Quando Roberto Baggio brilhou no Bologna

O ex-craque Roberto Baggio jogou em sete clubes ao longo da sua carreira e uma das equipes que defendeu foi o Bologna. Apesar de ter atuado no clube emiliano apenas na temporada 1997/98, o ex-jogador foi importante na ótima campanha do rossoblù e conseguiu ser convocado para a Copa do Mundo de 1998, na França.

Antes de desembarcar na capital da região da Emilia-Romagna, Baggio viveu um período conturbado no Milan em 1997. Além dos desentendimentos com Arrigo Sacchi, ele não estava nos planos do técnico Fabio Capello e o próprio clube rossonero pediu para que o atleta procurasse outro lugar para atuar.

Em julho do mesmo ano, o Parma acertou com o Milan a compra de Baggio, mas Carlo Ancelotti vetou a transferência por “questões táticas”. Poucos dias depois, o então presidente do Bologna, Giuseppe Gazzoni Frascara, entrou em contato com o atleta e concluiu a negociação.

Em um sinal de transformação, Baggio cortou o cabelo e tirou o seu tradicional rabo de cavalo. Além disso, as boas atuações do jogador fizeram com que rapidamente entrasse nas graças da torcida bolonhesa, apesar dos desentendimentos com o treinador Renzo Ulivieri.

O ex-comandante rossoblù, que atualmente é presidente da Associação Italiana dos Treinadores de Futebol (Aiac), muitas vezes deixou Baggio no banco de reservas. Em um dos episódios mais marcantes, o jogador foi embora da concentração do Bologna ao saber que não seria titular em uma partida contra a Juventus.

Deixando um pouco de lado a “guerra” entre técnico e jogador, Baggio estreou pelo Bologna em 31 de agosto de 1997 na derrota fora de casa para a Atalanta por 4 a 2. O camisa número 10 ainda anotou de pênalti o segundo gol da sua equipe. No duelo seguinte, o seu primeiro no estádio Renato Dall’Ara, o atleta balançou as redes outras duas vezes na derrota por 4 a 2 contra a Inter de Milão.

Ao longo da temporada, Baggio foi peça fundamental nas vitórias diante do Napoli (5 x 1), Brescia (2 x 1), Milan (3 x 0) e Lazio (2 x 1). O craque ainda dividiu o protagonismo com o sueco Kennet Andersson e o russo Igor Kolyvanov.

Um dos gols mais bonitos marcados por Baggio em sua passagem pelo Bologna foi um contra o Vicenza pela oitava rodada da Série A. O camisa 10 recebeu a bola na ponta esquerda da grande área, deixou o meio-campista Domenico Di Carlo no chão e deu um toquinho de cobertura para vencer o goleiro Pierluigi Brivio.

No final da temporada, o Bologna terminou a liga na oitava colocação e conseguiu se classificar para a Copa da Uefa. Já Baggio encerrou sua trajetória no clube rossoblù com 23 gols em 33 partidas. Além disso, ele concretizou sua principal meta, que era ser convocado para o Mundial de 1998.

Depois da competição, Baggio foi contratado pela Internazionale, que teve uma temporada marcada pela lesão de Ronaldo e a passagem de quatro treinadores diferentes. Ele ainda defendeu o Brescia, clube onde encerrou a carreira em 2004.