Nikolić em conflito com a direção do Lokomotiv

O início sobre pressão e desconfiança 

Marko Nikolić chegou ao Lokomotiv no final da temporada 2019-2020 com a dura missão de substituir o maior treinador da história do clube, o russo Yuri Semin. Quando chega ao clube, o treinador sérvio é visto com rejeição, pois se esperava um grande nome no clube. Seus primeiros resultados foram regulares e o clube encaminhou a classificação para a Champions League.

A temporada 2020-2021 seria o momento para avaliar o trabalho de Nikolić, pois assim o treinador teria tempo para trabalhar. Com a perda do seu principal jogador, Aleksey Miranchuk e com poucos reforços, o ano era desanimador e assim foi confirmado. Fazendo uma Champions League bem esforçada e com jogos heroicos em um grupo bem complicado com Bayern de Munique e Atlético de Madri, o time caiu, porém de cabeça em pé. Em contrapartida na Rússia Premier League o time fez uma campanha medíocre, onde ficou em 8° lugar antes da pausa de inverno.

A revolução de Marko Nikolić

Uma demissão do treinador até esse momento era algo bem visto pelos torcedores do Lokomotiv, porém foi em 2021 que tudo mudou da água para o vinho. Contando apenas com o reforço do zagueiro brasileiro Pablo, e ainda perdendo o meia Anton Miranchuck nos primeiros jogos por lesão, o Lokomotiv vem apresentando uma sequência assustadoramente positiva. Até o momento são 9 jogos, 9 vitórias, 23 gols feitos e apenas 3 gols sofridos.

Nesse momento vemos um Lokomotiv em 2°lugar na RPL e apenas a 6 pontos do líder Zenit, tendo ainda um confronto direto pela frente. Além disso, os ferroviários ainda estão na semifinais da Copa da Rússia. Ou seja, de um temporada vexatória, Marko pode fechar o ano com ao menos um título.

Nem tudo são flores em Moscou

Nos bastidores é clara a insatisfação do treinador com a direção do clube, pois o mesmo não concorda com a política de mercado do Lokomotiv. Nikolić insiste em estender contratos com Maxim Mukhin, Rifat Zhemaletdinov, ambos destaques nessa boa fase da equipe. Além disso, pede a renovação dos veteranos Vladislav Ignatiev e Anton Kochenkov. O treinador também pedia uma prorrogação do contrato do zagueiro Vedran Corluka, porém o jogador croata já anunciou sua aposentadoria no final da temporada.

Nikolić já afirmou que deixará o Lokomotiv caso a política da nova administração não mude. Seu contrato estipula multa de 400 mil euros, que vale tanto para caso ele peça demissão – pagará ao clube – ou seja demitido – o clube pagará a ele -, diante desse cenário o torcedor do Lokomotiv torce para um final de temporada feliz, dentro de campo com o título e fora com o acerto entre direção e treinador.