Neste último domingo (07) tivemos as eleições presidenciais do FC Barcelona. Joan Laporta, ex-presidente do clube catalão de 2003-2010, venceu os candidatos, Víctor Font e Toni Freixa. Com 54,28% dos votos a favor, Laporta terá grande missão para levar o Barcelona ao topo da Europa novamente, já que o clube vive um drama fora dos gramados, com problemas financeiros e o recente escândalo do “BarçaGate” que, resultou na prisão temporária do ex-presidente do clube, Josep Maria Bartomeu e outros dirigentes envolvidos, e de imediato, Laporta tem a missão de convencer Lionel Messi a permanecer no clube.
Joan Laporta foi presidente do clube de 2003 até 2010, logo no início do mandato, foi o responsável pela contratação de Ronaldinho Gaúcho, o Barcelona então, voltou a conquistar o campeonato espanhol depois de 5 temporadas, e a sua segunda Liga dos Campeões em 2004/05, após o primeiro título em 1991/92. Em 2008, apostou em Pep Guardiola para comandar a equipe principal, que resultou na era mais vitoriosa do clube, com 14 títulos conquistados em 4 temporadas.
51 mil sócios participaram da votação, parte dos votos, foram enviados por correio, devido à pandemia da Covid-19. Entre os jogadores do clube, foi a primeira vez em que, Lionel Messi participou da votação, acompanhado de seu filho, o craque argentino compareceu ao Camp Nou para depositar seu voto, Jordi Alba, Sergio Busquets, Riqui Puig e Sergi Roberto foram outros jogadores da equipe principal que participaram da votação.
A vitória de Laporta, traz grande esperança para a torcida culé que, nos últimos anos, viu o clube passar por muitos momentos conturbados dentro e fora de campo.
🗳 2021 ELECTION 🗳
Joan Laporta, new president of FC Barcelona pic.twitter.com/W0Klb7d1Je
— FC Barcelona (@FCBarcelona) March 7, 2021
🗳 2021 ELECTIONS
🏟 Camp Nou
The 🐐 has voted pic.twitter.com/iXs6EONRf6— FC Barcelona (@FCBarcelona) March 7, 2021