Rafinha, lateral-direito ex-Flamengo, chega ao Grêmio para agregar experiência e qualidade ao elenco comandado por Renato Portaluppi. O jogador foi pedido do treinador gremista e assinará até o final de 2021.
Η ΠΑΕ ΟΛΥΜΠΙΑΚΟΣ ανακοινώνει την κοινή συναινέσει λύση της συνεργασίας της με τον Ραφίνια. https://t.co/k2FgIIjTXj#Olympiacos #Rafinha #Announcement pic.twitter.com/59OuHEu4B3
— Olympiacos FC (@olympiacosfc) February 2, 2021
Um dos pilares daquele Flamengo encantador de 2019, Rafinha, aos 35 anos, ainda pode atuar em bom nível no Brasil. Na Grécia, pelo Olympiacos, seu último clube, atuou em 22 partidas, sendo titular em 21 e teve bons números: 1 assistência, 2 pré-assistências, 11 passes para finalizações, 63 cruzamentos (25% de acerto) e 152 recuperações de bola (quase 7 por jogo).
CONSTRUTOR
Rafinha é um lateral, acima de tudo, construtor. Seguro defensivamente, dono de um bom passe e de uma boa chegada no ataque, o jogador tem muito a agregar ao Grêmio. Portaluppi já havia buscado um lateral com características parecidas e que soubesse também criar por dentro, Victor Ferraz, no entanto, sem muito êxito. Portanto, Rafinha se torna ainda mais importante para o que o Renato pensa de futebol.
ELOGIADO POR GUARDIOLA
No Bayern, com Guardiola, foi peça-chave na mudança no posicionamento de Lahm. Em “Guardiola Confidencial“, no Momento 32, conta-se que a presença de Rafinha como lateral permitia que Lahm pudesse jogar como volante. O brasileiro, na época, falou sobre a sua titularidade e a mudança na forma de jogar do Bayern:
“Jogamos de forma diferente, para os laterais é ótimo porque temos permissão para nos movimentar por todo o campo, por fora e por dentro, e para atacar constantemente.”
Rafinha era importante defensivamente para dar a sustentação necessária como lateral, mas também tinha a liberdade de atacar pelo corredor e pelo meio. Isso pode e deve acontecer no Grêmio.
MUDANÇA NO ESTILO DE JOGO
Imaginando ainda a contratação de outros reforços, há a possibilidade de uma mudança no estilo de jogo do Grêmio. Hoje, a equipe do sul joga em um 4-2-3-1 que, dependendo dos jogos e das peças disponíveis, varia para um 4-3-3. Rafinha deve chegar como lateral, visto que o titular da posição no momento é um garoto de 19 anos, Vanderson, mas já mostrou durante a sua carreira, e suas características reforçam isso, que pode também atuar no meio. Seja como meia direita na penúltima linha ou em um losango, por exemplo.
Em conclusão, Renato Portaluppi ganha uma excelente opção no seu elenco. Rafinha “chega e joga”, independente da posição. Além de ser muito bom jogador, é experiente e vitorioso, como já dito, e pode ser uma peça fundamental para um Grêmio que quer voltar a vencer.