Florença é a cidade berço do Renascimento italiano. De lá saíram grandes contribuições para a arte, para a ciência, para a arquitetura. Todas as contribuições da cidade para o mundo contemporâneo podem ser vistas em sua icônica arquitetura que preserva até hoje a história de um dos mais belos movimentos artísticos da história.
👀 @federicochiesa (tre assist e quattro gol) ha preso parte a sette reti nelle ultime sette partite con la Juve 👀https://t.co/9Zc33XwU8V pic.twitter.com/O6uQ5VpnFx
— JuventusFC (@juventusfc) March 15, 2021
Entretanto, Florença também é especialista em uma outra arte que desperta a paixão de milhares ao redor do mundo: o futebol. Graças ao clube de futebol da cidade, a Fiorentina, lá foi a casa de diversos craques como Batistuta, Baggio, Luca Toni e Edmundo.
Nos últimos anos diversas revelações do calcio passaram pela Viola como é o caso do nosso personagem de hoje: Federico Chiesa. Em sua primeira temporada pela Juventus, o jovem jogador italiano de 23 anos vem sendo um dos poucos destaques da equipe de Andrea Pirlo e fazendo uma parceria de dar arrepios aos adversários ao lado de Cristiano Ronaldo.
Emprestado pelos violetas ao clube de Turim até junho de 2022, Chiesa tem o valor de seu passe estimado pelo transfermarket em 48 milhões de euros e para contar com o jogador por duas temporadas, a Juve desembolsou 10 milhões de euros pelo seu empréstimo e terá a obrigação de compra-lo caso ele alcance metas estipuladas em contrato.
Um artista em uma orquestra desafinada
Destaque nas duas partidas contra o Porto nas quais fez 3 dos 4 gols da Juventus no confronto, Federico Chiesa já vinha chamando atenção bem antes disso com as suas boas participações nos jogos e pela química com Cristiano Ronaldo. Apesar de fazer parte de um time que oscila bastante ao longo da temporada, o italiano de Gênova vem conseguindo alcançar o papel de protagonista do time de Andrea Pirlo.
Federico já anotou 7 gols e deu 8 assistências em seus 24 jogos pelo Campeonato Italiano e na Liga dos Campeões da Europa, competição da qual a Juve já foi eliminada, participou de 4 gols e deu 1 assistência. Ao longo da temporada, foram 36 jogos disputados e 2413 minutos em campo pela Velha Senhora.
Uma das novas joias italianas
Expectativas também cercam Chiesa na seleção italiana. Não por ser filho de Enrico Chiesa, jogador que fez história no Parma e na Fiorentina, mas por fazer parte de uma nova geração de jogadores que se tornou a grande esperança da Azurra para voltar a ser vencedora no futebol após amargas eliminações em Copas do Mundo. Na seleção italiana principal, Fed estreou em 2018 e tem 1 gol em 21 jogos.
No clube onde foi formado, Chiesa já é tratado como traidor por ter rumado para o maior rival da Viola, porém só é odiado assim quem um dia já foi amado. Em Florença, o jovem disputou 153 jogos, marcou 34 gols e deu 25 assistências em 4 temporadas pelo time principal da Fiorentina.