As jovens promessas de Manchester – Mcneill e Delap

Manchester United e Manchester City são dois rivais dos mais ricos do mundo na atualidade, um é propriedade da Família Glazer dos Estados Unidos, enquanto o outro é administrado pelo City Group dos Emirados Árabes Unidos, e também são dos clubes que mais gastam todos os anos nas janelas de transferências, mas que também investem muito dinheiro na prospecção de talentos com diversos olheiros espalhados pelo mundo e uma equipe técnica capacitada para formar jovens jogadores em suas chamadas “Academy” e atualmente dois jovens em especial chamam atenção na base dos rivais de Manchester.

Seus nomes são: Charlie McNeill do Manchester United e Liam Delap do Manchester City. Então vamos aprofundar um pouco mais na breve história desses dois jovens garotos que logo mais podem receber oportunidades para brilhar tanto em Old Trafford quanto no Eithad Stadium.

Falando de Charlie McNeill podemos destacar inclusive que ambos chegaram a jogar juntos, já que hoje no Manchester United, ele acabou de mudar de clube na cidade em Outubro deixando os Citizens para ser um novo astro da United Academy. McNeill aliás chegou com a pompa de supostamente ter marcado mais de 600 gols na base do City e isso chamou muito a atenção da mídia e da torcida Red Devil. Mas porque essa mudança?

Charlie McNeill era um dos principais astros da base do Manchester City nos últimos 6 anos tendo marcado muitos gols mas quando recebeu a oportunidade de assinar seu primeiro contrato profissional acabou declinando e preferindo ir para o Manchester United que é na verdade o time de coração do jovem atacante, um dos principais motivos da decisão é que no City de Pep Guardiola poucos jovens recebem oportunidade de fato para jogar no time principal, uma prova disso é Jadon Sancho que deixou o clube anos atrás para se desenvolver no Borussia Dortmund que tem grande histórico em aproveitamento de jovens.

McNeill escolheu o Manchester United por conta da sua paixão mas também por saber da tradição no clube em aproveitar jovens garotos de sua acadêmia, inclusive com o treinador Ole Gunnar Solskjaer vários deles já receberam oportunidades, vale dar um destaque para Mason Greenwood que subiu aos 17 anos e no último mês foi a vez de Shola Shoretire também receber uma breve oportunidade. O United pagou aproximadamente 700 mil libras para ter McNeill e já está rendendo frutos, o jovem de 17 anos marcou 16 gols em 17 jogos pelos times de base do clube, sendo a maioria deles no Sub-18 e inclusive quando enfrentou o antigo time marcou os 4 gols da vitória do United sobre o City, porém está sendo trabalhado fisicamente pela comissão técnica para se fortalecer e estar mais preparado para quando a oportunidade surgir no time principal do Manchester United.

Agora vamos falar do jovem Liam Delap do Manchester City é um pouco mais velho, já fez seus 18 anos e foi contratado pelo clube em 2019 quando era o principal destaque da base do Derby County e também se destacava pela Inglaterra Sub-16. Seu sobrenome não causa estranhamento para quem conheceu seu pai, Rony Delap que ficou bastante famoso no fim da década passada quando atuava pelo Stoke City e era fundamental para o time ofensivamente batendo seus “laterais monstros” como ficou conhecido na transmissão da ESPN Brasil.

Diferente de seu pai, Liam Delap é um atacante com boa estatura e muita qualidade na finalização, não atoa tem números surpreendentes na base do Manchester City, na Premier League 2 por exemplo o jovem já marcou 20 gols e ajudou com 4 assistências em apenas 15 partidas. Tamanho destaque fez com que chamasse a atenção de Pep Guardiola e já recebeu oportunidades, onde foi titular e marcou seu primeiro gol como profissional diante do Bournemouth em Setembro do ano passado em uma partida pela Copa da Liga Inglesa.

Aliás, esse que foi um dos motivos de Sancho e McNeill em deixar o Manchester City não parece ser problema para Liam Delap que segue os passos de outro jovem que vem sendo bem aproveitado por Guardiola no time principal, o excelente Phil Foden que nesta temporada ganhou muitas oportunidades como titular e vem correspondendo. Além dos jogos pela Copa da Liga Inglesa e FA Cup em que costumeiramente se utiliza reservas e jovens para ganharem ritmo, Delap já foi convocado para 6 partidas do time principal na Premier League, sendo que em uma dessas oportunidades já entrou em campo diante do Leicester City em jogo válido pela terceira rodada.

Liam Delap e Charlie McNeill são dois grandes talentos ofensivos dos times de Manchester que podem nos próximos anos explodirem em seus times diante de tamanha qualidade e faro de gol que ambos tem, hoje Delap está um passo a frente tanto na carreira, na idade mas também fisicamente para receber oportunidades no time principal, mas McNeill será trabalhado na área física para que também possa receber tais oportunidades. O que nos resta como fãs do futebol é apenas esperar para ver até onde seus talentos os levarão na carreira e apreciar um dia quem sabe, um Derby Of Manchester em que ambos marquem gols e sejam destaques de seus times.