A defesa do Bologna, que vem sendo extremamente contestada ao longo da atual temporada, ganhou uma sobrevida com a chegada do zagueiro Adama Soumaoro. Desde que o francês assumiu a titularidade, o rossoblù levou somente nove gols em oito partidas e ele recebeu o papel de xerife da equipe comandada por Sinisa Mihajlovic.
Soumaoro foi anunciado pelo Bologna no início de janeiro e chegou ao clube emiliano por empréstimo até o final da atual temporada. Antes de assinar contrato com o rossoblù, o defensor era o capitão e principal líder do Lille, mas deixou a antiga equipe por conta de algumas divergências com a diretoria e o técnico Christophe Galtier, de acordo com informações da mídia local.
Antes de Soumaoro, o Bologna chegou a levar ao menos um gol por mais de 40 partidas consecutivas pelo Campeonato Italiano. Após barrar essa sequência negativa na vitória por 1 a 0 diante do Crotone, os problemas defensivos não pararam por aí, já que o rossoblù tomou 19 tentos em 10 duelos, com destaque para as goleadas sofridas contra Roma (5 x 1) e Internazionale (3 x 1).
No entanto, desde que Soumaoro assumiu o papel de xerife, o Bologna levou somente nove gols em oito jogos, números bem inferiores e que deixam os torcedores do time um pouco mais confiantes na defesa. O goleiro Lukasz Skorupski também retomou a boa fase e o lateral Mitchell Dijks vem sofrendo bem menos com lesões.
O defensor Takehiro Tomiyasu também foi beneficiado pela boa fase de Soumaoro. O japonês disputou diversas partidas centralizado na defesa, mas com a consistência do francês ao lado do brasileiro Danilo, o asiático retornou para a lateral-direita, que é sua posição favorita.
O francês, de 28 anos de idade, foi titular pela primeira vez na derrota por 2 a 1 diante do Milan. Com paciência e boas apresentações, Soumaoro ganhou a confiança de Mihajlovic e não demorou em virar peça fundamental no setor defensivo bolonhês. O ex-Genoa se caracteriza pelo seu bom posicionamento, jogo aéreo e porte físico.
Uma das melhores exibições de Soumaoro foi na vitória por 2 a 0 em cima da Lazio. O francês foi providencial para frear o forte ataque do clube da capital, que é liderado pelo artilheiro Ciro Immobile. O zagueiro foi até nomeado o melhor jogador do Bologna do mês de fevereiro.
Janela de transferências
Mesmo com a defesa em apuros, o Bologna vendeu repentinamente o zagueiro Mattia Bani ao Genoa e emprestou o argentino Nehuén Paz, o holandês Stefano Denswil e o italiano Arturo Calabresi para Kayserispor, Club Brugge e Cagliari, respectivamente. Na tentativa de recuperar as peças perdidas, os emilianos trouxeram os promissores Aaron Hickey e Valentin Antov, bem como Soumaoro.
A imprensa local especula que o Bologna já está trabalhando para exercer a compra de Soumaoro junto ao Lille, mas não deverá ser tão fácil. Além do valor de aproximadamente três milhões de euros (cerca de R$ 20,1 milhões), os emilianos deverão enfrentar outros concorrentes que já estão de olho no futebol do francês.
🔥 Warm-up underway 🔥
🇸🇪 #Svanberg
🇳🇱 #Dijks
🇫🇷 #Soumaoro
🇩🇰 #SkovOlsen#BolognaSampdoria #WeAreOne pic.twitter.com/FivLlKCee0— Bologna FC 1909 (@BolognaFC1909en) March 14, 2021