Com apenas uma vitória nos últimos 10 jogos, a atual temporada do Basel, segundo maior campeão da história do Campeonato Suíço, pode acabar de uma maneira melancólica. Na quinta posição e distante da briga pelo título, o tradicional clube da Basiléia corre o risco de não se classificar para nenhuma competição internacional.
A última vez em que o clube ficou de fora de torneios continentais foi na temporada 1998/99. Depois disso, o Basel sempre marcou presença em ao menos uma competição organizada pela Uefa. A campanha de maior destaque aconteceu na edição de 2012/13 da Liga Europa, quando chegou até nas semifinais.
🔛 Focus on @FCL_1901 👊
The first training session under our new coach Patrick Rahmen! 💪#FCBasel1893 pic.twitter.com/VbTEf7bkpz
— FC Basel 1893 🇬🇧 (@FC_Basel_en) April 7, 2021
Mirando voltar a conquistar a liga local depois de três temporadas, que foram dominadas pelo Young Boys, o Basel contratou o técnico Ciriaco Sforza para substituir Marcel Koller. No entanto, as coisas não deram muito certo para o multicampeão suíço, que acumulou muitos resultados negativos.
Em 27 rodadas do campeonato já disputadas, o Basel somou 36 pontos ao registrar 10 vitórias, seis empates e 11 derrotas. Na quinta posição e faltando nove jogos para o fim da liga, os bebbi estão com mais de 20 pontos atrás do líder Young Boys e fora da zona de classificação para a Europa Conference League, que é ocupada por Servette (38) e Lugano (37).
Para piorar a situação do Basel, o clube foi eliminado de maneira vexatória nas oitavas de final da Copa da Suíça pelo Winterthur, que disputa a segunda divisão do Campeonato Suíço. A tradicional equipe da Basiléia foi derrotada pelo placar de seis gols a dois.
A paciência da diretoria do Basel com Sforza acabou na derrota por 2 a 1 contra o vice-lanterna Vaduz, de Liechtenstein, mas que disputa a liga suíça. Com somente uma vitória nos últimos 10 jogos, o técnico foi demitido e substituído interinamente por Patrick Rahmen.
Nos nove duelos que ainda faltam para terminar o campeonato, o Basel precisará espantar a má fase e tentar retomar as boas atuações do time, que entre 2009 e 2017 venceu a liga local por oito vezes consecutivas, ficando atrás somente do Grasshopper na quantidade de títulos (27 contra 20).
Apesar da temporada ruim do Basel, o grande destaque do clube suíço é o atacante brasileiro Arthur Cabral, de 22 anos de idade, que já balançou as redes 16 vezes em 28 jogos disputados. O ex-jogador do Ceará e do Palmeiras está desde 2019 no RotBlau e divide a artilharia do campeonato com o camaronês Jean-Pierre Nsame, do Young Boys, ambos com 14 gols.
Outro importante jogador do Basel é o meio-campista Pajtim Kasami, que já defendeu Palermo, Fulham e Nottingham Forest ao longo da carreira. O atleta de 28 anos chegou no início da temporada no clube e já anotou nove gols em 24 jogos. O time ainda possui em seu elenco os experientes Ricky van Wolfswinkel e Valentin Stocker.
O próximo compromisso do Basel, o primeiro sob o comando de Rahmen, será diante do Luzern, que não vence há três jogos e luta contra a zona do rebaixamento. O duelo será neste sábado (10) em Lucerna, na Swissporarena.