Na manhã deste último domingo (11), a Inter recebeu o Cagliari no Meazza, jogo válido pela 30ª rodada da Serie A, e aproveitando o embalo de dez vitórias consecutivas, a equipe treinada por Antonio Conte emendou mais uma. Com gol de Matteo Darmian, os nerazzurri venceram pelo placar mínimo: 1 a 0.
Com o triunfo, a Inter se tornou a primeira equipe capaz de vencer todas as primeiras 11 partidas de um returno do campeonato italiano, superando o recorde de 10 vitórias seguidas que até então era do rival Milan, conquistado na temporada 1989/90. A vitória possibilitou a Inter manter os 11 pontos de vantagem para o rival rossonero, que também triunfou na rodada.
Pelo lado Casteddu, a derrota deixou a equipe ainda mais atolada na parte baixa da tabela. Com a vitória do Torino (rival direto na briga contra o descenso) frente a Udinese, o Cagliari se encontra a 5 pontos de sair da zona de rebaixamento. Vale ainda lembrar que o Toro tem uma partida a menos, data ainda a definir, contra a Lazio.
O JOGO
Com a ausência do suspenso Nicolò Barella, Antonio Conte resolveu escalar o meio-campo mais técnico possível que a Inter possa ter: Brozovic, Sensi e Eriksen, três jogadores que se destacam pela capacidade criativa e de manter a posse de bola. Conte também optou por dar descanso a Hakimi e Lautaro, escalando em seus lugares, respectivamente, Darmian e Alexis Sánchez. A Intertambém não contou com Perisic, o titular da ala esquerda, lesionado. Em seu lugar, jogou o inglês Ashley Young.
Já o Cagliari, do técnico Leonardo Semplici, com uma formação tática espelhada na de Antonio Conte – ambos usando o 3-5-2 – entrou com a estratégia de defender com as linhas baixas e tentar a sorte nos contra-ataques.
A Inter teve controle do jogo, criou várias oportunidades, principalmente com finalizações perigosas de Darmian e Eriksen, mas sempre esbarrava em ótima atuação do arqueiro adversário, Guglielmo Vicario, que fazia sua estreia na competição e substituía o titular Alessio Cragno, ausente devido ao Covid-19. Ainda no primeiro tempo, os nerazzurri também tiveram gol anulado de Alexis Sánchez, por impedimento.
Porém, na metade da segunda etapa, Antonio Conte fez ingressar ao campo de jogo Hakimi e Lautaro, e as mudanças surtiram efeito. A Inter passou a levar ainda mais perigo, o zagueiro Stefan de Vrij quase abriu o placar de cabeça após cobrança de escanteio de Eriksen. O holandês subiu muito bem, testou firme, mas a bola parou no travessão.
🇳🇱🧱🧱🧱🇳🇱 @Stefandevrij #InterCagliari ⚫️🔵 #FORZAINTER https://t.co/m2NF3ixSNY
— Inter (@Inter) April 11, 2021
A cartada decisiva veio aos 77 minutos: após boa troca de passes, Lukaku encontrou Hakimi, que passou como uma flecha pelo corredor direito; o marroquino recebeu a bola, levantou a cabeça e deu bela assistência para Matteo Darmian, que já próximo ao gol, teve apenas o trabalho de escorar para o fundo das redes: 1 a 0 para os anfitriões.
Com o gol, Darmian estabeleceu seu recorde pessoal de participação em gol e uma única temporada da Serie A. O italiano soma 2 gols e 2 assistências. Com a assistência de Achraf Hakimi, são quatro jogadores da Inter que alcançaram pelo menos 5 gols e 5 assistências na temporada italiana.
Após o gol, a Inter optou por abaixar as linhas de marcação e defender o resultado. O Cagliari, precisando de pontos, tentou ir pra cima, mas sem levar tanto perigo a meta de Handanovic. O placar não se alterou e a Inter ensacou mais uma vitória. Já o Cagliari conheceu sua quarta derrota consecutiva nesta Serie A.
As duas equipes voltam a campo no próximo fim de semana: o Cagliari receberá o Parma no sábado, e a Inter enfrentará, fora de casa, no domingo, o Napoli.