Flamengo vence Botafogo e vira líder do Carioca

Um treino de luxo. Assim foi a fácil vitória do time alternativo do Flamengo por 2 a 0 sobre um frágil Botafogo no Engenhão, pela 5ª rodada do Campeonato Carioca 2021. De quebra, o Rubro-Negro ainda assumiu a liderança da competição pela 1ª vez e segue tranquilo em busca da classificação às semifinais.

Em que pese a fragilidade do Campeonato Carioca, que conta com adversários de nível técnico bem fraco, o Flamengo usa com maestria esse início de competição para dar minutos a vários jogadores que podem e devem ser super importantes ao longo da temporada.

O que se viu em campo foi um massacre, tamanha foi a superioridade do Rubro-Negro diante de um adversário que nem de longe se assemelha ao rival de outrora. Posse de bola, volume de jogo, chances criadas, um verdadeiro passeio.

O Flamengo venceu com gols de Rodrigo Muniz e Hugo Moura, mas poderia ter goleado o adversário. Sem exagero. Não fossem as camisas de jogo e o caráter oficial, com arbitragem, não seria descomedido chamar a partida de um coletivo preparatório.

E nesse espaço dado aos jogadores que não costumam ser titulares, alguns já se destacam e mostram que têm bastante potencial para ajudar e até figurar entre os 11 iniciais durante a temporada que será de muitas competições importantes.

É fundamental relativizar a boa produção do time por conta da (baixa) qualidade do Botafogo e dos demais adversários, mas isso não impede de analisarmos a evolução de cada um deles, sobretudo pela forma como cada um encara essa chance única de ser titular do Flamengo.

Jogadores como Matheuzinho, Bruno Viana, Hugo Moura, João Gomes e Rodrigo Muniz vêm aproveitando muito bem as oportunidades e já chamam a atenção do técnico Rogério Ceni. Ainda é cedo para dizer que estão prontos para o time principal, mas todos demonstram muitas qualidades para se tornarem boas opções durante o ano.

Dos citados, Bruno Viana e João Gomes me parecem ser os mais próximos de brigarem, de fato, por vagas no time titular. O 1º chegou por empréstimo vindo do Braga e já recebe muitos elogios por sua capacidade de antecipação e pelos lançamentos precisos. Já João Gomes é a “prata da casa” que caiu nas graças da torcida e do departamento de futebol. Provavelmente, terá muitas chances em 2021, seja entrando no decorrer das partidas, seja assumindo a vaga de algum titular por lesão ou convocação. Em ambos os casos, quem ganha é o Flamengo.

E esse bom desempenho individual e do time alternativo do Flamengo é fundamental para os titulares. Ter quase 15 dias de preparação para a temporada é uma condicionante para o sucesso nas grandes competições. Ainda mais depois de uma temporada tão desgastante quanto a de 2020/21.

O time principal retorna aos jogos no próximo dia 31 de março, contra o Bangu, pela 7ª rodada do Campeonato Carioca. Enquanto isso, um Flamengo mesclado vai liderando o Estadual e provando que o grupo é forte e merece elogios. Afinal de contas, um time de futebol não se faz com apenas 11 titulares.