O Dilema do United: Renovar ou não com Cavani

Não é novidade para ninguém que o Manchester United está em busca de reforçar o seu ataque para a próxima temporada, mas antes da Janela de Transferências abrir o time de Ole Gunnar Solskjaer terá de resolver um dilema, afinal de contas vale a pena ou não renovar o contrato do atacante uruguaio Edinson Cavani por mais uma temporada ou deixá-lo partir?

Edinson Cavani chegou ao Manchester United no último dia da Janela de Transferências em Outubro do ano passado, no apagar das luzes quando parecia que o time vermelho iria ficar sem nenhum reforço ofensivo, um setor muito carente da equipe. O fato de ter chegado sem custos após o fim do seu contrato com o Paris Saint-Germain mas recebendo um salário já considerado alto para um jogador de 33 anos que estava se recuperando de lesão gerou algumas dúvidas sobre essa contratação.

Até o momento foram 27 partidas pelo Manchester United tendo marcado 7 gols e ajudou com 2 assistências, mas foram apenas 10 jogos como titular. É claro que poderiam ser bem mais partidas já que na sua chegada teve de cumprir quarentena até ser liberado para atuar, também teve uma punição por racismo da Premier League considerada injusta pela maioria e acabou ficando fora por 3 partidas, mas o que de fato preocupa a direção do clube são as pequenas lesões sofridas em momentos importantes da temporada quando o United necessitava de um atacante para ajudar o time a conquistar vitórias.

Para falar a verdade na temporada não são só as lesões de Cavani que tem dado dor de cabeça ao treinador, Marcus Rashford também está lesionado e por vezes jogando no sacrifício, Anthony Martial também perdeu alguns jogos por lesão, e Mason Greenwood não está tão bem como esteve na temporada anterior. Por tudo isso que o Manchester United deve ir atrás de um grande reforço para o setor ofensivo, mas antes disso precisa resolver o dilema Cavani, que caiu agora no colo do novo Diretor de Futebol John Murtough.

Cavani assinou um contrato válido por uma temporada mas que tem uma cláusula de renovação automática que pode ser exercida pelo United ou não para esticar esse acordo por mais uma temporada. Murtough, Solskjaer e Ed Woodward precisam decidir o quanto vale a pena ou não manter o camisa 7 no clube, colocando em questão sua condição física mas sem esquecer sua técnica, seus gols e também a importante experiência que Cavani trás ao vestiário e principalmente para os seus companheiros de ataque que são todos jovens abaixo de 25 anos.

Enquanto Cavani esteve em campo não decepcionou, pelo contrário pois a torcida se empolga em ver o atacante uruguaio jogando, além de sua técnica, a raça demonstrada em campo cativa e faz até que a torcida pegue ainda mais no pé de Anthony Martial, que parece ser o contrário de raçudo. Cavani marcou gols importantes em vitórias, alguns desses gols vieram após ele entrar no segundo tempo, algo que parece incomodar o experiente atacante.

Este também é um dilema para o próprio Edinson Cavani e seu Staff, afinal de contas ele gostaria de jogar como titular mais vezes na temporada no lugar de Martial, esta seria uma das condições dele nas conversas para a renovação que deu-se início nesta semana. O acordo sendo positivo ou não, deverá ser de uma forma que tanto clube como jogador saiam satisfeitos, um acordo mútuo é o mais esperado neste caso, mesmo que o United tenha o poder de optar por renovar automaticamente o contrato.

No momento as chances de permanência de Edinson Cavani no Manchester United são consideradas baixas. O Simon Jones da BBC afirma que existem dois motivos para que Cavani não renove seu contrato. O primeiro é que o jogador deseja ter mais minutos em campo e o segundo é o fato do Manchester United estar em busca de um novo atacante na próxima Janela de Transferências, e isso faria aumentar ainda mais a concorrência no ataque, já que Anthony Martial deve permanecer no clube.