A derrota no clássico diante da Juventus desanimou os jogadores do Napoli. Afinal, era a chance de disparar na classificação e passar a depender somente de si para se classificar para a próxima Liga dos Campeões. Gattuso não teve medo e deixou a equipe bem ofensiva com Osimhen no lugar de Mertens, querendo a vitória a todo custo contra uma Sampdoria sem grandes pretensões na Serie A.
😍| Buongiorno ☀️
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/lxA2z1feIM
— Official SSC Napoli (@sscnapoli) April 12, 2021
ALGUNS NOMES DECISIVOS DA PARTIDA
Era uma partida especial para os napolitanos. O clube do Sul italiano chegava a sua partida número 2.500 na primeira divisão. Além disso, Ospina, goleiro colombiano completava 50 jogos na Serie A, números importantes para uma equipe com jogadores a níveis de seleções internacionais e de grande história.
O primeiro tempo foi bem agitado. Com a Sampdoria querendo jogo, o ritmo foi alto. Muita pressão na saída de bola do Napoli, forçando os napolitanos a errarem na saída de bola. Manolas quase deu um gol de bandeja para a Doria e ainda levou cartão por um carrinho desproporcional. A idéia era clara, fazer os Azurri errarem passes e com a qualidade de Quagliarella marcar o gol. Porém o Napoli tem jogadores que podem decidir. Insigne estava muito marcado e o efeito dessa marcação foi a pouca participação do craque do time.
OPORTUNIDADES DO NAPOLI
Depois dos 25 minutos iniciais de pressão da Sampdoria, sobrou espaço para os comandados de Gattuso criarem oportunidades e isso ficou claro com as 10 finalizações sendo apenas duas ao gol e uma posse de bola de 67%. O gol veio em uma linda jogada organizada por Zielinski, Osimhen e Fabián Ruiz, que marcou um belo gol. O espanhol chegou ao 10° gol na competição e o sexto de fora da área, se mostrando um verdadeiro elemento surpresa da equipe. Outro atleta que merece destaque no gol foi Piotr Zielinski. O polonês deu sete assistências no atual campeonato, igualando seu recorde em uma única temporada da Serie A, em 2016/17.
A defesa Partenopei soube se comportar apesar da falha de Manolas. Koulibaly, 100% fisicamente, foi importante e com os atacantes voltando para buscar a bola e iniciar a rápida transição entre defesa e ataque surgiram as oportunidades de gol. Os quatro desarmes, cinco interpretações e cinco cortes, ficou impossível para os Blucerchiati conseguirem algo na primeira etapa.
A etapa final começou com o pé esquerdo, com Koulibaly amarelado, a dupla de zaga passou a ser o grande ponto de preocupação do time. A estratégia era óbvia para os donos da casa, apertar novamente a marcação e buscar o segundo cartão para a dupla do Napoli e tentar o empate com a superioridade numérica em campo.
GATTUSO DEFENSIVO
Gattuso armou a equipe mais defensiva, esperando os contra-ataques, apostando na velocidade de Insigne e na boa visão de jogo de Politano e Zielinski, principal garçom do time na temporada. Logo depois de 30 minutos sem grande perigo ao gol de Ospina, Gennaro mudou a equipe visando matar o jogo com o segundo gol. Com as estradas de Mertens e Lozano no lugar de Zielinski e Politano, respectivamente, seria muito difícil para a Samp conseguir algo.
Os Blucerchiati até empataram o jogo, mas o VAR anulou e esse foi um sinal de alerta para os jogadores Azurri. A equipe passou a fazer uma partida de mais troca de passes do que ligações diretas buscando a velocidade do seu ataque agora formado por Lozano e Insigne, nas pontas, com Mertens mais recuado e Osimhen sozinho como centroavante.
As 10 finalizações com seis certas ao gol ao longo do segundo tempo foram o sinal claro de que o Napoli sabia o que queria em campo e os jogadores souberam sofrer nos momentos certos e amassar a Sampdoria na hora H matando a partida com Osimhen após os 85 minutos de jogo. Foi o quinto tento do nigeriano na liga. O mais interessante é que todos os gols do atacante vieram de passes de cinco atletas diferentes, apenas comprovando a força do elenco Partenopei que não depende de um jogador apenas e sim um grupo em si.
COMO MANCHESTER CITY
A defesa que vem sendo muito criticada atingiu um ótimo número nesta partida. Ao lado da Inter, o Napoli é a equipe que passou mais jogos sem sofrer um gol neste campeonato. Foram 12 partidas em que Ospina ou Meret não levaram um tento sequer. Tem outro destaque para exaltar uma temporada positiva para o time mesmo sem a conquista de títulos. Ao lado do Manchester City, Napoli é uma das únicas duas equipes a contar com seis jogadores com pelo menos cinco gols marcados nesta temporada nos cinco primeiros campeonatos europeus.
NAPOLI NA SERIE A
A vitória sobre a Sampdoria foi a nona da equipe na primeira divisão fora de casa, um triunfo a mais em relação a temporada passada na Série A (oito vitórias como visitante em 2019/20). Isso deixa a equipe com dois pontos de diferença para a Atalanta que enfrenta a Juventus. Invés os Partenopei jogam em casa diante da Inter de Milão e na sequência com a Lazio, suas últimas partidas contra as equipes presentes nas seis primeiras posições na competição.
De fato é uma reta final animadora para o torcedor. Gattuso merece a vaga para a Liga dos Campeões e a permanência no cargo. Com reforços pontuais e mantendo os principais jogadores, pode ter um elenco mais qualificado para poder brigar por títulos como tem feito nos últimos anos. Sem dúvidas, ao lado da Inter, as melhores partidas para se acompanhar na Serie A são do Napoli. Uma equipe ofensiva, com jogadores rápidos e com muitos gols.