A Atalanta não tomou conhecimento do Bologna e goleou neste domingo (25) o rival por 5 a 0 pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Italiano. Com o resultado conquistado em casa, a equipe da cidade de Bergamo assumiu a vice-liderança da competição, deixando para trás o Milan.
Avanti così! 👊 Buonanotte 😊
Keep it that way! 💪 Good night 🤩
⠀#AtalantaBologna #GoAtalantaGo ⚫️🔵 pic.twitter.com/z4Bgw1TRgZ— Atalanta B.C. (@Atalanta_BC) April 25, 2021
O Bologna até que jogou de igual para igual durante os 15 primeiros minutos da partida, mas não demorou para o letal setor ofensivo da Atalanta mostrar seu poder. Aos 22, o ucraniano Ruslan Malinovskiy tabelou com o colombiano Luis Muriel e chutou firme no canto esquerdo do goleiro Lukasz Skorupski para abrir o marcador.
A equipe bergamasca cresceu ainda mais no confronto e seguiu pressionando os bolonheses. Na reta final da etapa inicial, o brasileiro Danilo derrubou Muriel dentro da grande área e o árbitro Michael Fabbri marcou pênalti. O próprio centroavante colombiano cobrou e acertou o canto direito para ampliar o resultado.
No início do segundo tempo, as chances de uma possível reação do Bologna ficaram ainda menores com a expulsão do volante holandês Jerdy Schouten. Com quase 30 finalizações ao longo dos 90 minutos, a situação da Atalanta ficou melhor e aproveitou a vantagem numérica.
O rossoblù não aguentou a alta intensidade da Atalanta, que anotou o terceiro gol aos 57 minutos de partida, com o suíço Remo Freuler. Logo na sequência, Duván Zapata passou pela marcação bolonhesa e teve muita calma na frente de Skorupski para marcar o quarto.
O pesadelo do Bologna só foi acabar no 73º minuto, quando Aleksei Miranchuk recebeu um passe de Joakim Maehle e finalizou no canto do goleiro rival para fazer o quinto e último tento da Dea em Bergamo.
Com 68 pontos, a Atalanta assumiu provisoriamente a vice-liderança da Série A e torcerá nesta segunda-feira (25) por um tropeço do Milan, que enfrentará a Lazio na capital italiana, para manter a posição. Os bergamascos ainda abriram dois pontos de vantagem sobre a atual campeã Juventus, que ocupa no momento a quarta colocação.
O Bologna, por sua vez, possui 38 pontos e caiu para a 12ª colocação, tendo sete de distância do Benevento, que abre a zona do rebaixamento da liga.
Na próxima rodada, os comandados de Gian Piero Gasperini visitarão em 2 de maio o Sassuolo. No mesmo dia, o Bologna terá o Derby dell’Appennino diante da Fiorentina no estádio Renato Dall’Ara, em Bolonha.