Como toda temporada nas grandes ligas, sempre existem jogos que mexem com o torcedor. Seja pela rivalidade ou pela disputa no campeonato. Hoje, não seria diferente. Em campo, dois times com objetivos e expectativas diferentes. Faltando 12 rodadas para o final da Serie A, o Milan recebe o Napoli em busca de manter vivo o sonho do título. Afinal, são apenas seis pontos de diferença para a líder Inter. Já o Napoli, quer o quarto lugar, garantindo classificação para a próxima Liga dos Campeões. O que anima os visitantes para a partida é a diferença de cinco pontos para a Atalanta e com dois jogos a menos, dependo apenas de si para chegar ao objetivo.
A arbitragem da partida será comandada pelo jovem Fabrizio Pasqua, de 38 anos. Nesta temporada, apitou 11 jogos da Serie A, sendo dois do Napoli e um do Milan. Foram 38 cartões amarelos e dois vermelhos, média de 3 cartões por jogo. Um fato curioso dos cartões vermelhos é de que um foi aplicado pelo VAR e o outro por reclamação excessiva após o final do jogo. Ou seja, uma ótima escolha para o jogo. É um juíz que deixa o jogo correr, deixando a partida mais dinâmica para dois times rápidos e ofensivos.
Nos últimos 40 jogos entre as equipes, foram 12 vitórias para cada lado e 16 empates, mostrando o grande equilíbrio que há no confronto.
O Milan terminou o primeiro tempo com vitória em 56% de suas partidas na Serie A, enquanto o Napoli em 41%. Outro fator interessante para a partida é o duelo de artilheiros de ambas as equipes. Os Rossoneri não terão seu artilheiro Zlatan Ibrahimovic, com 14 gols, na partida. Enquanto os Azurri contam com Lorenzo Insigne, que tem 13 gols na competição. Rafael Leão deve ser o substituto no duelo. Além dos dois, quem se destaca são os garçons das equipes. O duelo que promete é entre Hakan Calhanoglu, com 8 e Mertens, com 6. Porém, o belga deve ser opção para a partida já que Victor Osimhen deve ser o titular.
Gattuso tem muitas dúvidas no time titular. Lozano, que voltou de lesão não viajou a Milão, assim como Manolas e Maksimović. Koulibaly é dúvida mas deve formar a dupla de zaga com Rrahmani, que vem se destacando e ganhando a posição de titular.
É um duelo sem favoritos, tanto que ambas as partidas da temporada passada terminaram empatadas. O último duelo deu Rossoneri por 3 a 1 que buscam vencer o rival duas vezes seguidas pela primeira vez desde 2011.
Os comandados de Pioli devem sentir um pouco a partida devido a desgastante viagem para a Inglaterra quando empataram com o Manchester United, pela Liga Europa e sem Ibra, podem dar espaços para os rápidos jogadores Napolitanos que tiveram uma semana inteira livre, para se organizarem melhor para o duelo e para Osimhen pegar mais ritmo de jogo para ser o principal nome do ataque ao lado do capitão Insigne. É uma verdadeira decisão para ambos os times. Em caso de derrota ou empate, o Milan praticamente deixa o Scudetto nas mãos da Inter de Milão que vem de cinco vitórias seguidas sendo uma delas justamente contra os Rossoneri. Enquanto para os Partenopeo é ver a Liga dos Campeões cada dia mais longe, quase que pela televisão deixando a quarta vaga em aberto para Atalanta ou Roma.
🔙 A blast from the past 🆚 #Milan
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/u3X3GLdCWv
— Official SSC Napoli (@sscnapoli) March 12, 2021