Brasileiros no mundo: Bruno Peres (Roma)

Bruno da Silva Peres, ou apenas Bruno Peres, é um futebolista brasileiro nascido na cidade de São Paulo, de 31 anos. Atualmente faz parte do elenco da Roma, atuando preferencialmente como ala direito no 3-4-3 de Paulo Fonseca, mas também pode jogar pela esquerda.

Peres iniciou sua carreira profissional no Audax, com passagens por empréstimo no Bragantino, no Guarani e no Santos, onde foi contratado em definitivo no ano de 2013. Em 2014 foi negociado com o Torino, da Itália, onde atuou até ser emprestado para a Roma em 2016, sendo contratado em definitivo no final da temporada. Ainda com contrato no clube da capital, passou por empréstimo pelo São Paulo e pelo Sport Club do Recife.

O Lateral direito de 1,79m de altura se caracteriza, principalmente, pela sua capacidade física em espaços de força, ou seja, pela explosão muscular utilizada para ganhar as costas dos adversários diretos. Atributo esse que é muito útil na ideia de jogo de Paulo Fonseca, treinador da Roma, que gosta que suas equipes sejam fortes no ataque rápido à profundidade, ganhando o espaço atrás da última linha defensiva de seus adversários.

A ideia de jogo do time da capital gira em torno em uma linha de três defensores, dois alas, dois volantes e três atacantes, ou seja, um 3-4-3. Entretanto, com bola, em muitos momentos o esquema se assemelha mais a um 3-2-5, já que os alas atacam a profundidade praticamente como pontas. Esse estilo de jogo favorece o brasileiro, na medida em que permite que ele ataque o fundo em velocidade, podendo contar com a cobertura dos 5 jogadores mais atrasados.

Mesmo não sendo considerado um jogador alto, Bruno Peres conta como diferencial a proficiência em duelos aéreos, tanto ofensivamente, quando ataca a área adversária, como quando precisa proteger o lado oposto em organização defensiva. Também mostra qualidade e eficiência em seus cruzamentos, principalmente partindo da linha de fundo, onde pode assistir para áreas de finalização.

Na temporada atual (2020/21) já participou de 33 partidas oficiais, pela Europa League, Copa Itália e Serie A TIM, marcando um gol e dando três assistências.