A volta por cima de Lingard no West Ham

Jesse Lingard, 28 anos, sempre teve o futebol envolvido em sua vida. Torcedor do United desde que nasceu, entrou para a categoria de base do clube aos 7 anos de idade e começou a chamar as atenções.

O jogador emprestado ao West Ham junto ao Manchester United, superou problemas pessoais e se reencontrou no futebol.

Bem como Marcus Rashford, uma das estrelas do atual elenco dos Red Devils, Lingard era visto como uma grande revelação para o futuro. Entretanto, as coisas acabaram não saindo como se era esperado.

PRIMEIRA OPORTUNIDADE NO ELENCO PRINCIPAL E RODAGEM

Então em 2011, relacionado para o seu primeiro jogo oficial contra o Crystal Palace pela Copa da Liga Inglesa. Sem nem entrar em campo, Lingard viu, do banco, o United ser eliminado.

Logo depois, sem espaço no elenco e pretendendo dar experiência, o clube realizou empréstimos para clubes como Leicester, Birmingham, Brighton e Derby County.

RETORNO AO MANCHESTER UNITED

Em 2015, Lingard retornou ao clube que o revelou gerando bastante expectativa aos torcedores. Desta vez, com mais tempo de jogo, mostrou o seu futebol e conseguiu marcar seus gols.

Então pela final da FA Cup, na temporada 2015/16, justamente contra o Crystal Palace, marcou o gol que deu o título aos Diabos Vermelhos. “Momento mais marcante e emocionante da minha vida”, disse o jogador. 

Em um dos principais elencos do futebol inglês e com mais minutos de jogo, Lingard era nome presente também nas listas de convocação na seleção inglesa, inclusive, sendo chamado para a disputa da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

DECLÍNIO NO UNITED

Em meio a um jejum de 18 meses sem marcar um gol sequer com a camisa do United pela Premier League, Lingard foi à público por meio de suas redes sociais contar que havia se perdido como pessoa e como jogador. A má fase dentro do clube chegou juntamente com sérios problemas pessoais. 

Com a doença de sua mãe, ele se viu assumindo importantes responsabilidades sobre seus irmãos tentando lidar da melhor forma possível enquanto lidava com a pressão psicológica dentro e fora do campo. 

Com baixas atuações o clima com o clube ia ficando cada vez mais pesado e menos espaço era dado em partidas por Solskjaer, técnico do United.

CHEGADA AO WEST HAM

Primordialmente optando novamente por emprestar o jogador, desta vez para uma mudança de ares, Lingard foi apresentado no West Ham em janeiro. “Quero recuperar o prazer de jogar meu futebol”, disse.

O que parecia ser um passo para trás na carreira, tanto para o atleta quanto para o clube, acabou se tornando a junção perfeita. Com mais tempo de partida e minutos jogados em um esquema como o dos Hammers, Lingard chegou marcando gols e já se tornando peça fundamental da equipe na temporada. 

Com a camisa 11 e a titularidade, desde que chegou o jogador se tornou indispensável na equipe de David Moyes sendo cada vez mais participativo em gols e chances criadas.

Lingard marcou contra equipes do Big Six, como Tottenham, Arsenal e Manchester City e, ao todo, acumula 5 gols e 2 assistências em 7 jogos. Anteriormente pelo United, na última temporada, marcou 4 gols e 1 assistência em 40 jogos.

DE VOLTA PARA A SELEÇÃO

Atualmente as boas atuações em tão pouco tempo pelo West Ham já lhe renderam um retorno para a Seleção da Inglaterra. Anteriormente não era lembrado desde junho de 2019.

Gareth Southgate convocou Lingard para as partidas pelas eliminatórias para a próxima Copa, no Qatar.