Jorge Sampaoli fracassou no Atlético Mineiro?

Após eliminações traumáticas para o Afogados da Ingazeira na Copa do Brasil e para o Union de Santa Fé na Copa Sul-Americana, o Atlético Mineiro decidiu radicalizar e fazer inúmeras mudanças em sua comissão técnica e no elenco.

Com a demissão de Rafael Dudamel, veio o técnico argentino Jorge Sampaoli, e com ele, veio uma série de exigências que mudaria o patamar do Galo. Uma série de contratações foram bancadas pelos “4R” que administram o conselho do clube: Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador.

Algumas dessas contratações que foram pedidos do técnico, foram logo descartados por Sampaoli, o que gerou inúmeras critícas por parte da torcida e imprensa. Mas era inegável que o Atlético Mineiro estava mais forte e com a idéia de ser a equipe dominante em qualquer confronto, independentemente da equipe que iria enfrentar.

No começo do Campeonato Brasileiro, a equipe desenvolvia um futebol cativante e muito agradável de acompanhar. Era difícil segurar o Galo com seu futebol ofensivo e com diversas variações táticas. O treinador argentino dificilmente repetia uma escalação para surpreender os adversários e no início de seu trabalho, isso tinha um efeito positivo.

No entanto, com o passar das rodadas, a equipe se tornou bastante previsível e perdeu pontos considerados fáceis. Apesar de ser dominante em grande parte dos jogos, o Galo não conseguia transformar sua posse de bola em chances concretas de gols.

Como a equipe jogava com linhas mais avançadas, o risco era grande de o adversário criar uma grande chance nos contra-ataques e acabou que o Atlético perdeu muitos pontos assim durante o campeonato.

No fim, ficou a sensação de que dava para ser campeão. Foram apenas 3 pontos de distância para o Flamengo. A equipe acabou perdendo para 3 dos 4 rebaixados da competição e esses pontos fizeram uma enorme falta.

A sua despedida acabou sendo melancólica. Em confronto contra o Sport Recife na penúltima rodada, o treinador acabou invadindo o campo após a marcação de um penalti para o time pernambucano e foi expulso pelo árbitro da partida.

A continuidade de Sampaoli seria muito interessante, mas o treinador já está na França, onde treinará o Olympique de Marselha. Este é outro questionamento na carreira do treinador, que não costuma ficar muito tempo em seus clubes. Será que no time francês será diferente? O Atlético vai reagir bem a sua saída? Só saberemos se isso acontecerá em breve. Por enquanto, só fica a sensação de que Sampaoli poderia ter produzido mais.