Pela 30° rodada da Premier League, o Manchester United recebeu em Old Trafford o Brighton & Hove Albion e teve muitas dificuldades para superar os visitantes que estão na parte debaixo da tabela de classificação. Uma jogo em que ficou marcado por jovens atacantes revelados na United Academy foram os únicos a balançar as redes na partida, para ambos os times.
No primeiro jogo após a temida Data FIFA, o Manchester United teve uma semana de tentativa em recuperar seus jogadores cansados e alguns deles lesionados pela grande quantidade de jogos em pouco tempo, tanto pelo clube tanto pelas suas seleções, alguns deles de fato viraram desfalque como Anthony Martial que pode até ficar fora da temporada segundo Solskjaer por uma lesão séria no joelho. Outros como Marcus Rashford e Mason Greenwood se recuperaram após serem cortados da seleção principal e da Sub-21 da Inglaterra respectivamente.
➡️ Alternative angles of Sunday’s strikes! #MUFC pic.twitter.com/YtmRdOrdkv
— Manchester United (@ManUtd) April 5, 2021
O JOGO
Jogando em casa e enfrentando um time da parte debaixo da tabela, Ole Gunnar Solskjaer optou por escalar um time mais ofensivo contando também com o retorno de Edinson Cavani após um período no DM, já o Brighton de Graham Potter manteve a base do time que já vinha utilizando mas tendo Pascal Gross como uma espécie de ala direito já que Lamptey está fora com uma lesão muscular.
No início o Brighton tentou comandar a posse mesmo jogando fora de casa mas a primeira grande chance do jogo foi do mandante que viu o jovem atacante Mason Greenwood acertar a trave com um chute de primeira. Porém o Brighton seguiu pressionando o United na sua saída de bola e em um erro de posição do árbitro Michael Dean, a bola acabou ficando com os visitantes no meio campo e a bola chegou na área para Danny Welbeck que cabeceou livre para boa defesa de Dean Henderson a queima roupa, e no rebote ele mesmo aproveitou para abrir o placar, a temida “Lei do ex” atacava em Old Trafford, o jogador foi revelado no clube e teve alguns anos atuando nesse mesmo estádio.
Após o gol, o Manchester United conseguiu dividir e até comandar melhor a posse de bola principalmente no final da primeira etapa quando tentou criar algumas chances mas sempre esbarrando no bom sistema defensivo do Brighton, vale destacar aqui o ótimo trabalho de Yves Bissouma no meio campo tirando Bruno Fernandes de sua área de conforto e fazendo com que o brilho criativo do United praticamente não acontecesse no primeiro tempo.
No início da segunda etapa o Manchester United começou um pouco melhor tentando atacar principalmente pelo lado esquerdo, no minuto 52 o jovem Marcus Rashford arriscou um chute forte que fez o goleiro Sanchez trabalhar com alguma dificuldade pela primeira vez na partida. Depois disso foi a vez de Luke Shaw arriscar um chute mas Sanchez bem posicionado fez uma defesa segura.
O gol de empate veio mesmo em uma recuperação de bola no meio campo que abriu um espaço no meio campo onde Bruno Fernandes pode enfim avançar com a posse da bola e tocar para Marcus Rashford que com uma bela finalização conseguiu balançar as redes e dar mais tranquilidade para o time de Solskjaer no jogo. Minutos depois o United seguiu pressionando no ataque e criou boas chances, com o brasileiro Fred que teve chute desviado e saindo por cima do gol e com Mason Greenwood que teve duas oportunidades de finalizar mas viu ambas passando bem próximo as traves do gol de Sanchez.
Mas dizem por ai que “Água mole pedra dura, tanto bate até que fura” e foi assim que aconteceu em Old Trafford, o United pressionou e conseguiu a virada aos 83 minutos de jogo, quando Luke Shaw lançou Bruno Fernandes na área, ele com maestria achou Pogba do outro lado, o meia francês chutou mascado para o meio da área e viu Mason Greenwood finalizar com um peixinho e dar ao United a vantagem no placar antes do final da partida. A partir dali ninguém criou mais um grande chance de gol e terminou assim, Manchester United 2 a 1 Brighton.
DETALHE CURIOSO DA PARTIDA
Na partida disputada em Old Trafford entre Manchester United e Brighton, os três gols marcados no jogo foram de jovens que tiveram passagem longa pela United Academy. Danny Welbeck chegou aos times de formação do United muito jovem passando por todas as categorias, estreou no time principal em 2006 e jogou ao todo 142 partidas pelo clube tendo marcado 29 gols. Mason Greenwood é um jovem de 19 anos que fez toda sua formação no clube, estreou pelo United em 2018 aos 17 anos contra o Paris Saint-Germain na UEFA Champions League, e até o momento tem 93 partidas com 23 gols marcados com a camisa do clube. Marcus Rashford assim como os outros fizeram sua formação no clube, estreou no United diante do Mydtjyland na Europa League marcando dois gols e desde então não saiu mais do time principal, disputou 260 partidas pelo United e marcou 86 gols.
OS TIMES NA TABELA E A PRÓXIMA RODADA
O Manchester United aproveitou-se não só de sua vitória, mas também dos resultados ruins de adversários na tabela como Leicester City e Chelsea que perderam na rodada, assim o time vermelho de Manchester chegou aos 60 pontos abriu vantagem de 4 a frente dos foxes na vice-liderança da Premier League, o time azul de Londres segue com 51 pontos no quarto lugar da tabela. Já o time do Sul da Inglaterra segue na décima sexta posição com 32 pontos, 6 a frente do Fulham que é o primeiro time na zona de rebaixamento e perdeu na rodada para o Aston Villa.
O Manchester United seguirá com seu calendário apertado tendo de viajar até a Espanha para enfrentar o Granada pela Europa League, já pela Premier League no final de semana o adversário será o Tottenham do ex-treinador do clube, José Mourinho que briga por vaga na próxima Champions League. Já o Brighton terá uma semana livre pra treinar e se preparar para os dois próximos adversários que são Everton e Chelsea em sequência.