Tudo sobre a 29ª rodada da Bundesliga

RB LEIPZIG 0 X 0 HOFFENHEIM 

 

O jogo que abriu a rodada da Bundesliga, na sexta-feira (16), foi marcado por um Leipzig bem propositivo, tentando atacar muito o Hoffenheim, principalmente pelos lados, explorando a volta do ala Angeliño ao time titular. E, em partes, a proposta até funcionou, pois o time de Nagelsmann teve mais a posse, trocou mais passes e finalizou 16 vezes, porém, esbarrou na falta de pontaria de seu ataque e na boa compactação defensiva do adversário. De todas as finalizações, apenas duas foram na direção do gol. Poulsen até marcou para o time da casa aos 95 minutos, entretanto, após consulta ao VAR, o árbitro enxergou um leve toque na mão do centroavante depois de sua cabeçada e anulou o que seria o gol da vitória.

Com o resultado, o Leipzig se afasta da liderança e vê um Bayern de Munique aumentar cada vez mais sua vantagem. Já o Hoffenheim, enxerga esse empate com bons olhos, já que conseguiu um ponto fora de casa contra o segundo colocado da competição.

 

UNION BERLIN 2 X 1 STUTTGART

 

Gols: Prömel (20’) e Petar Musa (43’) // Förster (49’)

Em um jogo muito amarrado e equilibrado, o Union Berlin voltou a vencer após três jogos seguidos sem vitória na Bundesliga. Os gols marcados no primeiro tempo foram o suficiente para vencer o Stuttgart, que ainda diminuiu no início da segunda etapa, mas não conseguiu ser efetivo nas vezes que chegou ao ataque, visto que finalizou nove vezes e acertou o alvo apenas em duas delas.

Após a sequência negativa, o time da capital volta a somar três pontos, ocupa a oitava posição e está vivo na briga por uma vaga na Europa League, algo inédito na história do clube. Já o time de Matarazzo, não tem muitas aspirações na temporada, não vai brigar por competições europeias e nem vai sofrer com rebaixamento. No atual momento é o décimo colocado.

 

BORUSSIA M’GLADBACH 4 X 0 FRANKFURT

 

Gols: Ginter (10’), Hofmann (60’), Bensebaini (67’) e Wolf (90’+5)

A goleada do Gladbach talvez seja a maior surpresa da rodada, não pela vitória, mas, sim, pela enorme diferença no placar contra um time que está acima na tabela. O jogo propositivo do Frankfurt visando ocupar o campo de ataque e manter a posse de bola não foi suficiente para vencer e nem marcar diante do Borussia. O time teve muito mais a bola, mas, ainda assim, viu o adversário finalizar 21 vezes contra sua meta, demonstrando uma grande fragilidade defensiva. Já o time de Marco Rose, foi muito vertical quando teve a bola e muito efetivo, já que, dos quatro chutes na direção do gol, todos entraram.

Com o triunfo, o Gladbach ganhou uma posição e se aproximou ainda mais da zona de classificação para a Europa League. Já o Frankfurt, com o deslize, perdeu a oportunidade de ultrapassar o Wolfsburg na tabela e viu Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen se aproximarem na disputa por vaga na Champions League.

 

AUGSBURG 0 X 0 ARMINIA BIELEFELD

 

O segundo 0 a 0 da rodada teve um aspecto bem diferente do primeiro. Arminia Bielefeld e Augsburg fizeram um jogo muito equilibrado, sem grandes emoções e com poucas chances claras para ambas as equipes.

No fim, o empate acabou sendo bom para os dois times. O Arminia ganhou um ponto e saiu, temporariamente, da zona de playoff para a Bundesliga 2, já que o Hertha Berlin, seu perseguidor, teve a partida desta rodada adiada. Já o time da casa, conseguiu se afastar um pouco mais das últimas colocações e não deve enfrentar problemas para se manter na elite, visto que agora se encontra na 11ª posição.

 

FREIBURG 4 X 0 SCHALKE 04

 

Gols: Höler (7’), Sallai (22’) e Günter (50’), (74)

O lanterna, Schalke 04, sofreu mais uma goleada e não parece que vai demonstrar mais forças para sair da atual situação. O Freiburg, por sua vez, fez uma partida bem correta e soube explorar a fragilidade e desânimo do adversário. Decidiu o jogo logo no início da segunda etapa e, depois, apenas administrou a partida.

O Freiburg, agora, ocupa a 9ª e deve fazer um fim de temporada sem muitos problemas e aspirações. Em contrapartida, o tradicional clube de Gelsenkirchen caminha a passos largos para o rebaixamento, podendo concretizá-lo na próxima rodada.

 

WOLFSBURG 2 X 3 BAYERN DE MUNIQUE

 

Gols: Weghorst (35’) e Philipp (54’) // Musiala (15’) (37’) e Choupo-Moting (24’)

Apesar do resultado apertado, o Bayern venceu o Wolfsburg fora de casa com certa tranquilidade. Aproveitando-se da grande partida de Musiala e de falhas individuais do adversário, os bávaros abriram 2 a 0 cedo no placar e passaram a administrar a partida desde então. Porém, o erro de Thomas Müller na saída de bola na reta final da primeira etapa deu esperança ao time da casa, que descontou com Weghorst. No entanto, o ânimo dos Lobos durou pouco, pois dois minutos depois, Musiala marcou seu segundo gol na partida, desta vez de cabeça. No segundo tempo, o Wolfsburg marcou mais uma vez e até tentou criar chances e manter a posse de bola, mas o Bayern tinha o jogo totalmente administrado e conseguiu controlar seu rival sem sofrer grandes sustos.

Com a vitória, o time de Hansi-Flick aumentou a distância para o vice-líder, Leipzig, para sete pontos e, agora, a cinco rodadas do fim, conta os dias para comemorar o seu nono título seguido da Bundesliga. Já o time de Oliver Glasner, sofreu sua segunda derrota seguida e só se manteve na terceira colocação, pois o Frankfurt foi goleado nessa rodada.

 

BAYER LEVERKUSEN 3 X 0 COLÔNIA

 

Gols: Bailey (5’), (76’) e Diaby (51’)

A vitória contundente do Leverkusen expôs a diferença entre as duas equipes na temporada. O novo comandante do Bayer, Hannes Wolf, continua invicto sob o comando da equipe e com o sistema de três zagueiros conseguiu dar mais consistência defensiva à equipe, além de explorar muito bem a explosão/velocidades de jogadores como Bailey e Diaby nos contra-ataques. Nesse cenário, o Colônia teve mais a bola, porém, não conseguiu ameaçar e foi castigado pelos ataques reativos do adversário.

No momento, o Bayer 04 se mantém firme na briga por vaga nas competições europeias. Atualmente está em sexto, mas pode vislumbrar um possível quarto lugar para ir à Champions. Por outro lado, o Köln se manteve na penúltima posição e viu os times acima somarem pontos e se distanciarem.

 

BORUSSIA DORTMUND 4 X 1 WERDER BREMEN

 

Gols: Reyna (29’), Haaland (34’), (38’) e Hummels (87’) // Rashica (14’)

Após um susto logo no início do jogo, o Borussia Dortmund não se apavorou e conseguiu controlar as ações com paciência para furar o bloqueio do Werder Bremen. Haaland, que não marcava há sete jogos, desencantou marcando dois gols e dando uma vantagem confortável ao Dortmund já no primeiro tempo. Na segunda etapa, os donos da casa apenas controlaram a partida e deixaram o tempo correr e, apesar de algumas intervenções de Hitz, o Bremen não criou chances reais de gol e viu o adversário aumentar ainda mais o placar em uma bola aérea na reta final.

Com a vitória seguida de uma rodada muito favorável, o Borussia viu seus concorrentes diretos, Frankfurt e Wolfsburg, perderem e diminuiu a vantagem. O time de Terzic se manteve em quinto lugar, mas a distância para o quarto caiu para quatro pontos. Já o Werder Bremen, acumulou sua segunda derrota seguida e terá que somar pontos na reta final de campeonato para não correr o risco de ser rebaixado.

 

MAINZ 05 X HERTHA BERLIN

O jogo que encerraria a rodada 29 foi adiado por conta de alguns jogadores da equipe do Hertha Berlin estarem realizando quarentena. A nova data da partida ainda não foi anunciada.

Standings provided by SofaScore LiveScore