Lettelier, o goleiro reserva, e Juan Bernat, lateral-esquerdo.
Pelos lados de Manchester, a preocupação é maior. Isso porque Kevin De Bruyne é dúvida para o jogo desta quarta. O meia belga sofreu lesões no tornozelo e pé direito contra o Chelsea pela semifinal da FA Cup. No último jogo, diante do Aston Villa, ficou de fora, mas ainda há chances de De Bruyne ser escalado contra o PSG. Como a extensão da lesão não foi divulgada pelo City, fica a expectativa. Vale dizer que o camisa 17 foi o melhor jogador dos Citizens nos duelos de quartas de final da Champions contra o Borussia Dortmund.
Respeito é a palavra!
PSG e Manchester City despertam muitos elogios de seus respectivos rivais. Isso, ao menos enquanto a bola não rola no Parc des Princes. Pep Guardiola fez questão de elogiar Neymar, o camisa 10 adversário. O treinador se disse um grande admirador do brasileiro e salientou que ele é “imarcável” durante os 90 minutos de uma partida. Sem dúvidas, o duelo entre Guardiola e Neymar, mesmo que apenas moral, é um dos grandes temperos desta partida semifinal.
“Tenho quase certeza que se Neymar tivesse ficado mais tempo no Barcelona, eles venceriam mais duas ou três Liga dos Campeões. Esses três eram imparáveis (Neymar, Lionel Messi e Luis Suárez)” – Pep Guardiola, treinador do City
Campeão pela 30ª vez no último domingo, ao bater o Tottenham na decisão da Copa da Liga Inglesa, Guardiola também falou sobre o jogo em si. Para ele, os espaços vão aparecer, já que o City atua de forma bastante ofensiva, buscando propor o jogo. Por outro lado, o PSG tem um contra-ataque letal, o que favorece uma proposta de jogo sem a bola.
Do outro lado, Mauricio Pochettino também tratou com bastante cautela deste duelo entre PSG e Manchester City. O ex-treinador do Tottenham tem um retrospecto ruim contra o adversário no banco de reservas: 10 derrotas, cinco empates e apenas três derrotas. Ainda assim, o argentino afirmou que adora desafiar as equipes de Guardiola e categorizou o espanhol como “melhor treinador do mundo”.
🎙 O treinador falou em coletiva de imprensa no CT Ooredoo na véspera do jogo contra o Manchester City https://t.co/mPuvCj1iAj
— Paris Saint-Germain (@PSGbrasil) April 27, 2021
Título inédito
Se do outro lado da chave, Real Madrid e Chelsea já sentiram o gostinho de vencer a Champions, aqui é diferente! Tanto PSG quanto City perseguem a primeira conquista do torneio europeu. O time francês chegou perto no ano passado. Na ocasião, perdeu para o Bayern, na finalíssima, por 1 a 0. Agora, de vota às semis, o Paris Saint-Germain igualou o Saint-Etienne de 1975/76 e o Olympique de Marselha de 1990/91 como equipe francesa com duas semifinais seguidas de Champions.
Se alcançar a decisão, o PSG se torna apenas a nona equipe na história a jogar a final em anos consecutivos. Já o City está somente em sua segunda semifinal. Nas últimas temporadas, foram quatro eliminações nas quartas de final e uma nas oitavas. Enfim, esse “bloqueio” foi superado. No histórico diante do rival francês, melhor para os Citizens – duas vitórias e um empate.
Vale lembrar que o Manchester City eliminou o PSG na Liga dos Campeões de 2015-16. Este, inclusive, foi o confronto que levou os ingleses a semifinal do torneio pela primeira vez em sua história. No primeiro jogo, um empate por 2 a 2. Depois, Kevin De Bruyne marcou o gol solitário que classificou o City.
#NeyDay
Se no ano passado bateu na trave, a expectativa dos torcedores brasileiros está novamente alta. A torcida pela redenção de Neymar no cenário europeu tem hashtag própria: #NeyDay. Mais uma vez, o apoio estará presente de maneira virtual. A tendência já aconteceu contra o Bayern no duelo de quartas de final e irá se repetir agora. O “dia do Neymar” promete ser novamente bastante agitado.
E para quem gosta de se apegar aos números, uma boa notícia. Neymar marcou três gols e deu uma assistências em suas últimas três partidas de semifinal de Champions League. Será que o camisa 10 consegue repetir a dose na tarde desta quarta?
💬@neymarjr falou sobre o confronto contra o @ManCityPT 🎙🔟 🔴🔵 https://t.co/PMmMPSnh1c
— Paris Saint-Germain (@PSGbrasil) April 27, 2021
Exectativa sobre o jogo
Em primeiro lugar, a tendência é de um jogo aberto. Ao menos mais aberto do que Real Madrid e Chelsea, que ficaram no 1 a 1, na terça (27), no outro confronto semifinal. O Manchester City tem uma campanha melhor (9 vitórias e 1 empate) e foi mais cirúrgico ao longo de toda a competição. A trajetória do PSG é mais acidentada, com três derrotas em dez jogos. No entanto, isso muda pouco neste momento.
É preciso aguardar para saber quem vai levar a melhor na proposta de jogo. Os ingleses, com a posse de bola? Ou o time francês, aguardando por um contragolpe mortal? Ambos os times tem jogadores talentosos, mas o PSG depende mais de um dia bom de seus craques. Isso também pode ser um fator.
Por fim, a questão psicológica não pode ser desprezada. Ambos lutam pelo primeiro título de Champions, e a cabeça pode pesar. Principalmente se as coisas derem errado logo de início. Portanto, PSG e Manchester City é um jogo imprevisível em resultado, mas que certamente vai satisfazer aqueles que amam o jogo de futebol.