Frosinone demite Alessandro Nesta e contrata Fabio Grosso

O técnico Alessandro Nesta foi demitido do Frosinone, equipe que disputa a Série B do Campeonato Italiano. O ex-zagueiro do Milan, que estava no comando dos canarini desde 2019, foi substituído pelo também ex-jogador Fabio Grosso.

 

Nesta conquistou somente um resultado positivo nos últimos sete jogos e deixou o Frosinone na 12ª colocação da liga, com nove vitórias, 11 empates e 10 derrotas.

Na rodada passada, o Frosinone perdeu em casa por 3 a 0 diante do Lecce e o resultado foi a gota d’água para a diretoria da equipe. Com isso, o clube da região do Lazio ficou ainda mais distante da zona dos playoffs de acesso para a Série A.

Esta foi a terceira experiência do ex-zagueiro como técnico. Ele tem passagens por Miami FC, time norte-americano que jogava a North American Soccer League (NASL), e Perugia.

Considerado um dos maiores ídolos do Milan e da Lazio, além de ter sido um dos melhores defensores da história do futebol italiano, Nesta conquistou diversos títulos como jogador, entre eles duas Ligas dos Campeões, três Supercopas da Uefa, um Mundial de Clubes e três Campeonatos Italianos. Além disso, venceu a Copa do Mundo de 2006 pela seleção da Itália.

O ex-defensor, no entanto, não vem conseguindo repetir os mesmos grandes feitos como técnico. A passagem de Nesta pelo Frosinone foi marcada por altos e baixos, além de não ter conseguido atingir o principal objetivo do clube, que era retornar para a elite do futebol do país.

O ex-atleta assumiu a equipe na temporada 2019/20, uma depois do rebaixamento na Série A. O Frosinone não começou bem a Série B, mas no meio do campeonato chegou a ser segundo colocado e franco favorito ao acesso. O time perdeu força na reta final, tendo vencido somente um jogo nas últimas 12 rodadas, e terminou na oitava colocação. Apesar disso, o Frosinone chegou na decisão dos playoffs de acesso e perdeu para o Spezia.

A diretoria dos canarini deu mais uma chance para Nesta, mas o time novamente não decolou. O Frosinone até que teve um início promissor na segunda divisão e chegou a estar em terceiro, mas após uma sequência de 10 rodadas sem resultados positivos, o clube caiu para o meio da tabela e corre sérios riscos de não avançar para os playoffs de acesso.

Fabio Grosso

A  missão de recuperar o bom futebol do Frosinone passou para o também ex-campeão mundial de 2006 Grosso. O ex-lateral retorna para a Itália depois de uma passagem amarga pelo Sion, da Suíça, onde conquistou somente cinco vitórias em 23 partidas. O contrato do novo comandante é válido até o final da atual temporada.

Grosso teve um bom início no Bari, que chegou até o sétimo lugar na temporada 2017/18 da Série B. Na edição seguinte do campeonato, o ex-jogador foi demitido do Hellas Verona na penúltima rodada. O gialloblù encerrou sua campanha em quinto e voltou para a elite do calcio nos playoffs sob o comando de Alfredo Aglietti.

Em sua primeira e única passagem pela Série AGrosso ficou somente três jogos no comando do Brescia e não venceu nenhum deles. Ele foi substituído pelo uruguaio Diego López, que não conseguir evitar a queda do time lombardo.

O primeiro desafio de Grosso no comando do Frosinone será em casa contra a Reggiana. O time granata não vence há seis rodadas e ocupa a 17ª colocação, com somente um ponto de distância do Ascoli, que abre a zona de rebaixamento da liga.