Na reestreia de Giuseppe Iachini como treinador, Ribéry foi expulso, e a Fiorentina ficou somente no empate, por 1 a 1, com o Genoa, no Estádio Luigi Ferraris. O resultado deste duelo, válido pela 29ª rodada da Serie A, não ajuda nenhuma das equipes na tabela. A Viola permanece em 14ª, agora com 30 pontos, dois a menos que o adversário de Gênova, que figura na 13ª colocação.
⏱ | 90’+4 Triplice fischio di Maresca, al Ferraris finisce 1-1
Genoa 🆚 Fiorentina 1️⃣-1️⃣#ForzaViola 💜 #Fiorentina#GenoaFiorentina #GENvFIO pic.twitter.com/u0z40nHKSX
— ACF Fiorentina (@acffiorentina) April 3, 2021
Novo (velho) técnico
Após 12 dias sem entrar em campo por conntra da data FIFA, a Fiorentina voltou à ação. E com direito a reestreia de Giuseppe Iachini, que começou a temporada no comando do time, foi substituído por Prandelli e agora voltou para conduzir o fim da temporada em Florença.
Sem nenhuma surpresa o “novo” técnico da Viola promoveu a escalação no 3-5-2. Foram para o jogo: Dragowski, Milenkovic, Pezzella e Martínez Quarta; Cáceres, Bonaventura, Pulgar, Castrovilli e Venuti; Ribéry e Vlahovic.
Entregando na defesa…
Certamente não havia muito entusiasmo em Firenze para acompanhar o início de mais uma etapa da equipe na Serie A 2020-21. E as coisas não melhoraram nos primeiros 15 minutos de jogo. O mesmo time que nos acostumamos a ver, tanto com Iachini, quanto com Prandelli, deu as caras novamente.
Lentidão na construção do jogo, posse de bola inefetiva e erros… muitos erros bobos no setor defensivo. Em um deles, o Genoa abriu o placar aos 12 minutos. Foi, literalmente, a primeira chegada da equipe mandante à área da Viola. Lançamento em profundidade, Scamacca se atirou na bola e jogou para o meio da área, onde Destro só empurrou para o gol. No caminho, toda a defesa ficou observando.
Principalmente Milenkovic. O sérvio, camisa 4, teve uma péssima jornada. Foi facilmente batido pelos pontas do Genoa e não passou segurança alguma. Além dele, Pezzella e Martínez Quarta também não tiveram destaque. Ainda assim, a Viola escapou com “apenas” um gol sofrido na partida.
Lampejo ofensivo
A situação do time roxo poderia ser pior, não fosse a resposta conseguida na sequência do gol sofrido. Aos 25 minutos, Dusan Vlahovic empatou após uma jogada, de certa forma, aleatória. Um balão que atravessou a área e encontrou Castrovilli. O camisa 10 subiu de cabeça e raspou a bola na direção de Vlahovic, que acertou belo chute cruzado, de canhota.
Empate da Fiorentina. Não se trata de desmerecer as virtudes de Castrovilli e Vlahovic, mas apenas de constatar o lance. Foi uma investida de sorte, e que não se repetiu depois. Ainda assim, o único arremate preciso da equipe em toda a 1ª etapa. A Fiorentina controlou a posse, passou e chutou mais a gol. Mas sem muito perigo.
Já Ribéry não conseguiu dar o mesmo dinamismo à Fiorentina. O camisa 7 esteve preso na marcação do Genoa. No mais, algumas cabeçadas perigosas, mas pouca criatividade de ambos s lados. O placar em 1 a 1 se mostrou justo ao longo dos primeiros 45 minutos.
Expulsão de Ribéry
No início do 2º tempo, o lance que determinou o desenrolar do jogo. Ribéry foi expulso após pisar no tornozelo do adversário, deixando a Fiorentina com apenas 10 homens em campo. Um lance besta e desnecessário do francês que já mostrou, ao longo de sua estadia em Florença, ter adquirido um temperamente descontrolado.
Foi seu segundo cartão vermelho em 43 jogos pela Fiorentina em Serie A – o mesmo número em 273 jogos de Bundesliga pelo Bayern de Munique. Um jogador tão primordial para a equipe não pode se dar ao luxo de ir ao vestiário mais cedo. Se com todo mundo em campo já é difícil…
A expulsão de Ribéry mudou os planos de Iachini para a Fiorentina. Naturalmente, o time entregou a posse de bola ao adversário, mas contou com uma limitação extrema do Genoa na hora de atacar. A equipe mandante não conseguiu imprimir uma pressão em nenhum momento. Na verdade, foi a Viola quem teve chances de conseguir a virada. A principal, em cabeçada de Bonaventura após cruzamento de Venuti.
Iachini tentou mexer nas peças sem alterar a estrutura tática da Fiorentina. Colocou Biraghi e Eysseric e mais no finzinho do jogo levou Amrabat e Kouamé a campo. Nada que tenha alterado o panorama. Nos minutos finais, o Genoa tentou alçar algumas bolas na áreas, mas sem sucesso. O polonês Dragowski não esteve em um dia muito seguro e, por vezes, não conseguiu segurar as bolas com tranquilidade.
No entanto, sem muitos sustos, a partida chegou ao seu final. De um lado, acomodação (no sentido estratégico) após a expulsão de Ribéry, já que a Fiorentina não teve vergonha em negociar o empate. Do outro, ausência de ambição para tentar a vitória nas condições específicas da partida.
Ou seja, um resultado igual, justo para o que foi o jogo e que demonstra o porquê de Fiorentina e Genoa estarem na metade de baixo da tabela. Falta repertório e vontade para propiciar aos fãs um espetáculo de melhor qualidade. O que vimos neste sábado foi um jogo muito ruim.
Genoa + Fiorentina = Empate
Pela 11ª vez nos últimos 15 jogos, Genoa e Fiorentina ficaram no empate. Ou seja, nada surpreendente aconteceu no Luigi Ferraris neste dia 3 de abril. Nos outros quatro jogos dessa sequência recente, duas vitórias para cada, escancarando o equilíbrio existente entre as equipes.
Pelo lado de Iachini, tudo poderia ter sido pior. Uma derrota logo de cara jogaria ainda mais pressão no comandante. Para sorte dele, Vlahovic salvou a Fiorentina novamente. Quem imaginaria isso há seis meses? Fato é que o sérvio vem sendo determinante para a contagem de pontos do clube. Sem ele, a Viola poderia estar mais próxima ainda da zona de rebaixamento. Melhor nem pensar…
Pela primeira vez nesta Serie A, a equipe violeta consegue uma sequência de 2 (sim, DOIS jogos) sem perder fora de casa – empate hoje e vitória contra o Benevento na 27ª rodada. Uma estatística pífia e que demonstra as dificuldades do clube roxo nesta jornada.
Agora, a equipe retorna a Florença onde encara a Atalanta no próximo domingo (11). Um jogo dificílimo diante de um adversário melhor e que só tem o campeonato italiano em mente a curto prazo. Um novo empate, dessa vez contra a Dea, não deve parecer nada ruim para Iachini. De pontinho em pontinho, a Viola vai mancando e se escorando na incompetência dos rivais para se manter na elite do calcio.
📸 | PHOTO GALLERY#ForzaViola 💜 #Fiorentina #GenoaFiorentina #GENvFIO pic.twitter.com/kYU5IRoa5D
— ACF Fiorentina (@acffiorentina) April 3, 2021