Jovens Promessas – Daryl Dike impressiona na Championship

A evolução do futebol estadunidense é algo muito comentando e aguardado por muitos amantes do futebol ao redor do mundo, eles que dominam esportes como basquete, futebol americano e beisebol, agora parecem começar a produzir alguns talentos no nosso futebol e um dos destaques de 2020 e 2021 é sem dúvidas o jovem atacante Daryl Dike.

Na década passada alguns jovens atacantes que surgiram na Terra do Tio Sam começaram a ter algum destaque na mídia como o bastante rodado Fredy Adu e Jozy Altidore, o primeiro não vingou em lugar algum, tendo “jogado” até o Bahia mas sem sucesso, já Altidore conseguiu ter algum destaque nos times da própria MLS, mas nada muito empolgante. Mas na temporada passada um jovem atacante começou a chamar atenção atuando como estreante na MLS pelo Orlando City.

Este é Daryl Dike, um centro-avante de 1,87cm e 20 anos de muita força física, dono de uma chute potente e de qualidade na finalização, logo em sua primeira temporada marcou 8 gols e deu 3 assistências em 22 partidas pelo time de Orlando. Apesar do começo um pouco inconsistente, o que é normal para sua idade, na reta final da competição nacional marcou 4 gols e deu 2 assistências nos últimos 5 jogos e isso chamou atenção de muitos olheiros do futebol europeu.

Então entrou o Barnsley da Championship na jogada, e conseguiu atrair o jovem para um período de empréstimo ao clube que estava no meio de tabela em 12° lugar e com uma sequência ruim de 6 jogos sem vencer. Com a chegada de Daryl Dike o time do Barnsley cresceu muito de rendimento e em seus 14 jogos até o momento, os The Tykes venceram onze partidas, tendo ainda empatado duas e perdido apenas uma vez para o Sheffield Wednesday, com essa boa campanha recente, o Barnsley chegou ao 5° lugar na classificação, posição que daria uma vaga na disputa de playoffs para uma última vaga de acesso a Premier League da próxima temporada.

Individualmente falando, também tem sido muito bom para Dike essa oportunidade de brilhar na Championship com o Barnsley, ele começou 10 dos 14 jogos e marcou 8 gols até o momento tendo em média 1,5 finalizações por partida e uma média de 0,6 gols por jogo e tem uma média de nota 7,15 no segundo o índice sofascore. E o fato de Daryl Dike estar tendo um bom rendimento numa competição de maior nível do que era a MLS faz com que ele chame mais atenção do mercado, até o momento especula-se que o Orlando City deve pedir algo próximo aos 20 milhões de euros para aceitar negociar o jovem estadunidense e especula-se que existe uma clausula de opção de compra do Barnsley nesta mesma quantia citada acima, mas nenhum valor é oficialmente confirmado.

Agora vamos falar de como Daryl Dike joga e suas qualidades que mais chamam atenção. Como já falado se trata de um centro-avante de muita força física que tem 1,87cm de altura, mas muito se engana quem pensa que se trata de um atacante fixo, ele tem alguma velocidade para atacar espaços quando lançado e por sua força consegue ganhar dos defensores no corpo para obter vantagens quando busca atacar esse espaço. Dike é um bom finalizado seja por baixo com seu pé direito potente, ou por cima com seu bom cabeceio e colocação dentro da área, e mesmo que não seja dono de uma qualidade técnica muito grande, ele consegue se livrar dos adversários com alguns cortes e dribles mais simples, algo que para um bom finalizador é o bastante para se dar bem na Europa.

Além disso ele costuma usar muito bem seu corpo para fazer o jogo de pivô contra os defensores e distribuir a bola no ataque para fazer com que seu time avance no campo de jogo, algumas vezes seus passes pós pivô são decisivos para criar chances claras de gol, algo que pode ser muito útil para times que estejam em fase de transição ofensiva, dando tempo para seus companheiros dar apoio e faz lembrar um pouco o que Romelu Lukaku tem feito nos últimos anos desde que chegou na Inter, só que usando prioritariamente o pé direito.

Daryl Dike já é observado por alguns times europeus desde que começou a fazer gols pelo Orlando City pois o mercado da MLS atualmente virou alvo dos clubes do velho continente, exemplos como Alphonso Davies indo pro Bayern e Bryan Reynolds que foi recentemente pra Roma confirmam isso. E agora com Dike brilhando na Championship isso deve aumentar consideravelmente na próxima Janela de Transferências. Entre os times já ventilados pela mídia como possíveis interessados estão Manchester United, Tottenham, Chelsea, Leeds United, Everton e Wolverhampton.