Após o fiasco da eliminação da Champions League para o bem treinado time do Porto, a Juventus tem só a Serie A para focar: conseguir uma vaga para a próxima Champions e lutar pelo décimo scudetto consecutivo. Mas, não é isso o que a equipe vem demonstrando, após mais uma derrota na competição.
O Benevento, time recém-promovido da Serie B, está invicto nesta temporada contra a Juventus (empate no primeiro turno e vitória nesta rodada), algo que não acontecia desde 2012-13, quando a Sampdoria, também vindo da Serie B, conseguiu este feito.
A partida
Após um lento começo de jogo, a Juventus parecia estar mais focada e lutando pelo seu objetivo – de conquistar mais um scudetto –, porém, desperdiçou muitas chances… Os atacantes Morata e Cristiano Ronaldo não pareciam encontrar sintonia em campo.
Os meio-campistas, aqueles que já foram o coração e os pulmões do time, não causaram impacto. Foi nesse setor, inclusive, que saiu o erro do volante Arthur que culminou com o gol da vitória dos adversários.
A defesa bianconera por sua vez, antes inabalável e muito sólida, sofreu gol no único chute que o Benevento acertou na meta.
Quando todos os setores de um time não “conversam”, dá nisso: irregularidade e derrotas, que levam um time a não conquistar seus objetivos e a começar a pensar em mudanças.
Fim de jogo.#JuveBenevento #FinoAllaFine #ForzaJuve pic.twitter.com/hOAkawVRkP
— JuventusFC (@juventusfcpt) March 21, 2021
Para o futuro…
É evidente que a Juventus precisa de mudanças e de renovação… nos resta saber se a diretoria ainda vai confiar em Andrea Pirlo, técnico que nunca havia treinado uma equipe – profissional ou não -, em sua vida.
Há os que defendem a permanência de Pirlo, porém, a maioria defende a sua saída, colocando a culpa no treinador para acontecer tantas derrotas e más atuações de um time que já foi nove vezes campeão italiano na última década e que chegou em duas finais de Champions League nos últimos dez anos. O time parece desgastado e a falta de experiência do treinador pode estar prejudicando o desempenho do mesmo, que não encontra regularidade.
Há, também, aqueles que defendem que o elenco deva passar por transformações. O foco deverá ser principalmente na renovação do meio-campo e ataque, setores enfraquecidos nas últimas temporadas.
Fato é que a Juventus ficou mais para trás na briga pelo scudetto, pois a Inter está 10 pontos à frente da Velha Senhora (ambas equipes com um jogo a menos, que, pouco pode interferir na corrida pelo título), faltando 10 rodadas para o fim da competição.
A vaga na Champions pode ficar mais complicada, porque a Juve não tem atuações regulares e encontra-se, atualmente, em terceiro lugar, com a mesma pontuação da Atalanta (55 pontos) e 5 pontos à frente de equipes perigosas, como Napoli e Roma.
Na solidão do #Juventus Stadium só uma pessoa comemorou:
O presidente do #Benevento. pic.twitter.com/7vL4EyoqBk— MondoSportivo Brasil (@mondosportivobr) March 22, 2021