Flamengo é bicampeão da Supercopa do Brasil

Um verdadeiro teste para cardíaco, como diria Galvão Bueno. Assim foi a disputada final da Supercopa do Brasil de 2021. Gols, viradas, lances polêmicos e emoção de sobra deram os contornos de uma típica decisão de campeonato. Melhor para o Flamengo, que venceu o Palmeiras nos pênaltis (6 a 5), após empate em 2 a 2 no tempo normal, garantindo o bicampeonato da competição.

Numa partida de alto nível técnico e cheia de alternâncias, o Palmeiras até surpreendeu o Flamengo, saindo para o jogo e não ficando limitado à sua maior característica: jogar no erro do adversário e explorar os contra-ataques.

Contando com uma atuação coletiva bem abaixo do Rubro-Negro, sobretudo na defesa, que teve muitos erros em sua transição defensiva, o time paulista deu muito trabalho e valorizou demais a conquista do Flamengo, que só veio na disputa de pênaltis. Não é exagero dizer que talvez tenha sido a melhor atuação do time de Abel Ferreira que eu tenha visto.

E sobre o time carioca, se não foi uma boa atuação coletiva, ao menos contou com grandes atuações individuais, que garantiram mais uma taça para as já abarrotadas prateleiras da Gávea. Um jogo que ratificou a vocação ofensiva desse time, mas que deflagrou a necessidade de evoluir defensivamente. Há muito o que melhorar.

No tempo normal, foi um jogaço. Um verdadeiro tiroteio de chances claras de gol, de ambos os lados. Os dois melhores elencos do Brasil da atualidade presentearam os amantes do futebol com uma grande partida. Cheia de nuances e demonstrações de que as equipes têm tudo para, mais uma vez, confirmarem o favoritismo aos títulos da temporada.

E é impossível fazer qualquer análise sobre a partida deste domingo sem passar pelas atuações de gala dos goleiros. Weverton e Diego Alves foram os grandes protagonistas da final da Supercopa do Brasil. Ambos brilharam com ótimas intervenções, com defesas impressionantes durante os 90 minutos e muitas penalidades defendidas nas cobranças alternadas (Weverton defendeu duas cobranças e Diego Alves outras três).

Numa disputa com alternâncias, em que o clube paulista teve tudo para sair campeão, o Palmeiras acabou levando uma improvável virada numa atuação fenomenal do goleiro do Flamengo, que recolocou o time com chances e acabou como grande herói do Rubro-Negro. O Mais Querido acabou vencendo a disputa de pênaltis por 6 a 5, de virada. Foi um domingo carioca. Um domingo de Diego Alves. Um domingo do Flamengo.

Com mais um título conquistado, o 1º desta temporada 2021, o Flamengo repete o bom início de 2020 e segue sua doce rotina de empilhar taças e fazer desse grupo vencedor um dos maiores que a instituição já teve em sua gloriosa história. Você pensa que o Flamengo é time? O Flamengo é uma seleção. Aos torcedores, uma feliz obrigação: desfrutar dessa geração histórica. O cheirinho segue de títulos.