Como vence Alessandria e volta para Serie B depois de 5 anos

Com um show do atacante Alessandro Gabrielloni, o Como venceu neste domingo (25) o Alessandria por 2 a 1 e confirmou seu retorno para a Serie B do Campeonato Italiano depois de cinco anos. A equipe comandada pelo técnico Giacomo Gattuso conquistou o acesso faltando uma rodada para o fim do grupo A da Serie C.

No duelo disputado no estádio Giuseppe Sinigaglia, na região da Lombardia, o artilheiro Gabrielloni anotou os dois gols da vitória do Como, atingindo a marca de 12 tentos ao longo da atual temporada. O vice Alessandria, que dependia de um resultado positivo para sonhar com o acesso direto, teve um gol contra de Tommaso Arrigoni, mas não foi o suficiente para impedir a derrota.

O acesso dos lariani serviu para deixar um dos períodos mais difíceis da história do clube para trás. Em 2016, o Como caiu para a Série C e declarou falência, mas conseguiu continuar com suas atividades em regime de exercício provisório. No ano seguinte, o time foi refundado e precisou recomeçar sua trajetória na Serie D.

Os heróis do segundo acesso do Como em somente quatro temporadas foram os centroavantes Gabrielloni e Massimiliano Gatto, que juntos anotaram 26 dos 54 gols marcados pelo biancoblù. Os lariani, que são chefiados pelo britânico Dennis Frank Wise, disputarão pela 42ª vez na história a Serie B do futebol italiano.

O técnico Gattuso, por sua vez, chegou ao clube em junho de 2020 para ser o auxiliar de Marco Banchini, que foi demitido em 1º de dezembro. Sob o comando do ex-defensor, o Como mostrou uma enorme evolução e rapidamente passou a ser um dos favoritos ao acesso. Os lariani oscilaram no campeonato, principalmente na reta final, mas tiveram um final feliz.

Na Serie B, campeonato que o Como já venceu três vezes, o biancoblù buscará voltar para a elite do futebol nacional depois de quase duas décadas. Além da equipe lombarda, a Ternana também já garantiu sua vaga direta para a segunda divisão. Já na chave B da Série C, Padova e Perugia lutarão na última rodada pelo acesso.

Apesar de estar longe da primeira divisão há quase 20 anos, o Como é um time bastante tradicional da Lombardia, no norte do país. Na década de 1980, foi semifinalista da Copa da Itália e possui no currículo seis títulos nacionais.