O Liverpool encontra muitas dificuldades na temporada 2020/21, tanto em relação a qualidade de futebol jogado, quanto com as diversas lesões que jogadores do elenco sofreram. Dessa forma, os reds estão na 6ª posição na Premier League, com 46 pontos, cinco a menos que o Chelsea, primeiro time na zona de classificação da Champions League. Porém, nas últimas partidas, dois jovens zagueiros estão tomando conta do sistema defensivo e trazem esperança ao clube: Nathaniel Phillips e Ozan Kabak.
— Liverpool FC (@LFC) March 13, 2021
Vamos começar falando sobre os problemas do Liverpool na atual temporada. Em primeiro lugar, Jurgen Klopp tem tido dificuldades para escalar sua equipe para as partidas. Os jogadores tem sofrido com muitas lesões, algo que o Manchester City, hoje líder do Campeonato Inglês, passou em 2019/20. Desse modo, o setor defensivo tem sido o mais afetado em razão dos desfalques.
Virgil Van Dijk, considerado um dos melhores zagueiros do mundo, sofreu grave lesão contra o Everton no início da temporada. Além disso, o camaronês Joel Matip e o inglês Joe Gomez também hoje são desfalques. Com a saída do croata Dejan Lovren para o Zenit na janela de verão, os reds tinham apenas um jogador de zaga apto a jogo no elenco: Nathaniel Phillips. Isso fez com que Klopp tivesse que adaptar atletas improvisados no setor. O volante Fabinho muitas vezes atuou como zagueiro e foi elogiado, bem como o capitão Jordan Henderson.
Desfalques na zaga, números ruins
Com tantas ausências e improvisações no sistema defensivo, o Liverpool sofre com números muito inferiores do que na última temporada, na qual se sagrou campeão inglês. A começar pelo número de gols sofridos. Com 29 rodadas na atual edição, os reds sofreram 36 gols, 15 a mais do que no mesmo período no campeonato anterior.
Além disso, com a improvisação de volantes de zagueiros o setor de criação da equipe perdeu força, e como consequência, poder ofensivo. O Liverpool marcou 48 gols em 29 jogos, 18 a menos que na última temporada com o mesmo número de rodadas. Quanto aos problemas no ataque, ainda se soma a má fase de Sadio Mané e Roberto Firmino, e a lesão de Diogo Jota, que já retornou aos gramados.
Entrada de Phillips e Kabak na defesa
Nathaniel Phillips é formado na base da equipe do norte da Inglaterra. Entretanto, entre 2019 e 2020, por falta de espaço no elenco e de oportunidades, foi emprestado ao Stuttgart. Com a saída de Dejan Lovren para o futebol russo, o inglês foi chamado novamente para ser uma opção no banco de reservas. Entretanto, com o número de lesões no setor aumentando, o jogador de 23 anos foi cada vez mais tendo oportunidades. Enfim, na atual temporada, Phillips atuou em 11 partidas, totalizando 914 minutos.
Por outro lado, Kabak chegou na terra da rainha em janeiro de 2021, na janela de inverno. Os reds precisaram investir em zagueiros com a falta de jogadores no setor. Dessa forma, o Liverpool trouxe o jovem promissor de apenas 20 anos, de um desesperado Schalke 04 na Bundesliga, além de Ben Davies, do Preston, time da Championship. O turco atuou em sete partidas, sendo cinco na Premier League e duas na Champions League.
Evolução do setor do Liverpool com a dupla
O Liverpool como dito, sofreu muito com as ausências no setor ofensivo e por isso, utilizou muitas duplas de zagueiros na temporada, totalizando 18 parcerias no total. Entretanto, uma dessas tentativas vem se mostrando certo nos últimos jogos. Phillips e Kabak iniciaram juntos em três partidas em 2020/21. Em todas elas, os reds não sofreram gols. Somente a dupla Fabinho e Matip passou mais jogos ser ser vazada, com quatro partidas.
Além disso, os comandados de Klopp se saíram vencedores nas três oportunidades. Enfim, os duelos foram as vitórias contra Sheffield United e Wolverhampton na Premier League, e o triunfo sobre o Leipzig, pelo jogo de volta das oitavas de final da Champions League.
Além disso, os jogadores não só ajudaram o clube a vencer novamente, mas também foram destaques individuais nessas partidas. Phillips foi eleito pela torcida o melhor jogador na partida contra o Leipzig pela Champions League, que terminou com vitória por 2 a 0. Na ocasião, o inglês terminou o duelo com cinco desarmes, três duelos vencidos pelo chão, dois vencidos pelo alto e um drible sofrido.
Boss ❤️ pic.twitter.com/hXxKpiCC9X
— Liverpool FC (@LFC) March 10, 2021
Na partida contra os Wolves, foi a vez de Kabak ser escolhido pelos fãs do Liverpool como o melhor em campo. Em um jogo difícil e apertado, com poucas chances de gol, Diogo Jota anotou o tento que deu a vitória para o time vermelho por 0 a 1. Entretanto, a atuação do turco no setor defensivo ajudou para que a equipe não só vencesse, como também tivesse um clean sheet. O jovem de 20 anos teve ao todo três inteceptações, dois desarmes, três duelos vencidos pelo chão e quatro vencidos pelo alto.
𝐁𝐈𝐆 performance! 💪 @ozankabak4 is your #WOLLIV Man of the Match 🏆 pic.twitter.com/jUscklqhIz
— Liverpool FC (@LFC) March 15, 2021
Próximo desafio do Liverpool
Com o Liverpool fora da F.A Cup, e com duas semanas de data FIFA, a equipe comandada por Jurgen Klopp só volta a campo no dia 4 de abril, quando enfrenta o Arsenal fora de casa. Se não houver lesões, Phillips e Kabak devem retornar a zaga como titulares, como o próprio técnico alemão admitiu em entrevista, que iria dar sequência aos jovens.
Porém, será um grande desafio para a dupla contra os gunners, visto que o ataque da equipe londrina tem crescido de produção, com Lacazette e a chegada de Odegaard.