UEFA Euro Sub-21: à análise e os destaques da fase de grupos

Neste ano de 2021, teremos a realização da Eurocopa. Primeiramente, o torneio seria realizado em 2020, mas teve de ser adiado devido a pandemia da COVID-19. Porém, já teve Euro que deu seu pontapé inicial em março. A UEFA Euro Sub-21, torneio que reúne os principais jogadores até 21 anos do continente europeu, se iniciou na última data FIFA. Além disso, a competição teve mudanças, também em razão da condição sanitária mundial.

O campeonato europeu Sub-21 está sendo realizado na Hungria e Eslovênia no ano de 2021. Diferentemente das outras edições, o torneio foi dividido em duas partes. Primeiramente, foram realizados os jogos da fase de grupos na última data FIFA em março. Além disso, o mata-mata acontecerá apenas em maio e junho, após o fim da temporada europeia de clubes. Dessa forma, vamos analisar o que melhor ocorreu nos últimos dias, dentro da competição.

Fase de Grupos da UEFA Euro Sub-21

Grupo A

A saber, no grupo A da UEFA Euro Sub-21 estavam a anfitriã Hungria, Alemanha, Holanda e Romênia. Apesar de serem um dos países sedes, os donos da casa eram os mais fracos da chave, e confirmaram isso, com três derrotas nos três jogos, 2 gols marcados e 11 sofridos. O favoritismo para a classificação era de holandeses e alemães.

O time comandado por  Erwin van de Looi tem jogadores já conhecidos como Justin Kluivert em seu elenco, além de destaques na Eredivisie como Malacia, de Wit e Gakpo. Entretanto, um de seus principais atletas, Ryan Gravenberch, do Ajax, ficou de fora da convocação, pois foi chamado para a Laranja Mecânica principal. Já a Alemanha tem nomes como Dorsch, Baku, Berisha e Moukoko, este último com apenas 16 anos, e já chama atenção no Borussia Dortmund.

Entretanto, Holanda e Alemanha não tiveram vida tranquila no grupo A. A Romênia chegou também querendo briga, e vendeu caro a eliminação. Tanto que em todos os jogos em que as três seleções se enfrentaram, o duelo terminou empatado, e vaga foi decidida no saldo de gols. Isso significa dizer, em quem ganhou com a maior vantagem sobre a Hungria. Os romenos venceram por 2 a 1, e não superaram o triunfo alemão por 3 a 0 e a goleada holandesa por 6 a 1. Assim, a Holanda encara a França nas quartas, e a Alemanha pega a Dinamarca.

Grupo B

No grupo B, estava mais uma anfitriã, a Eslovênia. Porém, assim como a outra dona da casa, os eslovenos eram os mais fracos de sua chave, mas ainda sim, conseguiram 1 ponto na UEFA Euro Sub-21. Além disso, estavam no grupo a República Checa, e as favoritas não só na chave, mas para a conquista do torneio, Espanha e Itália. As duas seleções do sul da Europa vivem uma entressafra de gerações de muito talento e consolidando uma nova nas equipes principais.

Primeiramente, os espanhóis tinham nomes Abel Ruíz, Gonzalo Villar, Fran Beltrán e Brahím Diaz. Porém, a base da Fúria é composta principalmente pelas crias de La Masia, os jovens do Barcelona. Nisso se enquadram Riqui Puig, Marc Cucurella, Oscar Mingueza e Juan Miranda. Além disso, Dani Gómez do Levante e Alex Pozo do Eibar, mas que pertence ao Sevilla, chamam atenção.

Já os Azzurrinis, como é chamada a Itália Sub-21 possuem excelentes nomes. Os mais conhecidos são de Sandro Tonali, do Milan, mas que não participou das Eliminatórias por estar com a seleção principal e de Patrick Cutrone, com rodagem em centros europeus, e que está no Valencia. Também podemos citar outros jogadores como Gabbia, Frabotta, Frattesi, Maggiore, Pobega, Scamacca, Raspadori, entre outros.

A Espanha confirmou o seu favoritismo é com 7 pontos, vencendo República Checa e Eslovênia e empatando com a Itália, garantiu o 1º lugar da chave. Entretanto, a Azzurrini sofreu mais para conseguir a classificação. Os italianos empataram contra checos e espanhóis, e passaram para o mata-mata devido a goleada por 4 a 0 sobre a Eslovênia na rodada final. Enfim, a Espanha enfrenta a Croácia nas quartas, enquanto os italianos jogam contra a forte seleção de Portugal.

Grupo C

No grupo C, as seleções são França, Dinamarca, Rússia e Islândia. Os islandeses chegavam como os mais fracos da chave, e isso se confirmou, com três derrotas em três jogos, apenas 1 gol marcado e 8 sofridos. Além disso, os Les Bleus com sua excelente geração, que possui jogadores em vários centros da Europa, era a grande favorita para o 1º lugar, e isso sem dificuldades. Os franceses possuem jogadores como Konaté, Koundé, Guendouzi, Kalulu, Camavinga, Edouard, entre outros. Sendo assim, dinamarqueses e russos em tese, brigariam pelo 2º lugar. Mas não foi isso que ocorreu.

A seleção dinamarquesa mostrou que tem uma geração de muito talento, e que pode surpreender. Dessa forma, logo na estreia, derrotou a França por 1 a 0, com um golaço coletivo. A Dinamarca tem jogadores que se destacam em clubes médios de grandes centros europeus, como Itália e Inglaterra. Os nórdicos venceram todos os seus jogos e terminaram na 1º colocação, e sem sofrer gols. Os Les Bleus ficaram em 2º com 6 pontos. A Dinamarca enfrenta a Alemanha nas quartas de final, e a França pega a Holanda.

Grupo D

No papel, o Grupo D tinham dois claros favoritos não só para passarem ao mata-mata, como para vencerem a UEFA Euro Sub-21. Portugal e Inglaterra possuem uma grande geração que está consolidada no time principal, mas também forte na base. Não é á toa que os lusitanos venceram a última Eurocopa no profissional e os ingleses venceram as Copas do Mundo Sub-20 e Sub-17 em 2017. Na seleção portuguesa tem nomes conhecidos como Diogo Dalot, do Milan, Franscisco Trincão, do Barcelona, Maximiano, do Sporting, Florentino, do Monaco, Gedson Fernandes, do Galatasaray, entre outros.

Já os ingleses tem nomes que já são uma realidade na Premier League como Brewster, do Sheffield, revelado no Liverpool, assim como Curtis Jones. Além disso, Nkietiah e Smith-Rowe, do Arsenal, Hudson-Odoi, do Chelsea, e Greenwood, do Manchester United, foram convocados. Entretanto, a atuação dos ingleses foi muito abaixo do esperado. Com derrotas para Portugal e Suíça, o time comandado por Adrian Boothroyd deixou o torneio na 1ª fase.

Por outro lado, Portugal não decepcionou e com três vitórias em três jogos, 6 gols marcados e nenhum sofrido, e a liderança da chave, se classificou as quartas de final. A outra classificada é a Croácia, que venceu a Suíça no confronto direto e contou com a derrota dos suíços para os lusitanos para avançarem. Enfim, Portugal encara a Itália no mata-mata, e os croatas jogam contra a Espanha.

Destaques da fase de grupos da UEFA Euro Sub-21

Seleções

Dinamarca, Portugal e Espanha saem na frente quando o assunto é ser os grandes destaques da fase de grupos da UEFA Euro Sub-21. Os portugueses confirmaram seu favoritismo no grupo D. Além disso, fizeram uma grande atuação contra a Inglaterra, que era a grande adversária na chave, não deixando os ingleses jogarem. Ainda, não sofreram gols e chegam com grande consistência defensiva a fase final da competição.

A Espanha também confirmou o favoritismo numa chave que tinha como sua principal adversária a Itália. A Fúria também contou com as escorregadas do Azzurrini, mas não tinha nada a ver com isso e garantiu o 1º lugar. Além disso, foi outra seleção que também mostrou consistência defensiva, marcando 5 gols e não sofrendo um único tento. Enfim, os dinamarqueses surpreenderam a todos mostrando um futebol de qualidade, durante a fase de grupos. Além disso, venceram a França, grande favorita ao campeonato e passou com eficiência sobre seus outros adversários. Os dinamarqueses também não foram vazados.

A grande decepção da UEFA Euro Sub-21

A Inglaterra chegou a Hungria e a Eslovênia como uma das principais favoritas ao título. Primeiramente, é uma geração muito boa, com jogadores que jogam como titulares em grandes clubes ingleses, ou são destaques em equipes medianas. Além disso, a campanha nas eliminatórias chamou atenção com 9 vitórias em 10 jogos e 34 gols marcados. Entretanto, nada disso apareceu em campo, e com muita dificuldade, e alguns problemas de lesão, os ingleses deixam a Euro Sub-21 na 1ª fase, em último no Grupo D.

Destaques individuais da Euro Sub-21

Enfim, vamos falar um pouco mais sobre jogadores que chamaram atenção nesta fase de grupos. Pelo grupo A, a Holanda mostrou o melhor futebol da chave, e o seu jogador principal nessas partidas foi o atacante Cody Gakpo, do PSV. O holandês é um dos vários jogadores que são artilheiros da competição, com 2 gols, mas também foi o que mais driblou no torneio, com 13 dribles. O alemão Ridle Baku, do Wolfsburg, também se destacou, com 2 gols, 1 assistência, e 4 dribles.

Na Dinamarca podemos falar de dois jogadores: Oliver Christensen, do Odense e Anders Dreyer, do Midtjylland. O atacante é o artilheiro da seleção nórdica, com 2 gols na competição, inclusive o golaço contra a França. Já o goleiro fez 8 defesas no torneio, pegou um pênalti e saiu com clean sheet em todas as partidas disputadas.

Pela seleção portuguesa, quem chama atenção são os atacantes Dany Mota e Francisco Trincão. O jogador do Barcelona marcou 2 vezes na competição e é o artilheiro dos lusitanos no torneio. Já o jogador do Monza marcou uma vez, deu uma assistência e também é o grande passador dessa equipe, com 60% dos passes certos.

Enfim, a seleção espanhola tem mostrado alguns bons talentos nesse início de UEFA Euro Sub-21. Começando pelos meias Manu García, do Gijón e Gonzalo Villar, da Roma. García não marcou, mas tem sido um jogador ativo durante o jogo, e tem 83% de aproveitamento nos passes, 4 dribles e desarma bem, com 6 interceptações. Já o jogador Giallorossi marcou 1 gol, e também deu 7 dribles durante a competição. Enfim, um dos artilheiros da Euro é o atacante Dani Gómez, do Levante, com 2 tentos.

Quartas de Final da UEFA Euro Sub-21

Portugal x Itália

Espanha x Croácia

Dinamarca x Alemanha

Holanda x França