Contexto: A fase de Candreva na Sampdoria

Antonio Candreva é um atleta de 34 anos muito conhecido na Itália, atualmente atua pela Sampdoria. O italiano saiu da Internazionale na última temporada, depois de 3 temporadas servindo a equipe de Milão. No esquema de Antonio Conte foi utilizado de ala direito, função que hoje é ocupada por Hamiki. Saiu extremamente criticado pelo seu desempenho, mas na Sampdoria é um dos melhores, se não o melhor, da equipe na temporada. Por quê? Contexto.

Contexto, substantivo masculino significa: Relação de dependência entre as situações que estão ligadas a um fato ou circunstância; O que está ao redor de algo ou de alguém; ambiente: contexto religioso, social, político. No futebol o contexto também existe, por vezes até mais importante do que a própria técnica ou tática.

Candreva não é um atleta com muita capacidade técnica. Ele precisa de muitas tentativas e erros para conseguir render, uma margem que não havia na Inter. Acima de tudo, precisa de confiança. Durante o seu período no time de Milão, ouviu muitas críticas, teve muitos erros ofensivos e defensivos que custaram vitórias para a Internazionale, logo ficou cada vez mais inseguro.

As ambições da Inter se tornaram muito grandes para Candreva. Hakimi chegou e potencializou a função deixada pelo italiano. Muitos acreditaram que era o fim de Candreva. Porém para a surpresa de muitos ele vem jogando bem e sendo decisivo na Sampdoria.

Chegou a um clube que lutou contra o rebaixamento na última temporada, em uma posição carente e com um técnico que usa as suas qualidades no seu Modelo de Jogo. Se na Inter ele era exigido a acertar 2 cruzamentos em 4 tentativas, já na Sampdoria ele pode tentar 8 ou 9 vezes. Possui uma margem de erro maior.

Joga como ponta na segunda linha de marcação, então há exigências defensivas menores do que como ala no esquema do Conte. Com assistências e gols importantes conquistou certo carinho da torcida. Recuperou a confiança e hoje é o jogador com mais assistências da equipe e o 3° com mais gols na Série A. Contra o Bologna foi o melhor da equipe no jogo.

Para o contexto da Inter Candreva não era o jogador ideal, mas na Sampdoria ele se torna muito importante. Ou seja, pressão é menor, a sequência de jogos é menor, os objetivos são menos ousados e há uma margem de erros grande. Além disso há também a sua personalidade: Mesmo errando tenta novamente e se entrega no campo. Isso agrada muito a torcida.

Há jogadores que precisam de contextos específicos, outros conseguem render em vários. Mas Candreva não merecia toda a perseguição que sofreu e por vezes as críticas eram injustas por causa dos acontecimentos passados. Ele é merecedor das boas atuações na Sampdoria e pelo reconhecimento que vem ganhando. Desejo toda a sorte do mundo para ele e que continue a sua ótima temporada.