Barcelona e Athletic Bilbao disputaram neste sábado (17) a decisão da Copa do Rei 20/21. 14 dias depois da decisão da temporada 19/20, em que o Athletic perdeu para a Real Sociedad, o time basco voltou ao estádio La Cartuja em Sevilha, para a disputa da atual temporada contra o Barcelona.
Os times chegaram ao jogo em momentos complicados, foi a primeira partida do Barcelona após a derrota para o Real Madrid na semana passada pelo campeonato espanhol. Já o Bilbao, não ganha uma partida há mais de 1 mês, a última vitória foi no dia 7 de março contra o Granada por La Liga.
Caminho até a final
O caminho das equipes até a grande decisão não foi nada fácil, o Athletic Bilbao na fase 1/16 virou a partida contra o UD Ibiza nos acréscimos do 2º tempo, enquanto o Barcelona decidiu o jogo contra o UE Cornellà na prorrogação.
Nas oitavas, a equipe basca novamente precisou buscar uma virada, na ocasião, contra o CD Alcoyano que eliminou o Real Madrid da competição, os catalães também tiveram que reverter o placar contra o Rayo Vallecano.
Nas quartas, o Bilbao empatou a partida contra o Real Bétis no final do 2º tempo, e após vencer nas penalidades, avançou para a próxima fase. Já o Barcelona que perdia por 2 a 0 contra o Granada até os 87′, conseguiu uma virada histórica para 5 a 3 na prorrogação.
Nas semifinais com jogos ida e volta, o Athletic decidiu a vaga na decisão com um gol na prorrogação do jogo de volta contra o Levante, o Barcelona perdeu a ida por 2 a 0 contra o Sevilla, enquanto no jogo de volta, empatou no último lance do tempo normal e virou na prorrogação, ganhando por 3 a 0.
Domínio catalão
O jogo foi um completo domínio do time catalão, a equipe de Marcelino Gárcia Toral mal tocou na bola, com apenas 23% de posse, a estratégia do time basco era aproveitar um erro do adversário para marcar, mas com um Barcelona praticamente perfeito, o Bilbao não criou chances de perigo e deu a bola para os catalães que sufocaram o Athletic. Na primeira parte, a ideia de Ronald Koeman funcionou bem, sua equipe criou chances, principalmente nas costas da defesa adversária, mas foi ao intervalo sem gols no placar.
Já no 2º tempo, o domínio catalão continuou, mas agora muito mais eficiente, logo nos primeiros minutos da segunda etapa, o Barcelona obrigou o goleiro Unai Simón a fazer duas grandes defesas, mas do minuto 59 ao 72, os comandados de Ronald Koeman, empilharam gols para cima do Bilbao, foram 4 gols em 13 minutos. Com uma atuação enorme, Frenkie de Jong deu a assistência para Griezmann abrir o placar, depois o holandês marcou o 2 a 0 após um cruzamento de Jordi Alba, e terminou com mais uma assistência, agora para Lionel Messi que marcou o 3º e 4º gol da partida. Griezmann ainda marcou o 5º gol que acabou sendo anulado por impedimento.
Alívio
O Barcelona que já era o maior campeão da competição, agora conquista o 31º título da Copa do Rei. O time não levantava uma taça desde a conquista de La Liga na temporada 18/19. A vitória de hoje, levou Ronald Koeman a seu primeiro título no comando do clube, e também a primeira taça após a volta do presidente Joan Laporta, que estava presente no estádio e comemorou com os jogadores no vestiário.
O título tem muita importância analisando o contexto do clube, a conquista pode ter influência na decisão de Lionel Messi sobre permanecer em Barcelona. Além da saída de nomes grandes do clube, e com muitos problemas financeiros e administrativos, era esperado mais uma temporada sem títulos, com um projeto de reconstrução, dando oportunidade a jogadores mais jovens.
Agora o Barcelona volta a pensar em La Liga, onde ainda tem chances de conquistar o título mesmo após a derrota no El Clasico, está em 3º lugar mas com apenas 2 pontos a menos do líder Atlético de Madrid.
FULL TIME!
🏆 𝘾𝙊𝙋𝘼 𝘿𝙀𝙇 𝙍𝙀𝙔 𝘾𝙃𝘼𝙈𝙋𝙄𝙊𝙉𝙎❗ pic.twitter.com/aK0Cb4XDMI
— FC Barcelona (@FCBarcelona) April 17, 2021
🏆 𝟐𝟎𝟐𝟎/𝟐𝟏 𝐂𝐎𝐏𝐀 𝐃𝐄𝐋 𝐑𝐄𝐘 𝐂𝐇𝐀𝐌𝐏𝐈𝐎𝐍𝐒 🏆
💙 #FORÇABARÇA ❤️ pic.twitter.com/jSpnFiWLal
— FC Barcelona (@FCBarcelona) April 17, 2021