Ronaldo, o artilheiro, deveria ser expulso?

Depois da decepção na Champions League, Cristiano Ronaldo voltou a ser decisivo na Serie A com três gols contra Cagliari. A Juventus, depois da eliminação com o Porto, segue se focando no campeonato para se classificar à próxima UCL e, por que não, tentar recuperar a vantagem que a líder Inter tem. Os nerazzurri ganharam sofrendo do Torino com um gol de Lautaro Martinez nos minutos finais da partida.

O atacante argentino até aqui está tendo uma desempenho incrível na liga italiana, já tendo marcado 14 gols e tendo feito 8 assistências e sendo a melhor campanha dele com a camisa da Inter. Com 33 gols junto a Lukaku está formando a segunda melhor dupla dos melhores 5 campeonatos europeus, somente Lewandowski e Thomas Müller superaram eles, marcando em total 42 gols.

RONALDO DEVERIA SER EXPULSO?

O belga está brigando com Cristiano Ronaldo na artilharia da Serie A, mas o craque português com o último hat-trick conseguiu ampliar a 23 gols. Porém ele deveria ser expulso na partida contra o Cagliari por ter chegado no rosto de Cragno com o pé. O sangue saído pela boca do goleiro não pode deixar dúvidas que foi um lance para expulsão. Talvez o árbitro viu que Ronaldo queria apenas dar um toque na bola e não lesionar o a adversário e por isso amarelou. O atacante juventino, quando viu o número 28 rossoblù se aproximando, quis retirar a perna. Mesmo assim, foi um erro não mostrar o cartão vermelho.

Continuando a jogar conseguiu superar Pelé na artilharia perpétua do futebol e garantiu um hat-trick em apenas 32 minutos. Somente em setembro de 2015, na epoca do Real Madrid, tinha cumprido isso contra Espanyol em 20 minutos. E ainda ele marcou uma vez de cabeça, uma vez de pé esquerdo e uma vez de pé direito. O último a conseguir a fazer isso foi David Trezeguet, em 2007 contra Livorno. CR7 está sempre em busca de novos recordes, mesmo com 36 anos.

QUEM VAI GANHAR A ARTILHARIA?

O futebol italiano sempre teve a fama de futebol defensivo, mas nesses anos vimos como muitas vezes os artilheiros chegaram a cerca 30 gols na temporada. Desde 2016 dois artilheiros, Higuain e Immobile, marcaram 36 vezes numa temporada só, enquanto os outros artilheros desses anos marcaram 29 vezes. Apenas Quagliarella em 2019 foi exceção com 22 bolas na rede. Como já sabemos, Ronaldo chegou a 23 gols, Lukaku a 19 e Lautaro no quarto lugar, junto a Ibrahimovic e Immobile, a 14 gols. Então quem vai ganhar a artilharia?

Faltam ainda 11 rodadas e, com as médias que Ronaldo e Lukaku vêm tendo, é possível que os dois possam alcançar os 30 gols ou chegar perto. Big Rom jogou 26 jogos, tendo uma média de 0.73 gols por jogo, enquanto CR7 se destacou, jogando 23 jogos e tendo uma média de um gol cada 84 minutos. O atacante da Inter porém deu 7 assistências, contra as duas do bianconero.

QUEM É MAIS DECISIVO?

Afinal os gols servem para ganhar os jogos, senão seriam inúteis. Quem é mais decisivo em questão de pontos ganhos? Diante do Cagliari Cristiano deu aula e deu também a vitória à equipe sozinho. Em toda a competição conseguiu dar aos companheiros 24 pontos de 55 totais (43%), com gols que abrem o placar ou que dão os três pontos à Juventus. Já abriu o placar 7 vezes (uma vez com assistência) atingindo 5 vitórias e 2 empates. Revertendo o placar em três jogos, atingiu um empate contra Roma e duas vitórias.

Lukaku e Lautaro, além de ser decisivos em questão de pontos, marcaram o 50% dos gols da Inter em geral. A equipe milanesa marcou 65 gols, melhor ataque da Serie A, dos quais 33 foram dessa dupla. Sem eles, apenas Alexis Sánchez cumpriu bem o papel deles, com resultados bons. Graças a eles o time treinado por Antonio Conte conseguiu se manter no topo, se tornando o time favorito para conquistar o scudetto.