Quem tem o melhor time titular do Brasil? E o melhor elenco? Antes de mais nada, é preciso se despir do bairrismo para ser capaz de fazer uma análise isenta sobre o assunto. Apesar de todas as dificuldades que se apresentaram ao Flamengo em 2020, de trocas de técnicos à queda de rendimento por conta do surto de Covid-19, não me parece haver dúvidas: o Flamengo segue tendo (de longe) o melhor time titular e (ainda) o melhor elenco do Brasil.
🔋☑️ Foco total e muito trabalho!
Na manhã deste domingo, no Ninho do Urubu, o Mais Querido finalizou a preparação para a partida contra o Madureira. #CRF📸: @AlexandreVidal1 /CRF pic.twitter.com/owggHAk3El
— Flamengo (@Flamengo) April 4, 2021
O onze inicial do Flamengo é uma constelação de craques. Quem, no Brasil, dispõe de tantos jogadores selecionáveis como o Rubro-Negro? Rodrigo Caio, Isla, Filipe Luís, Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique, Gabigol, Pedro…
E ainda seria justo incluir Willian Arão nessa lista, por tudo que o volante/zagueiro tem feito com a camisa do Flamengo. Isso sem falar no lesionado Thiago Maia e no experiente meia Diego Ribas. O fato é que, por enquanto, ninguém chega aos pés do Flamengo no Brasil.
Time titular à parte, o debate esquenta quando o assunto é o elenco do Mais Querido. E o tema até pode dar mais “pano para manga”, apesar de me parecer evidente que um time titular recheado de estrelas certamente não será capaz de ter um banco de reservas à altura. Ninguém tem. Nem nas melhores e mais ricas ligas da Europa.
⚽️😁💪 #CRF
📸: @AlexandreVidal1 /CRF pic.twitter.com/8EdwlHSfYl
— Flamengo (@Flamengo) April 2, 2021
Falar que outros times do Brasil têm elencos mais equilibrados que o Flamengo não deixa de ser verdade, mas a mediocridade não pode ser balizador para o debate em questão.
Quanto mais “normal” for seu time titular, mais simples será encontrar peças de reposição que mantenham o nível técnico de sua equipe. Isso não significa, absolutamente, que um elenco mais equilibrado seja mais qualificado que o do Flamengo.
É inegável que o Flamengo não pode se satisfazer com as atuais peças de reposição do elenco, mas um banco com Pedro, Thiago Maia, Vitinho, João Gomes, Bruno Viana, Gustavo Henrique, Rodrigo Muniz, entre outros, está longe de ser ruim. Não se equipara ao time titular, é bem verdade, mas está nivelado com outros grandes times do Brasil.
Confira os relacionados para a partida contra o Madureira pelo @Cariocao! #CRF pic.twitter.com/6oVH3psSCs
— Flamengo (@Flamengo) April 4, 2021
O que, hoje, pode e deve se tornar um fator de aproximação entre os times é o provável esfacelamento que o Flamengo fatalmente sofrerá com convocações e/ou lesões numa temporada com muitas competições. Não há time no mundo capaz de sobreviver, incólume, ao desmanche covarde das datas FIFA.
Apesar da ainda flagrante superioridade do Rubro-Negro, é preciso que a torcida flamenguista não mergulhe em um perigoso favoritismo. Ter o melhor time e o melhor elenco do Brasil não são garantias de conquistas, mas sim um importante atalho para seguir brigando, com destaque, pelos grandes campeonatos.
Algumas imagens do trabalho deste sábado! 📷🔝 #CRF
📸: @AlexandreVidal1 /CRF pic.twitter.com/Dp7nB405wG
— Flamengo (@Flamengo) April 3, 2021
E essa combinação de time e elenco passa também pela evolução do técnico Rogério Ceni. Se o jovem treinador conseguir corrigir suas limitações e lapidar suas virtudes, o Flamengo aumentará, consideravelmente, suas chances de seguir sendo superior aos rivais. Potencial não falta ao Rubro-Negro.