Continuidade de trabalho e dominância: o Norwich City está de volta a Premier League

A Premier League conheceu a primeira equipe que virá da Championship para a temporada 2021/22. Dessa forma, o Norwich City, que dominou o atual campeonato da segunda divisão inglesa, está de volta a elite do futebol da terra da rainha. Os Canários apostaram na continuidade do trabalho do técnico alemão Daniel Farke,  garantiram o acesso antes de entrar em campo contra o Bournemouth. O time até perdeu para o clube do sul por 1 x 3, mas, os empates de Brentford e Swansea confirmaram a promoção.

A queda da Premier League e a continuidade do trabalho

A saber, na temporada 2018/19, os Canários conseguiram o acesso da mesma forma na qual alcançaram no atual torneio. Porém, a única diferença foi a briga até a metade do campeonato com o Leeds United, hoje na Premier League. Mas já naquela época com Daniel Farke e parte do elenco atual, o Norwich City conquistou o título da Championship com 94 pontos.

Entretanto, as coisas não ocorreram da maneira na qual o clube previa na Premier League. Desde o início da temporada, o Norwich não conseguia apresentar o bom futebol contra os clubes da primeira divisão. Os Canários até conseguiram derrotar o Manchester City no Carrow Road pelo placar de 3 x 2, mas apenas esse, e outros quatro triunfos não foram suficientes para assegurar a equipe de Daniel Farke na elite do futebol inglês. Assim, com 21 pontos em 38 jogos, e com três rodadas de antecedência, o time foi rebaixado, como lanterna.

Seria normal que o clube pensasse numa demissão de seu comandante. A maioria das equipes utiliza esse método de trabalho. Entretanto, a diretoria da equipe do Nordeste da Inglaterra não pensou dessa maneira. Na visão deles, o técnico Daniel Farke fez um trabalho excelente justamente na Championship e continuou com o projeto na temporada 2020/21.

Porém, os jogadores mais importantes do elenco não continuaram. Teemu Pukki, grande artilheiro da equipe permaneceu nos canários, mas outros atletas chamaram a atenção de clubes da Premier League. Sobretudo, os mais jovens. O zagueiro Ben Godfrey e o lateral Jamal Lewis deixaram o Norwich para jogar em Everton e Newcastle, respectivamente. Além disso, o zagueiro Klose também saiu da equipe rumo ao Basel.

A temporada 2020/21 do Norwich City

Na temporada 2020/21, o Norwich obteve mais lucro com a saída dos jogadores citados, para conseguir novas peças. Entretanto, jogadores que já estavam no clube, que são muito importantes, optaram por continuar na disputa da Championship. É o caso de atletas que são fundamentais no esquema do técnico Daniel Farke e chamaram atenção: Teemu Pukki, Todd Cantwell e Emiliano Buendia, Max Aarons e Tim Krul.

Além disso, somou-se a estes jogadores a chegada de novas peças que foram importantes no decorrer da temporada, e que estão no 11 inicial. Como resultado, o lateral esquerdo Giannoulis, vindo do PAOK, e o volante Skipp, emprestado pelo Tottenham, são esses casos, suprindo as ausências que saíram rumo a Premier League. E ainda, atletas com rodagem, vindo do banco de reservas.

Dessa forma, quando a temporada se iniciou, os Canários demoraram um pouco para engrenar, ocupando primeiramente a zona de playoffs, ou até um pouco mais para baixo, mas dentro do Top-10. Até que com uma grande arrancada, na 12ª rodada da Championship, a equipe de Daniel Farke alcançou a liderança da competição, por onde ficou por 16 rodadas, quando o Brentford ocupou por uma jornada o 1º lugar. Entretanto, logo isso foi recuperado pelo Norwich, que já confirmou o acesso direto a Premier League, e agora busca confirmar o pentacampeonato da segunda divisão da Inglaterra.

Números do Norwich na Championship

O Norwich City está na 1ª posição da Championship com 90 pontos. São 8 pontos de vantagem para o Watford, vice-líder, que também foi rebaixado na última temporada da Premier League, e que deve confirmar também o seu retorno a primeira divisão. Em relação ao Swansea, 3º colocado, a diferença é de 14 pontos. Com apenas 12 pontos para serem disputados, o time galês não pode mais alcançar os Canários na tabela. Lembrando que apenas os dois primeiros colocados vão a Premier League de forma direta. As equipes do 3º ao 6º lugar jogam playoffs entre si.

Além disso, a campanha do Norwich City tem até aqui 27 vitórias, 9 empates e 6 derrotas. O ataque marcou 66 gols e a defesa sofreu 31 tentos. Dessa forma, o clube tem o terceiro melhor sistema ofensivo do campeonato atrás de Brentford e Bournemouth. Ainda, a segunda melhor defesa, atrás do Watford. Ainda, os Canários são o segundo melhor mandante, e o melhor visitante da Championship.

Destaques individuais

Teemu Pukki é o artilheiro da equipe com 25 gols marcados na competição. Além disso, o finlandês é o vice-artilheiro da Championship, atrás apenas de Ivan Toney do Brentford, com 28 tentos. Emiliano Buendia vem atrás pelos Canários, balançando a rede 12 vezes. Entretanto, o argentino se destaca no quesito de assistências. O argentino deu 15 passes para gol e é o líder desse fundamento no campeonato.

Além disso, o time se destaca quando o assunto é não sofrer gols. O goleiro holandês Tim Krul, que já teve 18 clean sheets na Championship. Assim, o Norwich é a quarta equipe que teve mais partidas sem ser vazado na segunda divisão inglesa.

O Futuro do Norwich City na Premier League

Todos os fatores citados acima, somados com o trabalho de Daniel Farke, com um estilo de jogo ofensivo, e de controle da posse de bola, culminaram para o acesso com folga do Norwich para a primeira divisão. Entretanto, ainda não se sabe se essa base será mantida para a disputa da Premier League.

Os seus principais atletas devem ter uma valorização após o acesso. Todd Cantwell por exemplo quase não disputou a Championship pelo interesse de seu futebol por outras equipes. Além disso, jogadores como o volante Skipp, que estão emprestados, podem não ter seu futuro garantido no clube. Enfim, o próprio técnico Daniel Farke já especulado pela mídia alemã como um dos alvos do Eintracht Frankfurt para a próxima temporada. Lembrando que a equipe da Bundesliga pode disputar a UEFA Champions League em 2021/22.

É necessário esperar para ver se sua base será mantida, se virão novos jogadores, ou se virá até um novo técnico. O Norwich é o recordista de rebaixamentos da Premier League, com cinco, desde que a liga se modernizou. Na próxima temporada, os Canários terão a missão de frear essa marca negativa.

Standings provided by SofaScore LiveScore