O Cariocão está em andamento, e com um calendário corrido e apertado, os clubes estão dando cada vez mais espaço para seus jovens jogadores ganharem minutos e mostrarem serviço, enquanto os elencos principais descansam para retornarem em breve. Através disso, nessas rodadas iniciais, pudemos observar alguns garotos da base dos quatro grandes times do Rio que chamaram atenção e merecem ser destacados porque prometem um futuro brilhante.
GABRIEL PEC
O atacante de lado do Vasco da Gama de 20 anos não é um nome novo para os telespectadores, pois já teve atuações no profissional em temporadas anteriores, porém, agora, parece estar vivendo seu melhor momento com a camisa cruzmaltina. Nas últimas duas passagens de Vanderlei Luxemburgo, Pec recebeu algumas chances, mas sempre foi criticado por conta de sua oscilação e por ter um porte físico que o impedia de progredir nos jogos.
Porém, a virada de temporada parece que fez bem ao jogador. Recebendo mais minutos e contra adversários de um nível inferior, ele vem sendo o destaque da campanha abaixo da média do Vasco. Já é o artilheiro de sua equipe no Cariocão com três gols e o vice-artilheiro geral, além disso, também é o jogador que mais finaliza certo em seu time.
Seu começo no profissional pode não ter sido encantador, mas Gabriel está em plena evolução e é um nome para ficar de olho no futuro.
JOÃO GOMES
O volante de 20 anos do Flamengo já está chamando a atenção na Gávea desde a reta final do Brasileirão 2020. Sua rápida adaptação a um time profissional cheio de estrelas impressionou a todos e parece ter sido um nome que chegou para ficar.
Seus principais atributos são: passe, recuperação, dinamismo e tomada de decisão. E os números só comprovam isso, João já é o jogador que mais efetuou passes certos em todo o Campeonato Carioca, além de ter bons números em estatísticas defensivas, como interceptações e desarmes.
Vale lembrar que o jogador seria poupado das rodadas iniciais do campeonato junto com o elenco principal, porém, a pedido dele mesmo, continuou treinando e está sendo um dos principais destaques do líder da competição até aqui.
João Gomes é um primeiro volante, mas sua boa saída de bola e inteligência permitem que jogue como segundo volante também. O jogador já assusta por conseguir espaço tão cedo em um dos elencos mais fortes do Brasil e promete um futuro brilhante pela frente.
JOHN KENNEDY
A primeira joia de Xerém da lista tem um nome conhecido devido ao ex-presidente americano, mas o atacante do Fluminense é conhecido por muito mais que isso. Sua versatilidade na faixa ofensiva e seu faro de gol são os destaques do jogador de 18 anos que estreou na temporada passada. Ao todo são três gols pela equipe profissional, sendo dois marcados no Brasileirão, um deles em sua estreia, e o outro já no Carioca.
John Kennedy subiu para o profissional na reta final do Campeonato Brasileiro com o objetivo de ser um dos substitutos de Fred, devido a saída de Evanilson e a inconstância de Felippe Cardoso. Entretanto, além de servir como opção nessa posição, John também se mostrou versátil ao atuar pelos lados do campo ou até mesmo como um segundo atacante.
Ainda é uma peça a ser lapidada e que ainda parece um pouco afobada em certos momentos, mas é um equívoco comum para idade e não é por isso que deixa de ser um dos jogadores mais promissores desse Cariocão.
VEM QUE TEM! Sabe muito, @Johnsouza71! #VemQueTem #MlksDeXerém
📸: Lucas Merçon/FFC pic.twitter.com/PCk2X6Dqnb
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) March 23, 2021
MATHEUS BABI
Babi é o mais velho dessa lista, mas ainda assim pode ser considerado uma promessa. O centroavante do Botafogo de 1,91m tem 23 anos e surgiu na equipe, através de um empréstimo do Serra Macaense, no início da temporada passada para ser uma alternativa a Pedro Raul. Entretanto, seu sucesso instantâneo fez com que ganhasse uma vaga na equipe titular no lugar de seu concorrente.
Matheus foi um ponto fora da curva na péssima campanha do alvinegro do Brasileirão 2020. Uma prova disso é o interesse de alguns clubes no jogador nesse início de temporada. Athletico-PR, Corinthians e Fluminense foram alguns clubes que consultaram/monitoram os valores do atacante.
Apesar de ser muito alto, Babi não é aquele 9 lento e que faz apenas o pivô, também tem boa condução de bola, sabe se virar quando tem campo para correr e possui um ótimo jogo aéreo. Ao total foram dez gols e uma assistência no Brasileiro e, agora, já é o artilheiro do alvinegro no Carioca com dois gols.
MATHEUS MARTINELLI
Martinelli é um jogador que se assemelha, em características, com João Gomes, citado anteriormente. Porém, são garotos que surgiram em momentos/ocasiões diferentes. O volante tricolor de 19 anos passou a ser utilizado na equipe principal em meados do último Brasileirão após a saída de Dodi, ex-dono da posição, para o Japão.
O ‘cria’ de Xerém tomou conta da posição e se tornou peça fundamental para o Fluminense conquistar a tão sonhada vaga na Libertadores. Dono de um ótimo passe, boa saída de bola e bom desarme, ele retém todos os atributos necessários de um volante moderno. Ademais, já mostrou potencial para atuar numa faixa um pouco mais avançada pois é dono de uma ótima visão de jogo e um potente chute de fora da área.
Em apenas dois jogos no Cariocão, deu 131 passes e errou apenas cinco, mantendo uma média de 96% de aproveitamento. Sem dúvida, é um jogador para ficarmos de olho.
MATHEUS NASCIMENTO
Matheus Nascimento é um atacante de 17 anos do Botafogo. Por conta de ser muito novo, ainda não recebeu muitas oportunidades no time principal. Seu grande período de atuação foi na reta final do último Brasileirão, quando o Botafogo, virtualmente rebaixado àquela altura, passou a dar mais minutos para seus garotos. Jogou onze jogos, não fez gol e deu uma assistência. Apesar de não ter marcado gol, Matheus conseguiu um bom destaque no curto tempo que jogou por conta de suas boas atuações; parecia ser um dos únicos do elenco que se entregava ao máximo e buscava gerar jogo de todas as maneiras que podia.
Atualmente, vem recebendo alguns minutos vindo do banco em algumas partidas do Carioca. Entretanto, seu grande destaque na carreira foi quando vestiu a Amarelinha. Atuou seis vezes pelo Brasil sub-16 e marcou quatro gols.
Matheus é um centroavante originalmente, mas sua característica permite que possa atuar como segundo atacante também, e, apesar de ainda não ter tido tantas oportunidades, quando as teve, aproveitou.
É SELEÇÃO! 🇧🇷
Matheus Nascimento foi convocado para a seleção brasileira sub-17 na terceira etapa de preparação para o Sul-Americano da categoria! Voa, Cria! #VamosBOTAFOGO 🔥⭐️ pic.twitter.com/gJtOorBx0x
— Botafogo F.R. (@Botafogo) February 24, 2021
MATÍAS GALARZA
O meio-campista do Vasco é o único jogador da lista que não é brasileiro. O paraguaio de 19 anos foi revelado no Olímpia do Paraguai e está emprestado ao time da Colina desde outubro do ano passado. É um jogador que pode atuar tanto como segundo volante, quanto como um meia ofensivo devido a sua boa presença e participação nas jogadas do terço final do time.
Galarza foi um dos principais destaques do Vasco na campanha de título da Copa do Brasil sub-20. Com isso, o jogador vem recebendo algumas chances na equipe principal durante o Carioca. Jogou dois jogos e marcou dois gols, sendo um deles um dos mais bonitos da competição.
Devido às duas boas atuações e as inconsistências de outros jogadores da posição, Galarza deve receber cada vez mais chances e pode se tornar o dono do meio-campo cruzmaltino.
😃
📸 Rafael Ribeiro/Vasco#VascoDaGama pic.twitter.com/DlM1ONsKSy
— Vasco da Gama (@VascodaGama) March 25, 2021
RODRIGO MUNIZ
O centroavante da Gávea de apenas 19 anos já é o artilheiro do Campeonato Carioca com cinco gols e um dos melhores jogadores da competição. Devido a alta concorrência em alto nível no setor ofensivo da equipe do Flamengo, com Gabigol e Pedro, Rodrigo acaba não recebendo tantas oportunidades. Porém, durante esse Carioca, o jogador está aproveitando as chances e mostra que o rubro-negro pode contar com ele em caso de ausência das duas estrelas principais do ataque.
É um 9 que consegue ser referência, mas, ao mesmo tempo, também sabe se virar quando está fora da área. Sabe usar sua força física para vencer bolas aéreas e divididas pelo chão.
O único fator que joga contra o jogador é justamente a concorrência. Quando o Fla voltar a utilizar seu elenco principal, Muniz pode acabar sendo deixado de lado e interrompendo sua sequência. Porém, caso queira manter o ritmo, um empréstimo pode ser um destino considerável para a carreira do jogador.
Fim do primeiro tempo! Com gol de Rodrigo Muniz, o Mengão vai vencendo o Botafogo por 1 a 0, no Nilton Santos, pelo Carioca. #BOTxFLA #VamosFlamengo pic.twitter.com/pnPDJvTsHc
— Flamengo (@Flamengo) March 25, 2021
Enfim, todos os jogadores citados nesta lista são novos e ainda podem oscilar muito durante o desenvolvimento, mas, hoje, já são peças importantes para suas equipes e suas projeções prometem ser vitais para cada time, seja rendendo em campo, ou rendendo financeiramente.