Rival da Atalanta, AlbinoLeffe viveu auge nos anos 2000

A Atalanta vem sendo nas últimas temporadas a grande sensação do futebol italiano, tanto que chegou nas quartas de final da Liga dos Campeões e briga pelo alto da tabela da Série A. No entanto, os nerazzurri não estão sozinhos na província de Bergamo, no norte da Itália, e possuem uma grande rivalidade com o AlbinoLeffe, um time de pouco mais de duas décadas de história e que viveu seu auge nos anos 2000.

Em junho de 1998, as equipes do Albinese Calcio e do Società Calcio Leffe, das cidades de Albino e Leffe, respectivamente, se uniram e criaram o Unione Calcio AlbinoLeffe. A fusão envolveu os dois principais clubes do vale de Val Seriana, nos Alpes de Bergamo.

Ao contrário da rival Atalanta, que disputa competições internacionais e briga por títulos no cenário nacional, o AlbinoLeffe está na Série C lutando por uma vaga na Série B ao lado de outras tradicionais equipes italianas, como Alessandria e o heptacampeão Pro Vercelli.

O atual elenco dos seriani é comandado por Marco Zaffaroni, técnico que foi campeão da Série D pelo Monza na temporada 2016/17. A equipe conta com diversos jovens jogadores, mas o principal destaque é o atacante Jacopo Manconi, autor de 13 gols no grupo A da Série C e que teve passagem pela seleção italiana sub-20.

O AlbinoLeffe também conta com as boas temporadas dos meio-campistas Gaël Genevier e Carmine Giorgione, que já balançou as redes seis vezes. O time de Bergamo soma 47 pontos e ocupa a oitava colocação, dentro da zona dos play-offs de acesso para a Série B. Nos últimos 10 jogos, os blucelesti venceram três, empataram cinco e perderam dois.

A equipe atualmente busca repetir os ambiciosos feitos do AlbinoLeffe dos anos 2000, quando surpreendeu a Itália e quase conseguiu uma classificação inédita para a elite do calcio. O auge da equipe das cidades de Albino e Leffe chegou muito rápido, tendo conseguido o acesso para a Série B em apenas cinco anos de história.

Antes de subir para a segunda divisão, o AlbinoLeffe conquistou o seu título mais importante, que foi a edição de 2001/02 da Copa da Itália da Série C. Após passar por Biellese, Monza, Prato e Spezia, o clube lombardo derrotou o Livorno na grande final da competição.

Nas nove temporadas consecutivas na Série B, a campanha de maior destaque dos seriani foi na edição de 2007/08. O time comandado por Elio Gustinetti, que tinha em seu elenco Marco Cellini, Francesco Ruopolo e Filippo Carobbio, conseguiu superar diversos gigantes e chegar na decisão dos playoffs. No entanto, o surpreendente Albinoleffe foi derrotado pelo Lecce na final, após perder (1 x 0) o jogo de ida no antigo Atleti Azzurri d’Italia e empatar (1 x 1) a volta no Via del Mare.

O AlbinoLeffe não conseguiu manter o mesmo ritmo nas temporadas seguintes e voltou para a Série C em 2012, após ter sido rebaixado na última colocação. Nesta ruim campanha, os blucelesti tinham em seu elenco um jovem atacante chamado Andrea Belotti, que mais tarde se tornaria um dos principais jogadores do futebol italiano.

O time lombardo está desde a temporada 2012/13 na Série C, mas esbarrou nos playoffs de acesso em quatro ocasiões e não conseguiu retornar para o segundo nível do futebol italiano.

Derby di Bergamo

AlbinoLeffe e Atalanta protagonizam o “Derby di Bergamo”, que já foi disputado sete vezes, sendo seis deles  na Série B e um na Copa da Itália. O primeiro duelo entre os dois times lombardos aconteceu em 2003 no antigo estádio Atleti Azzurri d’Italia, em Bergamo, e terminou 2 a 1 para a Dea.

A Atalanta não perdeu nenhum jogo contra o AlbinoLeffe, tendo vencido todos os sete disputados, com destaque para o sonoro 4 a 0 aplicado pelos nerazzurri em fevereiro de 2004. A última vez em que os dois clubes estiveram frente a frente foi em maio de 2011 e o embate terminou 3 a 2 para os orobici.

Apesar do AlbinoLeffe ser das cidades em que carrega no seu nome e ter sede em Zanica, os seriani mandam suas partidas no estádio Città di Gorgonzola, na região metropolitana de Milão, que também é casa da Giana Erminio. A Atalanta, por sua vez, atua Gewiss Stadium, antigo Atleti Azzurri d’Italia.