Ternana volta para Série B depois de 3 anos

A Ternana goleou neste sábado (3) o Avellino por 4 a 1 em Terni, na Itália, e confirmou seu retorno para a Série B depois de três anos. O clube, que disputa o grupo C da Série C, vem fazendo uma ótima campanha sob o comando do ex-jogador Cristiano Lucarelli e conquistaram o acesso com quatro rodadas de antecedência.

Os rossoverdi bateram o segundo colocado Avellino graças aos gols de César Falletti, Fabrizio Paghera, Federico Furlan e Anthony Partipilo. Com o resultado, a Ternana chegou aos 81 pontos e abriu 18 de vantagem em relação aos biancoverdi.

O retorno da Ternana para a Série B começou a ser construído no início da atual temporada, quando o clube contratou Lucarelli para substituir Fabio Gallo. Com um estilo de jogo bastante ofensivo e formando uma defesa muito sólida, o time da cidade de Terni foi conquistando seus resultados e chegou a ficar 24 rodadas sem perder.

Em 32 partidas disputadas, a Ternana só perdeu uma, que foi contra o Catanzaro, no dia 27 de fevereiro. Tirando esse resultado negativo, os rossoverdi venceram 25 duelos e empataram seis, além de terem balançado as redes adversárias 80 vezes, sendo o melhor ataque do futebol italiano.

Os dois principais protagonistas da excelente campanha da Ternana são Falletti e Partipilo, que marcaram 16 gols cada um. Outros atletas que contribuíram muito nos bons resultados do time foram Daniele Vantaggiato e Federico Furlan, que juntos anotaram 17 tentos.

Os comandados de Lucarelli também conseguiram quebrar o recorde de pontos da Série C com 19 clubes, já que o Trapani foi excluído da chave por problemas administrativos. Com 81, a Ternana superou os 77 conquistados pela Juve Stabia na temporada 2018/19.

O acesso marca um renascimento para a Ternana e Lucarelli. Na última década, o clube passou seis temporadas consecutivas na Série B, mas não conseguiu lutar pelo acesso e foi rebaixado em 2018. Já o ex-atacante vem realizando o seu melhor trabalho como técnico, depois de várias desilusões no Livorno e no Catania.

A Ternana, que já foi campeã da Série B e semifinalista da Copa da Itália nos anos 1970, disputará o segundo nível do calcio pela 29ª vez em sua história. O clube da região da Úmbria sonha em retornar para a Série A depois de quase 50 anos.