Na tarde desta quarta-feira (21), o Grêmio oficializou a contratação de Tiago Nunes. Após a demissão de Renato Portaluppi, o tricolor analisou alguns nomes, mas optou pelo ex-Athletico e Corinthians que já estava na pauta há alguns meses. O treinador de 41 anos assina até o final de 2022.
Tiago Nunes é o novo técnico do Grêmio! 🇪🇪🔙 #TiagoNunesÉGrêmio
Com contrato a ser assinado até dezembro de 2022, o treinador deve chegar nesta quinta-feira a Porto Alegre para acompanhar a nossa estreia na Copa Sul-Americana.
Acesse e leia mais em: https://t.co/NpDTvYN37a pic.twitter.com/Wn5YrIAwuA
— Grêmio FBPA (@Gremio) April 21, 2021
Tiago Nunes trabalhou nas categorias de base do Grêmio entre 2013 e 2014. Em entrevista ao “Canal do Alê Oliveira“, em fevereiro deste ano, relembrou seus momentos na base gremista. “Eu tive muita sorte, meu meio de campo era Jean Pyerre, Lincoln e Darlan, ganhei um monte de Grenal“, comentou. Reencontrará Jean Pyerre, atual dono da camisa 10, e Darlan, jovem volante com enorme potencial que disputa posição com Matheus Henrique.
ÚLTIMOS TRABALHOS
No Athletico, chegou para assumir o sub-23 em 2017, venceu o campeonato paranaense um ano depois e foi efetivado. No comando do Furação, conquistou também a Copa Sul-Americana em 2018 e a Copa do Brasil em 2019. Encerrou a sua passagem com 59,94% de aproveitamento, 54 vitórias e 25 derrotas em 104 partidas.
Pelo Corinthians, a história foi bem diferente e mais curta. Contratado em novembro de 2019 e demitido em setembro de 2020, Tiago Nunes deixou a equipe paulista após menos de 30 jogos e 47,6% de aproveitamento. Início bom, com boas ideias e impondo um modelo bastante diferente do que a equipe vinha apresentando nos últimos anos, mas que se deixou levar por pressões internas e externas, além de atitudes que não foram bem aceitas pelo vestiário da época.
TRABALHO COM JOVENS
Uma das premissas da direção do Grêmio na busca por um novo treinador, e que também era um pedido ao Renato, é em relação a utilização da base. Há anos o Grêmio revela grandes jogadores que vencem algo pelo clube antes de serem transferidos para a Europa, como por exemplo Walace, Arthur, Everton Cebolinha e Pepê. Até mesmo o Luan, que não foi para a Europa, mas só deixou o clube após conquistar títulos importantes. Agora, Tiago Nunes poderá contar com Jean Pyerre, Ferreira, Matheus Henrique, Darlan, Leo Chú, Ricardinho, Bobsin, Vanderson, entre outros jovens. Uns mais experimentados no profissional, outros que estão tendo as primeiras chances neste ano.
No Athletico, Tiago Nunes montou uma equipe que mesclava juventude e experiência para conquistar os títulos da Sul-Americana e Copa do Brasil em dois anos seguidos. Jovens como Leo Pereira, Bruno Guimarães, Renan Lodi, Vitinho, Khellven e Bambu; experientes como Lucho Gonzalez e Thiago Heleno. No Grêmio, terá os jovens já destacados e jogadores experientes como Rafinha, Geromel, Kannemann e Diego Souza.
MODELO DE JOGO
Em primeiro lugar, Tiago Nunes deverá optar pelo 4-2-3-1, mesmo esquema utilizado pelo Renato em quase 5 anos de Grêmio. É capaz de formar uma equipe extremamente intensa, compacta e veloz, capaz de alterar o ritmo do jogo com facilidade, que se defende bem e também sabe jogar em contra-ataques. Além disso, o Athletico era um time que sabia exatamente para onde e quando se movimentar, quando e a partir de qual momento começar a pressionar.
O Athletico buscava se defender no 4-4-2, com um dos meias formando a primeira linha de marcação ao lado do centroavante e os pontas marcando a subida dos laterais adversários. Portanto, imagina-se que, no Grêmio, Jean Pyerre será esse jogador ao lado do Diego Souza, com Ferreira por um lado e Alisson ou Leo Chú pelo outro. Tiago Nunes terá jogadores no elenco capazes de realizar funções parecidas.
Como dito anteriormente, a equipe paranaense era extremamente intensa. O Furação dependia dessa intensidade para marcar alto e pressionar assim que perdesse a bola. Por buscar essa pressão no campo ofensivo com linhas bem altas, se a pressão pós-perda não funcionar, como resultado a linha defensiva fica exposta. No Grêmio, Tiago Nunes terá Geromel e Kannemann, dois zagueiros de alta qualidade que, acima de tudo, gostam de marcar alto e subir para dar o bote. Não são zagueiros que esperam e recuam as linhas, por exemplo. Rodrigues e Ruan, dois garotos da base que subiram recentemente e estão ganhando espaço, possuem também caractéristicas similares. Thiago Santos, recém contratado, deverá ser um jogador muito importante nessa questão.
EXPECTATIVA
Em conclusão, por já ter trabalhado na base, ser um nome pautado pela direção há meses, possuir ideias parecidas com aquelas impostas no clube nos últimos anos, desde Roger Machado, e um excelente trabalho no Athletico, espera-se que tenha sucesso no Grêmio. Terá em mãos um elenco de qualidade, com ótimos valores individuais e um clube bem organizado que já esperava contar com ele há algum tempo. Em outras palavras, o casamento parece ser perfeito.