O ex-atacante Antonio Di Natale, um dos maiores ídolos da história da Udinese, foi anunciado nesta segunda-feira (12) como o novo técnico da Carrarese, que disputa a Série C do Campeonato Italiano. Em seu primeiro desafio em uma equipe profissional, o ex-atleta terá a missão de evitar o rebaixamento do time da cidade de Carrara.
👋🏻 👋🏻 Mister 𝗔𝗻𝘁𝗼𝗻𝗶𝗼 𝗗𝗶 𝗡𝗮𝘁𝗮𝗹𝗲 💛💙 pic.twitter.com/MO6H8qWreb
— Carrarese Calcio (@CarrareseCalcio) April 12, 2021
Como jogador, Di Natale foi conhecido por sua velocidade, técnica e pelo apurado faro de gol. Em 12 temporadas na Udinese, o ex-centroavante balançou as redes 227 vezes em quase 450 partidas. Já no Empoli, outro clube onde é muito querido, marcou 55 tentos em 178 duelos. Esses números o fizeram ser o sexto maior artilheiro da história da Série A, com 209 gols.
O ex-atacante também teve boas aparições pela seleção italiana, onde foi até vice-campeão da edição de 2012 da Eurocopa. Di Natale ainda disputou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, tendo marcado um gol na derrota por 3 a 2 contra a Eslováquia.
A carreira de Di Natale como técnico iniciou em julho de 2019, quando foi contratado para assumir o comando do time sub-17 do Spezia. O ex-atacante recebeu até um prêmio de melhor treinador da temporada do setor juvenil, mas não prosseguiu no cargo. Atualmente, ele frequenta um curso da Uefa em Coverciano para conseguir assumir times até da Série C. Até se formar, o ex-jogador necessitará de uma autorização especial da Federação Italiana de Futebol (Figc).
Na Carrarese, Di Natale é o substituto de Silvio Baldini, que estava desde 2017 no clube gialloazzurro e foi demitido após a derrota por 3 a 0 contra a Albinoleffe. A missão do ex-atacante não será tão fácil, já que precisará salvar em três rodadas sua nova equipe do rebaixamento para a Série D.
Sem vencer há cinco jogos, a Carrarese ocupa a 15ª colocação do grupo A da terceira divisão, com 40 pontos, apenas um de distância de entrar na zona dos playoffs do rebaixamento. Os apuani estão sendo pressionados por Giana Erminio, Pro Sesto e Pistoiese.
A estreia de Di Natale está prevista para acontecer no dia 18 de abril, contra a Lucchese Libertas, no Stadio dei Marmi. Na sequência, o clube terá pela frente a equipe B da Juventus e a Pro Vercelli, atual terceira posicionada da tabela.