Bologna, o clube que já venceu 7 Campeonatos Italianos

Apesar de estar há 22 temporadas sem conquistar títulos, o Bologna é uma das equipes mais vitoriosas do calcio. Além de duas Copas da Itália e seis troféus internacionais, o tradicional clube da região da Emilia-Romagna já faturou sete Campeonatos Italianos, mas o último foi na edição de 1963/64.

Fundado em 1909, o Bologna venceu as suas duas primeiras ligas nos anos 1920. Comandado pelo austríaco Hermann Felsner e liderado em campo por Giuseppe Della Valle e Angelo Schiavio, o rossoblù derrotou Alba Roma e Torino nas finais para faturar os títulos das temporadas 1924/25 e 1928/29, respectivamente.

Na década de 1930, o time emiliano viveu um ótimo momento ao conquistar três vezes a principal divisão do futebol italiano, com destaque para o bicampeonato nas edições de 1935/36 e 1936/37. Os dois títulos consecutivos vieram graças aos ótimos trabalhos do técnico húngaro Árpád Weisz e de jogadores como Schiavio, Carlo Reguzzoni e Michele Andreolo. Já na temporada 1938/39, o rossoblù contou com os bons desempenhos do artilheiro Héctor Puricelli e de Raffaele Sansone para levantar o caneco mais uma vez.

Os torcedores do Bologna celebraram outro título do Campeonato Italiano na temporada 1940/41. Os felsinei, que tiveram o retorno de Felsner no comando e contavam com o atacante Amedeo Amadei, venceram a liga pela sexta vez na história.

O sétimo e último Scudetto do Bologna foi conquistado na temporada 1963/64, após o clube ter passado a década de 1950 em branco. Na época, o time era treinado por Fulvio Bernardini  e tinha em seu elenco grandes nomes, como Helmut Haller, Ezio Pascutti, Harald Nielsen e Giacomo Bulgarelli.

Após Internazionale e Bologna terem terminado a liga empatados na liderança, as duas equipes decidiram o título em um jogo único em Roma, que foi vencido por 2 a 0 pelo clube emiliano. A conquista foi uma homenagem ao ex-presidente Renato Dall’Ara, que morreu quatro dias antes do duelo.