O futebol vive de constante evolução. Em busca de identificar quem serão os protagonistas do mundo da bola em um futuro recente, o Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), um órgão independente de pesquisa no esporte, divulgou diversas listas com os jogadores mais promissores da atualidade.
Os critérios para determinar a ordem giram em torno da experiência dos jovens no atual estágio de suas carreiras, somadas, claro, aos feitos em campo. Foram divididas quatro categorias de acordo com o ano de nascimento. A seguir, estão os 10 mais promissores, segundo o CIES, e que nasceram entre janeiro e dezembro de 2000.
Trata-se, portanto, de jogadores entre 20 e 21 anos. Apesar da pouca idade, muitos já colecionam recordes dignos de jogadores veteranos no cenário do futebol. Dê uma olhada abaixo e veja se concorda com o ranking proposto!
10º – Jonathan David – Losc Lille
Nascido nos Estados Unidos, com pais haitianos e naturalizado canadense, Jonathan David se tornou o jogador mais valioso da história do país ao ser vendido para o Lille, da França, por 30 milhões de euros no início da última temporada. Antes, se destacou no Gent, da Bélgica, atuando por mais vezes como um meia ofensivo.
Na França, David veste a camisa 9 e se converteu em um legítimo centroavante. O jogador canadense do ano de 2019 demorou 11 jogos para marcar pela nova equipe. A partir daí, desencantou. Já balançou as redes sete vezes nos últimos dez jogos, tornando-se uma das esperanças de gols do atual líder da Ligue 1.
9º – Dejan Kulusevski – Juventus
Canhoto e com uma boa estatura (1,86 m), o sueco de origem macedônica foi comprado pela Juventus em janeiro de 2020, mas se juntou ao elenco da equipe somente no início da última temporada. Antes, um ano de destaque no Parma, emprestado pela Atalanta, seu primeiro time no calcio. Na Dea, ele pouco atuou no time profissional.
Apesar de ser um meia de origem, Dejan Kulusevski é bastante versátil, podendo atuar em diversas posições. Na Vecchia Signora vem sendo aproveitado na maior parte das vezes como ponta-direita. Apesar da pouca idade, já é peça importante no esquema de Andrea Pirlo, participando de 34 dos 38 jogos do time até aqui nesta temporada.
8ª – Ferran Torres – Manchester City
Atacante, espanhol, com o sobrenome Torres e atualmente em um time forte da Inglaterra… Não, esse não é Fernando Torres e, sim, FERRAN Torres. Revelado no Valencia, o jovem se juntou aos azuis de Manchester no início da atual temporada por pouco mais de 20 milhões de euros. Pela seleção, foram sete convocações ao longo de 2020.
Destro, com 1,84, o espanhol se notabilizou atuando pela ponta-direita. No entanto, no City de Guardiola, ele não terá o privilégio de escolher onde quer jogar. Alinhado também pela esquerda do ataque e até como centroavante, mostrou boa adaptação no clube inglês e já marcou oito gols em 26 jogos na atual temporada (quatro deles na Champions League).
7º – Phil Foden – Manchester City
O companheiro de Ferran Torres no Manchester City é o sétimo da lista. Prata da casa, Phil Foden já coleciona OITO títulos pela equipe profissional dos Citizens, além de mais de 100 jogos no currículo. Ano após ano, o jovem meia vem ganhando cada vez mais minutos com o treinador espanhol Pep Guardiola.
Essa, de longe, já é sua melhor temporada, mesmo ainda antes do fim. Posicionado geralmente como um meio campista central, Foden vem se destacando no último ano tanto pelos gols (11), quanto pelas assistências (6). Tem um ótimo passe, seja na construção das jogadas, seja para colocar os companheiros na cara do gol.
6º – Pedro Neto – Wolverhampton Wanderers
Que o Wolves tem uma boa relação com jogadores portugueses, a gente já sabe. E um dos responsáveis por proporcionar a renovação na equipe inglesa é Pedro Neto, um talentoso e rápido atacante lusitano. Revelado pelo Braga, foi comprado pela Lazio, mas não teve muitas chances na equipe azul de Roma.
Há duas temporadas atua pelo Lobos, onde já tem 76 jogos no currículo e dez gols. Canhoto, Neto gosta de jogar pela ponta-esquerda, mas pode desempenhar a função pelo outro lado também. Rodeado de compatriotas e em uma equipe que valoriza o jogo em velocidade, o português tem condições de evoluir ainda mais nos próximos anos.
5º – Vinícius Júnior – Real Madrid
O quinto nome dessa lista, o torcedor brasileiro conhece bem. Parece outro dia quando Vinícius Júnior deixou o Flamengo para assinar com o poderoso Real Madrid, mas fato é que o atacante já passou dos 100 jogos com a camisa dos merengues. Entre altos e baixos, vai se sustentando como uma das principais opções de desafogo do time.
Os gols ainda são escassos. Apenas 12 em 101 partidas. No entanto, Vini tem uma boa contribuição nas assistências (20), além de ser determinante em aspectos do jogo que nem sempre vão para as estatísticas. Um exemplo é que foi a partir de um passe do brasileiro que Freuler, da Atalanta, acabou expulso (de forma questionável), no primeiro duelo das oitavas de final da Champions League.
Aos poucos, Vinícius Júnior vai aprimorando alguns elementos técnicos de seu jogo. Desde que chegou à Espanha, é nítida a evolução tanto na parte tática, quanto na entrega em campo, algo que agrada bastante os torcedores do Real Madrid.
4º – Sven Botman – Losc Lille
Segundo representante do Lille nessa lista, Sven Botman é também o único zagueiro entre os 10 jogadores mais promissores nascidos em 2000. Holandês, foi revelado pelo Ajax, mas nem chegou a jogar pela equipe profissional. Se transferiu para o time francês por cerca de 8 milhões de euros no início da última temporada.
Com 1,95 m, é difícil superá-lo nas bolas aéreas ou no jogo de corpo. Compensa a ligeira falta de mobilidade com um ótimo posicionamento e inteligência acima da média. Não à toa, a promessa do atual líder do campeonato francês já chama a atenção de gigantes clubes do cenário europeu. Diante de seu potencial, não será surpresa vê-lo mudar de casa em breve.
3º – Erling Haaland – Borussia Dortmund
Com a medalha de bronze, a joia norueguesa que gosta de deixar seus golzinhos na Champions League. Para muitos, poderia estampar o topo dessa lista. Fato é que, com apenas 20 anos, já alcançou a marca de 20 gols na principal competição europeia e mais de 100 bolas na rede na carreira (em apenas 146 jogos profissionais!).
Com um senso de posicionamento impecável, boa estatura e uma perna esquerda poderosa, Erling Haaland raramente perdoa quando tem a bola em seu domínio. O norueguês não está em primeiro na lista por conta de sua (ainda) curta experiência no futebol das grandes ligas. No entanto, ao menos baseado no que já vimos até agora, não vai demorar muito para que ele lidere outros rankings de gols, recordes e, quem sabe, títulos…
2º – Alphonso Davies – Bayern de Munique
Para muitos, o melhor lateral esquerdo da atualidade. Nascido em Gana, Davies é naturalizado canadense, o que o coloca como o segundo jogador do país americano a figurar nessa lista. No Bayern desde a temporada 2018-19, ele já deixou o público boquiaberto com sua velocidade e dribles desconcertantes na faixa esquerda do campo.
Alphonso Davies já coleciona NOVE títulos profissionais, apesar da pouca idade. Certamente, não lhe falta experiência nos considerados “jogos grandes”. Fica a curiosidade para saber se ele será capaz de conduzir seu país, o Canadá, a sua segunda Copa do Mundo, em 2022. Seria mais um feito incrível no extenso currículo deste ainda jovem lateral.
1º – Jadon Sancho – Borussia Dortmund
A medalha de ouro para o jogador mais promissor nascido em 2000 fica com Jadon Sancho. E o lugar mais alto no pódio para o atacante inglês se justifica com… números. São marcas assustadoras: 46 gols e 60 assistências em 130 jogos pelo Borussia Dortmund. Mais que uma promessa, Sancho já é, na verdade, realidade dentro do futebol europeu
Em termos de plasticidade, o inglês certamente também figura no topo dessa lista. Muito ágil com a bola no pé, Sancho precisa de pouco espaço para encontrar uma solução, seja em passes ou dribles. Infelizmente, o ponta sofreu uma lesão muscular recentemente e ainda não tem previsão de recuperação. Esperamos que ele possa retornar o mais rápido possível aos gramados.
E aí, gostaram da lista? Quem faltou (ou sobrou) nessa seleção de jogadores nascidos no ano 2000? Deixe seu comentário!