Na partida entre Lazio e Crotone, Simeon Tochukwu Nwankwo fez 2 gols e se tornou o nigeriano com mais gols na Série A em uma única temporada. No total são 12 gols em 27 jogos, uma média de 0.4 gols p/j.
Não é de hoje que Simy, como é conhecido, se destaca no Crotone. Na temporada passada, ainda na Série B, o atleta foi artilheiro da competição com 20 gols e crucial para a promoção do clube. Nessa temporada já marcou mais gols na Série A do que nomes como Belotti, Caputo, Dzeko, Morata e etc.
Decidi então ver todos os 12 gols dele até aqui e fazer uma análise de como ele marcou esses gols, movimentações, finalizações e a parte do corpo utilizada.
📸 La vigilia di #TorinoCrotone#WeAreSharks
💪🔴🔵 pic.twitter.com/6oPcSSyYzl— FC Crotone (@FcCrotoneOff) November 7, 2020
Dos 12 gols de Simy, 5 deles são de pênaltis, equivalente a 41,67% dos gols. São 3 gols marcados no canto inferior esquerdo e 2 no lado direito, sendo um deles em meia-altura. Existe uma razão para esse dado equilibrado. Simy é um atleta que chamamos de “Goleiro-dependente”. Ele aguarda até o último momento da cobrança esperando o goleiro decidir o seu canto e então finaliza buscando o lado oposto de onde ele pula. E o Simy é muito bom nisso, tendo aproveitamento de 100% até aqui, cobrou 5, marcou 5.
Das movimentações dos gols em bola rolando, 4 deles foram atacando a profundidade, 1 desmarque, 1 aproveitando o rebote e 1 vencendo 1×1. Ou seja, 33,33% dos gols, marcados atacando a profundidade. Nas finalizações foram 4 de primeira, 1 finalização de fora, 1 dominando e finalizando e 1 de cabeça. 33,33% dos gols marcados de primeira, o que é considerado normal para um n°9 como o Simy.
Simy ainda não marcou nenhum gol com a perna esquerda, e apenas 1 de cabeça, então 11 gols (91,67%) foram marcados com o pé direito, e também é o número de gols dentro da área do adversário, sendo o primeiro gol contra a Lazio o único finalizando de fora.
Nos últimos 3 jogos do nigeriano (Atalanta, Torino e Lazio) foram 5 gols marcados, média de 1,67 p/j. Se manter essa regularidade pode, quem sabe, incomodar os artilheiros da Série A. Porém o seu contexto coletivo não é bom como dos rivais que estão no topo da artilharia.
Simy não é considerado um atleta “velho” tem 28 anos, o Crotone é o lanterna na Série A e provavelmente será rebaixado, mas ele pode continuar na elite do futebol italiano, como atletas rebaixados na última temporada, mas que foram para outros clubes pelo seu destaque mesmo em equipes mais “fracas”. Andrea Petagna, que jogava no SPAL e hoje está no Napoli, e Sandro Tonali rebaixado com o Brescia e hoje no Milan, são exemplos.
E o Simy já tem o mesmo número de gols marcados que Andrea Petagna no último campeonato. Então ao fim da Série A será normal alguns contatos de outros clubes interessados no seu passe. Porém ele é atleta do Crotone, vem marcando gols importantes, salvar o clube seria um feito histórico.
Não pense que não há risco quando o seu time jogar contra o lanterna, há um atleta que pode marcar um gol no seu time em qualquer vacilo do zagueiro!