Clube mais antigo da Bélgica, Royal Antwerp tenta voltar a Champions League após 63 anos

O Royal Antwerp é um dos clubes mais famosos da Bélgica. Fundado em 1880, o time da cidade que recebeu os Jogos Olímpicos de 1920 é o mais antigo do país. Além disso, a equipe tem uma das maiores torcidas belgas. Dessa forma, desde 2017, quando The Great Old voltou para a elite do futebol do país, tem conseguido grandes feitos. Enfim, na atual temporada, os comandados do técnico Franky Vercauteren tentam um objetivo histórico: voltar a UEFA Champions League após 63 anos.

História do Royal Antwerp

O Royal Antwerp foi fundado no ano de 1880, ou seja, completou 141 anos em 2021. Formado por estudantes ingleses que moravam na cidade de Antuérpia, o clube foi o primeiro a se registrar na Federação Belga de Futebol, criada apenas 15 anos mais tarde, em 1895. Dessa forma, em 1926, o Antwerp foi nomeado com o primeiro registro de uma equipe de futebol na Bélgica. Além disso, os anos 20 e o início dos anos 30 foi um dos períodos de destaque do time.

Nesse período, o Royal Antwerp foi campeão belga duas vezes, em 1925-26 e 1930-31. Após isso, o clube só viria a conquistar o campeonato nacional do país no final da Segunda Guerra Mundial, na temporada 1943-44. Enfim, o tetracampeonato, e último título belga do The Great Old aconteceu em 1956-57. Essa conquista deu o direito da equipe do centro da Europa disputar pela primeira e única vez a Liga dos Campeões. Naquela época, apenas os campeões nacionais disputavam a competição continental.

Na temporada 1957-58, o Royal Antwerp disputou a chamada Taça dos Clubes Campeões Europeus, na época. Como o próprio nome afirmava, apenas os campeões nacionais disputavam o torneio. E logo na sua competição de estreia, os belgas enfrentaram nas oitavas de final nada menos que o Real Madrid. Os espanhóis eram os atuais bicampeões europeus e o time a ser batido no mundo, com craques como Ferenc Puskás e Alfredo Di Stéfano. O resultado foi previsível, e com duas vitórias por 1 x 2 e 6 x 0, os Merengues eliminaram os belgas.

Resquício de glória, período conturbado e dias atuais

O Royal Antwerp ainda tinha conquistado a Copa da Bélgica em 1954-55, torneio que viria novamente a ganhar na temporada 1991-92, o último momento de destaque do clube belga até os dias atuais. Dessa forma, com a conquista da copa nacional, o time se classificou para a UEFA Cup Winner’s Cup, torneio extinto que reunia os campeões de copas pelos países europeus. A equipe fez grande campanha e chegou até a final, quando foi derrotado pelo grande Parma dos anos 90, pelo placar de 5 x 2.

Após isso, o Royal Antwerp passou por um período difícil no futebol local e foi rebaixado para a 2ª divisão no ano de 2004, onde ficou por 13 anos. A equipe só conseguiu voltar a elite belga na temporada 2016/17, quando foi campeão da 2ª divisão do país. Entretanto, a ascensão do The Great Old na Jupiler Pro League tem sido meteórica.

Na temporada 2018/19, o Royal Antwerp brigou por uma vaga na UEFA Europa League, mas só viria a se classificar na temporada seguinte. Entretanto, os belgas foram eliminados na fase preliminar. Porém, o time conseguiu vaga na fase de grupos da temporada 2020/21. O clube derrotou o Club Brugge na final da Copa da Bélgica 2019/20, e conseguiu a vaga. Além disso, foi o primeiro título de expressão da equipe após 28 anos.

A atual temporada do Royal Antwerp e o sonho de voltar a Champions

O Royal Antwerp está na 2ª posição da Jupiler Pro League, a divisão de elite da Bélgica, com 57 pontos, em 33 jogos disputados. A atual temporada, com 18 times, tem 34 rodadas. A equipe está atrás apenas do Club Brugge, virtualmente campeão, com 73 pontos. O campeão belga tem vaga direta a fase de grupos, e o vice-campeão, a terceira fase eliminatória. A classificação tem como base o coeficiente das ligas nacionais da UEFA. Entretanto, se engana quem pensa que é tão simples assim.

No Campeonato Belga, após as 34 rodadas, os 4 melhores times jogam uma espécie de quadrangular final para decidir o título. Dessa forma, essas equipes tem seus pontos reduzidos pela metade, e jogam entre si duas vezes, totalizando 6 jogos. Quem terminar em 1º, tem acesso direto a fase de grupos da Champions League. O 2º colocado vai para a fase preliminar. Assim, como o Club Brugge está próximo do título, o Royal Antwerp briga apenas pela vaga nas eliminatórias da Liga dos Campeões. Entretanto, não será uma tarefa fácil.

O Royal Antwerp tem apenas 1 ponto de vantagem sobre o 3º colocado, que é o Genk. Além disso, são apenas 2 pontos de diferença para o Anderlecht, 4º colocado. As três equipes já estão classificadas para o Play-off final. Dessa forma, esses três clubes devem brigar pela vaga na fase preliminar da UEFA Champions League. Enfim, restam apenas 7 partidas para sabermos se The Great Old voltará a disputar a Liga dos Campeões, ou não.

Números e destaques do Royal Antwerp

O Royal Antwerp está na 2ª posição da temporada regular do Campeonato Belga. Dessa forma, a equipe fez 57 pontos em 33 jogos, já garantido matematicamente no playoff de Champions League. Além disso, marcou 54 gols e sofreu 46 tentos. A campanha é de 17 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. Ainda, o clube participou da UEFA Europa League, na qual foi eliminado na fase 16-avos de final, para o Rangers, da Escócia.

Sobre destaques individuais, The Great Old tem nomes conhecidos no seu elenco como Ritchie De Laet, revelado no clube, e com passagens por Manchester United, Leicester, Norwich e Aston Villa, e Jordan Lukaku, irmão de Romelu Lukaku, que está emprestado pela Lazio. O artilheiro do clube na competição é o israelense Lior Refaelov, com 9 gols. O atacante inclusive passou pelo Club Brugge, líder e atual campeão belga. Além disso, o congolês Dieudonne Mbokani, tem 8 gols. O jogador já teve passagens por Dinamo de Kiev, Monaco, Hull City, Norwich e nos belgas Anderlecht e Standard de Liége.

https://twitter.com/official_rafc/status/1373695973319446531?s=20

SHARE