Premier League: cinco brasileiros para ficar de olho

A Premier League é considerada por muitos o melhor e mais difícil campeonato do mundo. Pelos gramados ingleses, desfilam os jogadores do mais alto escalão do futebol, sejam eles estrelas consagradas ou jovens em ascensão.

É o caso também de jogadores brasileiros. A Premier League hoje é recheada de craques que já são realidade o futebol mundial, como Firmino, Alisson e Thiago Silva, por exemplo, mas também existem jovens que vem roubando a cena na terra da rainha. Separamos cinco nomes para ficar de olho nessa temporada e nas próximas.

Raphinha – Leeds United

Após 16 anos sem disputar a primeira divisão Inglesa, o Leeds chegou com muita expectativa. Afinal, a temporada 2019-2020 na Championship.

Um dos destaques do time comandado por Marcelo Bielsa é o brasileiro Raphinha. Após uma boa passagem pelo Rennes, da França, o brasileiro desembarcou na Inglaterra por mais de 20 milhões de libras para reforçar os Whites. E o investimento tem dado resultado. Em 25 jogos, o meia soma seis gols e cinco assistências.

As boas atuações do brasileiro vem chamando atenção e já existem rumores de gigantes, como Manchester United e Liverpool com interesse no brasileiro. Raphinha é jovem, ainda tem 24 anos e muito talento. Se depender de suas atuações até aqui, seu futuro no futebol europeu é longo, seja no Leeds ou em outro grande clube Europeu.

Carlos Vinícius – Tottenham

Carlos chegou ao Tottenham com uma difícil missão:  ser o substituído direto do artilheiro da equipe, Harry Kane. A tarefa não era fácil, afinal, estamos falando de um dos melhores centroavantes do mundo, mas quando teve oportunidade, Carlos deu conta do recado e mostrou o porquê chamou atenção da comissão técnica de José Mourinho. Em 21 jogos pelo time de Londres, ele participou de 13 gols – marcou dez vezes e deu três assistências.

Carlos não teve muitas chances na Premier League, mas foi titular em grande parte dos jogos de Copas e, contra o Marine FC, da oitava divisão inglesa, ele comandou a goleada da equipe e marcou um hat-trick. Carlos pertence ao Benfica e tem vinculo com o Tottenham até o final da temporada, quando o clube decidirá se exercerá ou não a opção de compra. Ainda não se sabe qual será  futuro do jogador, mas Carlos é um jogador para ficar de olho, principalmente pelas suas características de finalização, altura e força.

Gabriel Magalhães – Arsenal

Um dos grandes nome do Arsenal na temporada é, sem dúvidas, Gabriel Magalhães. O zagueiro chegou ao Arsenal no início dessa temporada por 26 milhões de euros para reforçar um dos setores mais frágeis do time. Mas, com a rápida adaptação e o destaque que Gabriel vem tendo, os Gunners parecem ter achado uma boa solução para esse antigo problema. Nos seus primeiros meses pelo clube, foi eleito o jogador do mês da equipe – em setembro e outubro.

Apesar da mudança de campeonato e exigência, Gabriel não se intimidou e superou todas as expectativas que haviam em cima dele. Hoje, o zagueiro é uma peça incontestável no time de Arteta, que não poupa elogios ao falar do brasileiro. Gabriel é um ótimo nome para ficar de olho. Aos 22 anos, o zagueiro já mostrou que tem potencial, força e, principalmente, técnica para jogar o campeonato mais difícil do mundo. Quem sabe ele pode pintar com a camisa da seleção brasileira em breve.

Matheus Pereira – West Bromwich

Matheus Pereira é um jogador pouco conhecido no Brasil, mas muito se fala dele na Inglaterra. O meia foi um dos principais responsáveis pelo acesso do West Bromwich a primeira divisão inglesa e segue sendo a esperança da equipe para fugir do rebaixamento.

Matheus chegou ao West Bromwich no início da temporada 2019-2020 por empréstimo e seu excelente desempenho garantiu sua permanência no clube, sendo comprado em definitivo.

Na campanha de acesso, ele participou diretamente de 24 dos 77 gols marcados pela equipe, foi o líder de assistências na Championship – com 16 ao todo – e o único a ter criado mais do que 100 chances. Ao fim da temporada, foi eleito o melhor jogador do clube no ano numa votação popular dos torcedores.

Na atual temporada, o meia já soma bons números – cinco gols e três assistências em 25 jogos.

 

Douglas Luiz – Aston Villa

Revelado pelo Vasco da Gama, o brasileiro Douglas Luiz deixou a colina com destino a Europa com apenas 19 anos, quando foi contratado pelo Manchester City. O brasileiro nunca chegou a atuar pelo clube, foi emprestado ao Girona e, após boa passagem pela Espanha, foi vendido ao Aston Villa, clube onde vem se destacando.

Em sua primeira temporada com o time Londrino, Douglas assumiu a posição de volante e provou que o investimento feito por ele valeu a pena. Em outubro de 2019, teve sua primeira convocação para a Seleção Brasileira e, se depender do futebol que vem sendo apresentado, será uma figurinha carimbada nas futuras listas de Tite.