Na última quinta-feira (18), a Autoridade Sanitária de Milão (ATS), decidiu pelo adiamento do jogo entre Inter de Milão e Sassuolo, marcado previamente para o sábado, 20 de março, no Estádio Giuseppe Meazza. O motivo foi um surto de Covid-19 na equipe nerazzurri, responsável por contaminar ao menos quatro jogadores na última semana: D’Ambrosio, Handanovic, de Vrij e Vecino.
A Inter terá de paralisar todas as suas atividades por quatro dias. Os atletas do time também foram impedidos de viajar para os compromissos de suas seleções, no fim do mês de março. A líder da Serie A, portanto, só retorna aos gramados no dia 3 de abril, diante do Bologna, pela 29ª rodada do campeonato.
O jogo entre a equipe de Milão e o Sassuolo não é o primeiro a sofrer o impacto da Covid-19 na atual temporada do futebol italiano. Trata-se da 5º partida a ser adiada nesta Serie A por conta do vírus. Com mais de 160 casos da doença, somente entre atletas, desde o início da pandemia, o país luta para conseguir concluir seu campeonato nacional em meio a uma terceira onda de contágio iminente em algumas nações da Europa.
🚨 COMUNICADO@Stefandevrij e @vecino testaram positivo para Covid-19 e já estão em quarentena em suas casas.
O ATS de Milão decidiu adiar o jogo #InterSassuolo marcado para este sábado. Todas as atividades da equipe estão suspensas por 4 dias.
— Inter (@Inter_br) March 18, 2021
Contaminados
O Torino lidera o ranking entre clubes italiano com casos de Covid-19 no elenco desde março de 2020. Ao todo, 19 jogadores da equipe de Turim já se contaminaram. Não à toa, três dos cinco jogos adiados na atual temporada envolviam ou envolvem o Toro. Os duelos diante do Genoa, pela 3ª rodada, e contra o Sassuolo, pela 24ª, já aconteceram.
Neste último, inclusive, disputado na última quarta-feira (17), o Torino conquistou uma virada heroica por 3 a 2 e deixou a zona de rebaixamento da Serie A. Vale lembrar que o time ainda tem um jogo a menos na tabela, contra a Lazio, pela 25ª rodada.
Abaixo do Torino na lista, vem o Genoa e depois a Inter, com 18 e 13 casos de Covid-19 em seus elencos, respectivamente. Na última posição (que neste caso significa algo positivo) está o Bologna. A equipe da Emília-Romanha registrou oficialmente apenas 2 casos entre jogadores do plantel.
Abaixo, a lista com o número de atletas infectados por equipe desde o início da pandemia. O número total é de 163:
- Torino: 19
- Genoa: 18
- Inter: 13
- Roma: 12
- Milan: 10
- Lazio: 10
- Spezia: 10
- Napoli: 8
- Parma: 8
- Sampdoria: 8
- Cagliari: 7
- Juventus: 6
- Fiorentina: 6
- Atalanta: 5
- Benevento: 5
- Sassuolo: 5
- Udinese: 4
- Crotone: 4
- Verona: 3
- Bologna: 2
Jogos Adiados
Além dos três jogos envolvendo o Torino (contra Genoa, Sassuolo e Lazio) e deste duelo entre Inter e Sassuolo, que aconteceria no próximo sábado, a partida entre Juventus e Napoli, de 3 de outubro e referente à 3ª rodada, também foi adiada e ainda não ocorreu.
Este jogo em específico gerou muita polêmica. A princípio, foi creditado o W.O. da equipe de Nápoles por não ter comparecido ao Allianz Stadium, casa da Juve. Dessa forma, o time de Cristiano Ronaldo e companhia ficou com o resultado de 3 a 0 e, consequentemente, os três pontos do confronto. Posteriormente, essa decisão foi revertida no tribunal, e o jogo acabou sendo remarcado.
O duelo acontecerá no dia 7 de abril, uma quarta-feira. Caso não ocorram mais adiamentos até lá, restarão apenas os jogos Lazio x Torino e Inter x Sassuolo pendentes. Vale lembrar que a equipe de Milão não perderá a liderança da tabela por não entrar em campo neste próximo sábado (19). A vantagem dos comandados de Antonio Conte para o rival Milan é de 9 pontos.
Terceira onda
Enquanto isso, a Itália vive um momento delicado no combate a pandemia. No último dia 16, o país registrou 502 mortes, o maior número desde o final de janeiro. Não por acaso, as restrições já haviam sido intesificadas em todo o país no dia anterior (15).
Os dados mais recentes, desta sexta-feira, 19 de março, indicam o surgimento de mais 25.735 casos, além de 386 óbitos nas últimas 24 horas. Tais números elevam os totais de contágios para 3.332.418 e de mortes para 104.241. No entanto, a quantidade de infectados por Covid-19 vem caindo dia a dia, em virtude do fortalecimento das medidas restritivas. Inclusive, na Páscoa, entre os dias 3 e 5 de abril, haverá lockdown mesmo em locais menos afetados pela pandemia.
E os impactos da chamada “terceira onda” de contágio não são exclusividade da Itália. Alemanha e França enfrentam uma realidade semelhante, fruto de um relaxamento anterior no isolamento social, somado ao surgimento de novas variantes do vírus. A Inglaterra já atravessou a terceira onda um pouco mais cedo. De qualquer forma, é importante manter a atenção na curva de evolução da pandemia na Itália.
O futebol, assim como qualquer outra esfera da sociedade, faz parte dessa conta. Esperamos que a temporada do calcio possa ser concluída sem novos adiamentos ou complicações. Isso, claro, desde que não coloque em risco o mais importante neste atual momento: a saúde.
🏟️ | SAN SIRO#InterAtalanta 🔜
Come state vivendo questo prepartita, #InterFans? 💪
⚫️🔵 #FORZAINTER ⚫️🔵 pic.twitter.com/XXOo58ugqH
— Inter (@Inter) March 8, 2021