Eden Hazard, visto como uma das maiores estrelas do futebol mundial há alguns anos, foi anunciado pelo Real Madrid em junho de 2019 após grande temporada com a camisa do Chelsea se tornando assim, o quarto reforço da equipe Merengue em negociação que girou em torno de 100 e 115 milhões de euros. Na época, o acordo entre o jogador e o clube foi firmado até junho de 2024.
👉 #WelcomeHazard pic.twitter.com/ph6fXHpakp
— Real Madrid C.F. 🇬🇧🇺🇸 (@realmadriden) June 7, 2019
Até então, o sentimento que dominava os torcedores era de empolgação e ânimo para ver o time voltar a despontar nas principais competições, ainda mais levando em consideração que o belga chegou para substituir Cristiano Ronaldo, que havia acertado sua ida para a Juventus. Hazard, por sua vez, pouco pôde fazer com a 7 que herdou do craque e ídolo português; e nem por não corresponder, e simplesmente por não conseguir nem jogar praticamente por conta de lesões.
HISTÓRICO DE LESÕES
Desde sua apresentação até o atual momento, Hazard já desfalcou o Real Madrid em 10 ocasiões motivadas por lesões, além ainda de uma por ter contraído o vírus da Covid-19. Esse acúmulo de contusões tem gerado cada vez mais preocupação tanto para o financeiro, quanto para a saúde do atleta. No Chelsea, nunca antes Hazard havia tido um histórico tão recheado de lesões como vem tendo nessa passagem em Madrid.
Pelo Blues, ficou de fora de apenas 20 situações em 7 anos. Em menos de duas temporadas no Real, já esteve ausente em 56 jogos até o momento e é um número que irá aumentar ainda mais, pois o jogador já sofreu uma nova lesão muscular na perna esquerda na partida do último final de semana contra o Elche e precisou ser substituído. Com isso, ele acabou sendo desfalque até da partida de volta da Liga dos Campeões contra a Atalanta. Além de dúvida para o restante da temporada; ele vira incerteza também para a disputa da Eurocopa no meio deste ano.
PROBLEMA MILIONÁRIO
Além de todos os problemas envolvendo lesões, Hazard ainda gera mais dor de cabeça aos cofres do clube. O Real investiu alto desbancando a concorrência para tirá-lo do Chelsea e não obteve metade do retorno que se esperava, tanto dentro quanto fora dele. Pelo clube espanhol na temporada, Eden tem apenas 3 gols em 13 partidas disputadas. Esteve em campo só 27% de todo tempo possível. Pelo Chelsea foi mais efetivo, tendo jogado 74% dos jogos do tempo que ficou por lá, sendo bastante importante nas conquistas dos bicampeonatos da Liga Europa e Premier League.
FUTURO DO JOGADOR
No meio de tudo isso, Hazard conta com o apoio do clube e dos companheiros de equipe. Em entrevista, o jogador afirmou que a sua décima lesão “não é o fim do mundo” e que pode aproveitar mais tempo com sua família. Porém, em meio a tudo isso, possíveis tomadas de decisões erradas poderiam decretar o fim de sua carreira precocemente.
Uma possível cirurgia gerou opiniões opostas entre o Real Madrid e a Seleção da Bélgica. Segundo a imprensa espanhola, o clube prefere evitar o procedimento e tratá-lo reservadamente, respeitando a recuperação até que estivesse apto para retornar aos gramados. Enquanto isso, a federação belga já defende que uma nova cirurgia acabaria de vez com esses problemas que Hazard tem enfrentado o deixando bem a tempo de disputar a Eurocopa que será realizada em junho deste ano. Essa lesão no tornozelo o acompanha desde a partida contra o Paris Saint-Germain pela Champions League da temporada passada. No meio dessas divergências de opiniões, Eden Hazard viajou para Londres para buscar uma segunda opinião médica sobre a sua situação.
CARREIRA EM RISCO
O ex-chefe do departamento médico do Atlético de Madrid, José Gonzalez Pérez, alertou que nesta situação, uma terceira cirurgia no tornozelo de Hazard pode, talvez, gerar a possibilidade dele não conseguir voltar a jogar futebol novamente, tendo que encerrar a carreira precocemente. “Após uma recuperação, é necessário que sejam realizados pelo menos 10 treinos com a equipe antes de colocá-lo para jogar uma partida oficial. Pois o mais provável é que, sem preparo, essas lesões voltem a acontecer”, completou o médico.
Na última sexta-feira, o técnico Zinedine Zidane informou a decisão do clube de não operar Eden Hazard e destacou a ideia de um plano de recuperação diferente dos anteriores. Buscando assim um modo de que o jogador esteja bem e preparado para disputar o restante da temporada com o restante da equipe. O Real Madrid neste momento segue na disputa de La Liga com Atlético de Madrid e Barcelona, além ainda de, após eliminar a Atalanta, seguir na Liga dos Campeões onde enfrentará o Liverpool na primeira semana de abril.